A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, outubro 26, 2007

Acidentes : Camionistas em sete anos - Volante mata 110

.
* José Paiva
.
Nos últimos sete anos morreram pelo menos 110 camionistas nas estradas portuguesas e os dois últimos meses foram dos mais fatídicos, revelou ontem, em Vilar Formoso, a Festru – Federação dos Sindicatos de Transportes Rodoviários e Urbanos.
.
Segundo Vítor Pereira, dirigente da Festru, em Setembro e Outubro morreram cinco camionistas nas estradas nacionais e nos últimos dois anos a média é de “uma morte por mês”. Desde 2001 faleceram pelo menos 110 profissionais e mais de 220 ficaram feridos com gravidade.
.
Os dados foram revelados durante uma acção que envolveu 300 pessoas, no parque TIR da fronteira de Vilar Formoso, para homenagear os camionistas falecidos e sensibilizar os restantes para os riscos que enfrentam na sua actividade.Para os responsáveis sindicais, a fadiga provocada pelas “exigentes e desumanas” condições de trabalho, e os “tempos de condução e descanso que não são respeitados, colocando em causa a segurança rodoviária”, estão na origem de grande parte dos acidentes.
.
Vítor Pereira considera que uma das grandes lacunas é a falta de fiscalização no sector de transporte de mercadorias, porque “a Inspecção Geral do Trabalho não tem gente suficiente para cumprir a missão”.
.
O problema é ainda agravado “pela concorrência desleal”, onde a única “preocupação é fazer os preços mais baratos”, nem que para isso os camionistas tenham de trabalhar “16 e 17 horas seguidas”, referiu o dirigente da Festru, durante a acção, que contou com a participação da organização homóloga espanhola.
.
in Correio da Manhã 2007.10.23
.
Foto - José Paiva (A acção juntou 300 pessoas na fronteira de Vilar Formoso)

Sem comentários: