A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 29, 2007

Banca: Problema informático - Apagão no Multibanco (mais um)


* Raquel Oliveira com S.R.S. e Lusa
.
Máquinas multibanco e terminais de pagamento automático nos estabelecimentos comerciais estiveram ontem paralisados durante algumas horas em todo o País. Um problema informático esteve, segundo a gestora da rede, na origem da situação, que afectou milhares de portugueses.
.
O facto foi detectado cerca das 09h00 e só às 13h00 a SIBS deu a rede como funcional a cem por cento. Os terminais de pagamento automático, instalados em estabelecimentos comerciais, foram os primeiros a ser recuperados, seguindo-se as caixas multibanco.

As bombas de gasolina self service ostentavam mesmo cartazes informando os clientes de que o multibanco se encontrava fora de serviço, evitando assim os abastecimentos que seriam pagos com cartão.

Nestes locais, como noutros, também não foi possível fazer os pagamentos com os cartões de crédito, uma vez que os terminais são os mesmos dos cartões multibanco.

Fonte da SIBS explicou que na origem da paralisação esteve uma operação de rotina, que “é realizada semanalmente sem que nunca tenha levantado problemas”.

Para evitar incómodos, a operação é levada a cabo de madrugada, mas desta vez, quando terminou, “verificou-se que aparelhos um pouco por todo o País não tinham ainda recuperado”.

De acordo com a mesma fonte da gestora da rede, “o problema não teve uma base de incidência regional, já que a operação de actualização é feita na rede integral nacional”, não por regiões determinadas. “Isso leva a que, por exemplo, numa mesma rua ou praça possa estar um multibanco a funcionar e ao lado um paralisado”, explicou fonte da SIBS ao nosso jornal.

REDE EXTENSA

A rede de caixas automáticas é composta por cerca de 12 mil equipamentos, sendo que – em 2007 e até ao passado mês de Setembro – 49 por cento das operações realizadas foram levantamentos, 32 por cento consultas e 16 por cento pagamentos de facturas.

A SIBS, com 27 accionistas, detém ainda mais de 160 mil terminais de pagamento automático, que proporcionam mais de 110 milhões de operações por mês.

A rede registou, no passado mês de Agosto, o maior número de sempre de transacções com cartões internacionais na sua rede.

De acordo com os dados então divulgados, foram realizados dois milhões de levantamentos, num montante de 260 milhões de euros. Por outro lado, o número de compras nos estabelecimentos comerciais foi superior a 3,8 milhões, correspondendo-lhe um valor na ordem dos 300 milhões de euros. Lisboa, Loulé e Lagos foram os concelhos que registaram o maior número de utilizações.

MAIS TERMINAIS POR HABITANTE

Portugal é o país da Europa com maior número de caixas automáticas (ATM). No total são 1508 terminais da rede multibanco por cada milhão de habitantes. Além disso, é dos países com maior número de funcionalidades nos ATM, já que na maioria dos países europeus apenas é possível fazer levantamentos, pagamento de contas, transferências e consultas de saldo e movimentos. Em Portugal, para além destas operações, é possível fazer mais de 40 outras, nomeadamente pagamentos de compras à distância, carregamento de diversos serviços financeiros, carregamento de telemóveis, compra de bilhetes de transporte ou para espectáculos, adesão ao sistema de débitos directos, adesão a modalidades de pagamento seguro na internet, entre muitas outras.

TRÊS AVARIAS EM TRÊS MESES

Esta é já a terceira vez em três meses que a rede multibanco regista problemas. No início do mês de Agosto uma falha de comunicações apagou cerca de 600 caixas automáticas nas zonas de Benfica, Amadora, Parque das Nações, Campo Pequeno e Oeiras, deixando milhares de portugueses sem a possibilidade de levantar dinheiro numa altura de início de férias. O apagão durou seis horas – entre as 11h00 e as 17h00 – e, segundo a SIBS, terá afectado apenas 40 por cento dos 1500 terminais instalados naquelas localidades. A falha nas comunicações foi atribuída a uma intervenção da Portugal Telecom com vista ao melhoramento do sistema em 11 mil terminais. Cerca de um mês depois, no início de Setembro, a rede de caixas multibanco voltou a passar por dificuldades, desta vez em todo o País. Os problemas começaram às 03h00 horas e a situação só ficou normalizada às 10h00. A SIBS atribuiu os problemas ao aumento do volume de dados de actualização transmitidos pelo sistema.

SAIBA MAIS

17,6 milhões de cartões multibanco estavam em circulação em Portugal no final de 2006. Um número que aumenta de ano para ano, segundo dados da SIBS.

2,1 milhões de euros foi quanto os portugueses levantaram nas caixas multibanco durante o mês de Agosto, por todo o País. No estrangeiro, os portugueses levantaram quatro milhões de euros por dia.

DEVOLUÇÕES

Sempre que há registo de problemas no sistema que impedem a conclusão de uma transferência ou levantamento o montante em questão é devolvido à conta de origem da operação, de modo a que não existam prejuízos para o utilizador.

BATERIAS

Os terminais multibanco estão equipados com baterias que permitem que a máquina funcione autonomamente e complete as operações em curso mesmo que haja um corte geral de electricidade.
.
in Correio da Manhã 2007.10.28
.
foto pedro catarino - A SIBS, entidade que gere a rede, explicou que o problema surgiu após uma operação de rotina
.
» Comentários no CM on line
Domingo, 28 Outubro
.
- ANONIMO Afinal o que se passa com a SIBS, empresa gestora dos Multibancos??. Será que não serão avarias a mais??. Porque é que estas situações não são investigadas??. Misterio??.

Sem comentários: