A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, outubro 23, 2007

Milhares de manifestantes desfilam em Lisboa


* Manuel de Almeida / Lusa

Milhares de trabalhadores de todo o país manifestaram-se esta quinta-feira, em Lisboa, contra a política económica e social em Portugal e em defesa de uma Europa com direitos sociais e emprego. A CGTP apontou para uma participação de 200 mil pessoas, naquela que foi considerada a maior manifestação dos últimos 20 anos.

"Viemos aqui lutar por uma Europa social", afirmou Carvalho da Silva, dirigente da CGTP. "O Governo vai continuar a dizer que não ouve os protestos dos trabalhadores, mas é uma questão de resistirmos", sublinhou o líder sindical.

No manifesto da intersindical, a CGTP justifica que o protesto é contra a flexibilidade sem segurança, a desprotecção dos trabalhadores, o aumento da precariedade, a facilidade no despedimento, a redução dos salários reais e a limitação da acção dos sindicatos.

Por outro lado, o estrutura sindical defende a promoção da negociação colectiva, o combate ao desemprego, o direito à formação, a igualdade no trabalho, o respeito pelos direitos dos trabalhadores, melhor segurança social, saúde e educação e maior justiça fiscal.

À hora que os trabalhadores portugueses se concentravam, José Sócrates, presidente em exercício da União Europeia (UE), anunciava um acordo entre os representantes das confederações patronais e sindicais da Europa em torno da modernização do mercado de trabalho e dos princípios da “flexigurança”.

Durante o percurso, entre os Olivais e o Parque das Nações, os milhares de manifestantes gritaram palavras de ordem contra a política governamental, nomeadamente “Direitos sindicais sim, repressão não”, “É preciso, é urgente uma política diferente”, ou ainda “Emprego de qualidade, não à precariedade”. A manifestação, convocada pela CGTP, seguiu animada por bombos e cabeçudos.

À frente do protesto, os líderes da CGTP seguravam uma faixa onde se podia ler “Por uma Europa Social” – escrito em português e inglês, para que todos os líderes europeus percebam as reivindicações.

Os trabalhadores portugueses exigem ainda que “qualquer que seja o Tratado, deve ser referendado”.

Apesar do número de participantes avançado pela CGTP, a polícia estimou que estivessem presentes no protesto cerca de 150 mil participantes.
.
in Correio da Manhã 2007.10.18
.
Foto - Manuel de Almeida / Lusa (Carvalho da Silva)
.
» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 19 Outubro
.
- MC Se não nos manifestarmos, e activamente, como ontem, como nos faremos ouvir? Não fui,mas tenho pena, vou na próxima...dois milhões de pobres em Porugal, mais outros tantos a viver de créditos, afundados em créditos, despedimentos constantes, salários que não dão nem para comer nem para pagar os estudos dos filhos,necessidade de trabalhar ao fim de semana para poder pagar as contas...não dá!MC
- FERNANDES VICTOR INFELIZMENTE a UGT está vergonhosamente ao lado do governo social-fascista e contra os trabalhadores e pequenos e médios empresários e a favor do grande monopólio da Europa. FRANÇA
- Ribeiro Gostava que todos os "comentadores" anti-manif, fossem coerentes com aquilo que escrevem. Assim, quando fossem aumentados, pediam aos patrões para que esse dinheiro revertesse a favor das empresas, para que aumentassem os lucros. Além disso, deveriam preencher um impresso a pedir que a seg. Social lhes descontasse mais dinheiro e deviam pagar mais IRS, para ajudar o País a sair da crise.
- Nuno Isto com manifestações ja la nao vai, tem de haver sangue, daqui a pouco estamos todos a trabalhar 16 horas para ganhar 500 euros, 1 semana de ferias paga e bico calado!
- fernanda gaspar A CGTP ainda não viu que estamos sec.XXI? O dirigente então é demais. Depois são tudo func. publicos que já chuparam na teta há muito tempo. E o dirigente trabalha no... Sindicato. Tenham dó e não desprestigiem a Cimeira.Oeiras
- josef Este governo não merece outra coisa! Vamos derrubar estes ditadores. Vamos abrir os olhos antes que eles comam tudo.
.
Quinta-feira, 18 Outubro
.
- Rui Tenho muita pena que tantos IGNORANTES venham aqui criticar a coragem e a solidariedade demonstrada por esta gente que participou na manifestação. O meu pedido de desculpas de não ter participado. Irei na próxima.
- Jorge Loureiro Este primeiro-ministro arrogante e com tiques ditatoriais não liga a estas manifestações. Continuam a verificar-se casos desumanos de pessoas com cancro entre os professores e ele permanece insensível.
- Mário Silva A Vida é uma guerra permanente entre os exploradores e os explorados. Os exploradores argumentam que os sindicatos não servem para nada e "vão trabalhar", o que é natural dada a sua natureza de explorar os outros, escravizando-os. Aos explorados só resta manter o equilibrio, lutando civilizadamente, para q um dia não tenham de lutar violentamente, e aí todos perderão...
- G:R:A:M Pena não ter ido à manifestação por a família estar a trabalhar e a estudar,respectivamente. Mas estou com os manifestantes. Só quem trabalha compreende o sentido destas iniciativas. Quem não se sente... Brevemente muitos mais serão afectados. Trabalhar enquanto pudermos. Apartidária. Amora
- jorge ESTE PAÍS REFLETE 3O ANOS DE GOVERNAÇÃO SEMPRE PELOS MESMOSCOM RESULTADOS DESASTROSOS PARA 5 MILHÕES DE PORTUGUES,PRECISA-SE DE GENTE SÉRIA; MAIS DO MESMO NÃO. TRABALHAR,TRABALHAR E CHEGAR AO FIM DO MÊS E NÃO SOBRAR NADA..
- Paulo Miguel Esta manifestação abalou o aparelho socialista e disse ao PSD que queremos referendo a este Tratado Europeu que nos quer levar para uma Europa de exploração máxima para poucos lucrarem. Se deixarmos esfolarem-nos vivos enquanto os suspeitos do costume engordam a tomar banhos de sol no Caribe.
- Aqui & Agora 200 mil na boca dos comunistas, que sempre primaram pela MENTIRA! No entanto, acho que esta manifestação foi interessante.
- t E segundo as sondagens Socrates voltaria a ter maioria absoluta... será propaganda politica a margem da que há em Cuba - um regime oprimido... uma questão a pensar.
- Demócrito - Leiria Agora se percebe porque este país nunca vai sair da cepa torta, pelos comentários de alguns, que ainda não se livraram da cartilha fascista, e nunca compreenderão o contributo positivo dos sindicatos e destas manifestações.
- Trabalhador Quem exige trabalho aos trabalhadores já lhes está a sugar tudo. Só quem nada faz é que o faz. Amadora
- FAMANÉ Aos srs. que não concordam c/ a manif..Ou têm patrões que lhes dão o que pedem ou então aceitam tudo aquilo (pouco) que lhe dão. Lembrem-se que se não houvesse quem luye pelos direitos eles já não existiriam neste país.
- maria Estamos cansados de manifestações profissionalizadas. Parece o tempo do Salazar que alugava carros e punha-os à disposição do povo para o apoiarem. Quem diria a CGTP a utilizar os mesmos métodos.
- milionário Ricos a trabalhar? Deve ser para rir... Alguns nunca fizeram nada na vida, só gastaram as fortunas que os pais lhe deixaram!
- FO Mais um dia em que cerca de 150000 bloquistas e comunistas tiveram folga. Quando é que veremos os dirigentes destes partidos apelarem a que tem de se trabalhar mais para o pais evoluir. O governo devia aproveitar os dedicados funcionários públicos que viraram costas ao serviço para terem + um dia de descanso, e colocá-los já na mobilidade especial. Funcionários destes não fazem falta no Estado.
.
.
» Comentários
Quinta-feira, 18 Outubro
.
- Fernando Ferreira Faz parte do vocabulário reacionário em todo o mundo! Os que utilizam a expressão "trabalho" para contestar um direito de quem trabalha, normalmente nada fazem e viram ou vêm os seus absurdos privilégios em causa. Coitados nem o deus deles lhe perdoa !!!
- Filipe Vieira Trabalhar é que não. O que interessa é perder tempo nas manifestações e o trabalho assim rende mais um dia. Uns em Espanha a dar no duro, outros por cá, com regalias que cheguem mas ainda assim descontentes. Sempre o mesmo.
- Rico Qual é o problema de ser rico? Querem ser ricos sem trabalhar? O tempo que estão nessas manifestações se forem procurar emprego ou educar-se ganhavam mais. Vão trabalhar!!
- Graça Afonso Só espero que esta manifestação resulte!Pena tenho eu de não ter podido ir!
- ASTERIX Um grande bem haja para todos os que estiveram na manifestação .Isto vai mal ,só não vê quem não quer.
- vitor silva Excelente manif,para os patrões verem quantos trabalhadores teem a mais.Estes não fazem falta.O Pais precisa de quem trabalhe pk está em crise.Estes srs. não devem ter probl de dinheiro,dá pa vir passear a Lisboa e descontarem o dia.Despedidos já.
- Luis Deveria haver muitos mais "profissionais das manifestações" e talvez assim houvesse em Portugal mais igualdade, menos pobres e menos riquíssimos.
- Joaquim Bastos São sempre os mesmos: os profissionais das manifestações.
- Militante do PS Era aí que o Socrates devia encomendar uma sondagem
.
18-10-2007 - 00:00:00
Alta segurança em Lisboa

08-10-2007 - 10:01:00 CGTP critica Estratégia Europeia do Emprego

Sem comentários: