A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, outubro 27, 2007

UE - o Tratado de Lisboa


.
O ex-comissário europeu e conselheiro especial de Sócrates para a presidência portuguesa da UE, António Vitorino, admitiu ontem à Rádio Renascença que o primeiro-ministro poderá optar pelo referendo para a ratificação do Tratado de Lisboa.

in Correio da Manhã 2007.10.24
.

Saber escutar a bem


* Carlos de Abreu Amorim

O novo Tratado de Lisboa, tu-do o indica, não será referendado. PS e o PSD prometeram consultar os portugueses na última campanha eleitoral – agora dizem que essa promessa só servia para a finada ‘constituição europeia’ e não para este Tratado.
.

Mas mais de 90% do conteúdo de ambos os textos é idêntico.

É preciso que se diga que Portugal perde bastante influência com o novo sistema de votação: no método antigo de votos ponderados pesava 3,47%; com o novo Tratado Portugal passa a merecer apenas 2,14%. Mas a Alemanha, que pesava 8,4%, dobra a sua força com uns remoçados 16,75%.

São só números e a Europa é muito mais do que isso, dizem-me. Pode ser que sim. Mas independentemente da ideia de cada um sobre o novo Estado que alguns estão a fazer, a lógica deste tempo obriga a escutar as pessoas. Antes que estas se façam mesmo ouvir. Se calhar, a mal.

in Correio da Manhã 2007.10.24

ver também:
.

,

» Artigos Relacionados

Sem comentários: