A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 26, 2008

O princípio do fim da Guerra do Vietname

Na Periferia do Império


Posted: 25 Apr 2008 01:13 PM CDT



O El Pais foi ao Vietnã e ouviu o tenente-general Nguyen Dinh Uoc, de 81 anos, ex-diretor do Instituto de História Militar do Vietnã, sobre a famosa "Ofensiva do Tet", quando as forças Vietcongs lançaram, na noite do Ano Novo lunar de 1968 (30 de janeiro), uma vasta operação contra os Estados Unidos, que seria decisiva para o desenvolvimento da guerra do Vietnã e levaria à negociação dos acordos de paz.
.
Nguyen Dinh Uoc, que esteve à frente da divisão de tanques durante a batalha de Dien Bien Phu, na qual o grande estrategista general Vo Nguyen Giap derrotou a França em 1954, afirma que o alto comando da resistência deslanchou a ofensiva porque sabia que "para ganhar a guerra do exército mais avançado do mundo precisava confundi-lo e prendê-lo em seu engano".
.
A entrevista original encontra-se no El Pais, mas há uma tradução no Uol Mídia Global (só para assinantes).

.

in na periferia do imperio

.

.

Sem comentários: