A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, abril 03, 2008

Otan: discordâncias marcam início de cúpula em Bucareste



Discordâncias em relação à eventual inclusão de Geórgia e Ucrânia no Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) marcam nesta quarta-feira (2) o início da 20.ª Cúpula do bloco militar, na capital da Romênia, Bucareste.


A pressão americana pela inclusão das duas nações, ex-repúblicas soviéticas, a todo custo, é oposta pela recusa de França e Alemanha, que estão resolutas em bloquear qualquer plano de expansão do bloco militar imperialista.


O tema divide os aliados, ancarapitados em suas respectivas posições, em uma reunião marcada pela presença de um enorme contingente de segurança e a maior participação de países na história em foros do pacto.


Enquanto o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, insiste na expansão da aliança imperialista, para o qual inclusive fez campanha, os governos de Berlim e Paris não abrem mão e se opõem de modo resoluto.


Alemanha e França argumentam que a Geórgia enfrenta atualmente conflitos internos e a Ucrânia, por sua vez, não recebeu o apoio da população para ingressar no pacto.


Fazendo ouvidos moucos, os governos das duas ex-repúblicas soviéticas acreditam que, durante a cúpula, que será encerrada na sexta-feira, lhes seja concedida a graça de um plano de ação que permita a inclusão dos dois no bloco nos próximos anos.


Segundo analistas, o fato de que a Ucrânia e a Geórgia compartilham fronteiras com a Rússia ao largo de importantes rotas de petróleo e gás explica as divergências entre as grandes potências.


Eles advertem que a oposição de Moscou, que considera a expansão "artificial e desnecessária", tem fundamento e não descartam que o ingresso desses potenciais sócios sirvam para destravar uma nova crise entre Oriente e Ocidente.


Agência Prensa Latina
.
in VERMELHO - 2 DE ABRIL DE 2008 - 15h39
.
Mapa retirado deste artigo -
A New Iron Curtain Has Descended Upon Europe
.

.
.

Sem comentários: