A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, julho 19, 2009

Brasil devolve 1400 toneladas de lixo aos ingleses


.



19-Jul-2009
.
Exportação de lixo dos países ricos é um crime ambiental muito lucrativo. Thomas Hawk/FlickrA descoberta de dezenas de contentores em dois portos brasileiros, provenientes de Inglaterra de forma ilegal e contendo lixo doméstico, vem relançar o debate sobre a exportação de resíduos dos países ricos. Os ingleses vão receber o lixo de volta e accionar judicialmente a empresa responsável.

.

O lixo deverá regressar a Inglaterra nas próximas semanas, por exigência dos inspectores ambientais brasileiros do Ibama, que já multaram as empresas importadoras. Também a Agência Ambiental da Grã-Bretanha vai abrir um processo contra as empresas envolvidas na exportação.
.
Os 89 contentores foram descobertos nos Portos de Santos, Rio Grande e na alfãndega de Caxias do Sul. Entre o lixo doméstico, foram encontradas pilhas, seringas, preservativos e fraldas usadas. Mas segundo o jornal Zero Hora, os contentores do porto de Santos continham também "embalagens usadas no transporte de produtos químicos industriais da empresa britânica Albion Chemicals, bombonas plásticas para transporte de corrosivos, óleo queimado, tinta, cápsulas de gás e muito lixo eletrónico". Ironicamente, acrescenta o diário brasileiro, "havia centenas de DVDs com um documentário sobre o rápido processo de mudança climática, de 2008".
.
As empresas responsáveis pela exportação do lixo pertencem a um brasileiro residente em Inglaterra, que é dono da Worldwide Biorecyclables Ltda e da UK Multiplas Recycling Ltd., que declaram como actividade principal a reciclagem de plásticos. Julio Cesar Rando da Costa nega a responsabilidade pelos resíduos perigosos nos contentores, atirando as culpas para os fornecedores da sua empresa e disse ao Zero Hora que no Brasil ninguém se queixou: "Lá no Brasil, as empresas que importavam diziam: “Júlio, não tem problema, porque nós não fabricamos nada para (embalagem de produto) comestível”. O que é reciclado lá é usado para outras coisas, como caixaria, mangueira, outras coisas. Lá eles tinham um pessoal que fazia rastreamento, separava tudo na mão", diz este exportador de lixo ilegal.
.
A directiva europeia sobre os resíduos de material eléctrico e electrónico proíbe a exportação de material que não esteja a funcionar. Mas até agora, os ingleses só conseguiram acusar com sucesso uma única empresa por violar essa directiva. Das 900 mil toneladas de aparelhos eléctricos deitadas para o lixo no ano passado, apenas 408 mil foram tratadas de acordo com a directiva e o jornal ingês Times calcula que o resto foi mandado de forma ilegal para lixeiras em Inglaterra e no estrangeiro.

.

.

in Esquerda.net

.

.

Sem comentários: