A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, agosto 13, 2009

Angola: Recados de Hillary em visita histórica

Você está em: Homepage / Mundo / Notícia
.

Aladino Jasse/Epa A chefe da diplomacia norte-americana esteve ontem reunida durante uma hora e cinco minutos com o presidente angolano, Eduardo dos Santos
.
A chefe da diplomacia norte-americana esteve ontem reunida durante uma hora e cinco minutos com o presidente angolano, Eduardo dos Santos
.
*
Paulo Madeira COM AGÊNCIAS
.
.

Secretária de Estado dos EUA

reuniu com José Eduardo dos Santos

.

A secretária de Estado norte--americana, Hillary Clinton, deixou ontem Angola após uma histórica visita oficial em que deixou uma série de recados ao regime angolano, designada-mente no que concerne ao respeito pelos direitos humanos e à importância de realizar o quanto antes eleições presidenciais.

Não houve declarações à Imprensa no final do encontro de pouco mais de uma hora entre Clinton e o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, mas, já no aeroporto de Luanda, o embaixador dos EUA em Angola, Dan Mozena, não hesitou em descrever a visita como histórica. "Ela sai deste país com uma impressão muito construtiva", afirmou.

.

A deslocação de Clinton a Angola, inserida num périplo africano que passa por outros seis países, visou, acima de tudo, estreitar os laços diplomáticos e económicos entre Washington e uma das principais potências emergentes do continente, numa altura em que a China tenta, com investimentos ambiciosos – principalmente nos sectores da energia e construção – consolidar a sua crescente influência em África. Apesar disso, Clinton não deixou de abordar assuntos incómodos para o governo angolano, como os direitos humanos ou as eleições. "Ele [José Eduardo dos Santos] garantiu que a nova Constituição seria terminada e que as eleições seriam realizadas a seu tempo, assim que possível", afirmou mais tarde Hillary aos jornalistas, a bordo do avião que a levou à República Democrática do Congo.

.

APONTAMENTOS

.

APOIO NO COMBATE À SIDA

Hillary visitou em Luanda um hospital especializado no tratamento do VIH e anunciou um aumento – de sete milhões de dólares (4,9 milhões de euros) para 17 milhões de dólares (12 milhões de euros) – do apoio à prevenção e combate à sida.

.

VISITA À RD CONGO

Após ter deixado Luanda Hillary Clinton seguiu para a República Democrática do Congo, onde pressionou o governo local a enfrentar as causas do conflito no Leste do país e a denunciar as atrocidades contra mulheres.

.

in Correio da Manhã - 11 Agosto 2009 - 00h30
.
.

Sem comentários: