A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, agosto 14, 2009

Brasil - "O Petróleo tem que ser nosso - última fronteira" - CECAC

CeCAC convida

Filme e debate

"O Petróleo tem que ser nosso - última fronteira"

.

Direção: Peter Cordenonsi

.

Brasil, 2009 - duração: 1 hora

.

O documentário produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) vem divulgando a Campanha "O petróleo tem que ser nosso", que traz a discussão sobre a luta pelo monopólio estatal do petróleo e a apropriação das reservas de petróleo do Brasil, em particular em relação às reservas do pré-sal, a partir de um amplo espectro de posicionamentos políticos.

.

Quinta-feira, 20 de agosto, às 18:30h, no CeCAC

.

Av. 13 de maio, 13 - conj 1901/3 - Centro - Rio de Janeiro



.

O Petróleo é Nosso. Sempre!!!

.

Na campanha “O Petróleo é Nosso” [início da década de 1950], estudantes, trabalhadores, patriotas se uniram em defesa das nossas riquezas petrolíferas, constituindo um dos mais importantes movimentos patrióticos de nossa história, que conseguiu garantir o monopólio estatal do petróleo através da Petrobrás.

.

De lá para cá, a Petrobrás foi construída com o esforço de seus trabalhadores, que desenvolveram tecnologia própria tornando-a uma das empresas líderes em exploração de águas profundas. Contudo, nos últimos quinze anos, como demonstramos, a Petrobrás e as nossas bacias vêm sendo entregues ao imperialismo, que as utiliza para garantir suas maiores lucratividades. Por isso hoje, diante de toda esta ofensiva das classes dominantes, precisamos recordar os períodos de luta de nosso povo, reviver o pensamento e ação daqueles que em períodos tão adversos como este, deram exemplo de resistência e integridade.

.

O assunto é extremamente sério e faz jus ao exame sereno do Presidente da República [Getúlio Vargas], pois que as nossas melhores jazidas de minérios já caíram em mãos estrangeiras e no passo em que as coisas vão o mesmo se dará com as terras potencialmente petrolíferas. E já hoje ninguém poderá negar isso visto que tenho uma carta em que o chefe dos serviços geológicos da Standard [Standard Oil] ingenuamente confessa tudo, e declara que a intenção dessa companhia é manter o Brasil em estado de "escravização petrolífera.

Monteiro Lobato

.

aos delegados, detetives, informantes, a todos, enfim, que contribuíram para ficar registrado nos arquivos do Dops, que eu lutei pela Paz, em defesa dos Direitos Humanos, pela interdição das Armas Nucleares, por Democracia e Liberdade, gritei que ‘o petróleo é nosso!’, e contra as ditaduras, contra a escravidão econômica e política do Brasil ao capital estrangeiro. Embora a ironia e até mesmo um certo deboche na análise de alguns documentos, foi muita a emoção que senti lendo aqueles boletins, ofícios e referências, pois eles me deram uma alegre certeza: não foi vida jogada fora a que vivi”.

Mario Lago

.

Para aqueles que divulgam a ideologia de que não há alternativas, vale ressaltar que a alternativa de organização do povo e a sua luta é a única capaz de conduzir a libertação dos povos. Não há alternativa para o fim da exploração senão a luta contra os exploradores! Assim estão inseridas as lutas pela defesa de nossas riquezas naturais e para que o benefício da sua utilização sirva efetivamente ao povo brasileiro. O Petróleo é Nosso Sempre!!!

.

Extraído do texto "PETROBRÁS: quem ganha e quem perde com a "auto-suficiência" e exportações (clique aqui)

.


Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho - CeCAC

Av. 13 de maio, 13 salas 1901 e 1903 - Centro - Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: das 14 às 18h - tel: (21) 2524-6042

.

Sítio: www.cecac.org.br E-mail: cecac@terra.com.br

.

.

Sem comentários: