A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, agosto 16, 2009

Portugal - Taxa de desemprego sobe para 9,1 por cento


Portugal tem mais de meio milhão de desempregados
.
in Público - 14.08.2009 - 11h00
.
Por José Manuel Rocha
.
A taxa de desemprego atingiu os 9,1 por cento no segundo trimestre deste ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que há, em Portugal, 507 mil pessoas sem emprego, valor máximo desde 1987.
.

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego calculada pelo INE fora de 8,9 por cento. O instituto assinala que, relativamente ao período homólogo de 2008, a taxa cresceu 1,8 pontos percentuais.
.

A população desempregada aumentou 23,9 por cento face ao segundo trimestre do ano passado (98 mil pessoas) e 2,4 por cento em relação do primeiro trimestre deste ano (mais 11,9 mil desempregados). O INE sustenta que o crescimento do desemprego entre os homens explica 71 por cento do aumento da taxa global.
.

O Alentejo é a região portuguesa com a taxa de desemprego mais elevada (11,3 por cento), seguida do Norte (10,5 por cento). Ainda acima da média nacional está a região de Lisboa (9,4 por cento). O Centro é a região que assegura o menor ritmo de destruição de postos de trabalho.
.

O aumento do desemprego foi particularmente visível entre a população com 25 a 34 anos e com 45 ou mais anos de idade.

Notícia actualizada às 11h20
.
Outras Notícias relacionadas:
.
.


Sem comentários: