A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, novembro 11, 2009

Cozido à portuguesa Liberdade de escolher

Você está em: Homepage / Opinião / Notícia
 
Correio da Manhã -11 Novembro 2009 - 00h10
.
*
Domingos Amaral, Director da GQ

Cozido à portuguesa

Liberdade de escolher

Com a queda do Muro de Berlim o mundo ficou mais perigoso, mas também mais livre.
.
Para muitos, a queda do Muro de Berlim, que na segunda-feira festejou os seus vinte anos, tornou o mundo mais perigoso. A URSS e o seu sistema de países satélites se alguma coisa nos davam era uma certa estabilidade. Apesar dos mísseis apontados, apesar do choque ideológico permanente, a estabilidade do confronto entre dois sistemas antagónicos – de um lado o Ocidente, do outro os países de Leste comunistas – permitia um mundo menos perigoso.
.
Com a queda do Muro, e depois de uns anos de ilusões sobre o fim da História e o triunfo universal do capitalismo democrático, rapidamente se percebeu que o mundo ficou mais perigoso. Renasceram guerras que estavam abafadas, renasceram ódios adormecidos, regressaram os nacionalismos cegos e letais, e inflacionou-se o terrorismo islâmico. Ficámos mais seguros com o fim da URSS? Certamente que não. Contudo, não é apenas a segurança dos povos que interessa. O mais importante é sempre a liberdade.
.
A liberdade para escolher, para votar, para viajar, para escrever e para ler, para comprar e vender, para se revoltar e indignar com o poder. E essa, a maior conquista da civilização ocidental e pela qual vale sempre a pena lutar, expandiu-se com o fim da URSS. Não em todos os países de Leste, é certo, e não obviamente na Rússia, mas em muitos países as pessoas ficaram mais livres. Milhões de mulheres e de homens foram confrontados com mil e uma novas possibilidades na sua vida, pública e privada, e passaram a ter algo que antes não tinham: a liberdade para escolher. Essa coisa maravilhosa que é, em cada momento das nossas vidas, sermos nós a escolher qual o caminho que queremos. Vou votar em A ou em B; vou à manifestação ou não vou; protesto ou não protesto: compro ou não compro; viajo ou não viajo.
.
Todas essas mil e uma pequenas escolhas que fazemos têm de ser livres, e foi isso que aconteceu a milhões de pessoas a partir daquele dia. O mundo pode ter ficado mais perigoso, o capitalismo não é certamente um sistema perfeito, as crises económicas são duras, mas... não há nada como a liberdade de escolha de cada um de nós nas nossas vidas. Ao cair, aquele Muro levou com um ele um mundo sem essa liberdade, um mundo sinistro e aterrador. Não tenhamos dúvidas nunca de que, com todos defeitos do nosso mundo, que por vezes nos deprimem ou nos tornam cépticos sobre o que nos rodeia, ele é certamente melhor do que aquele que se desmoronou com a queda do Muro de Berlim.
.
____________________
.
* Victor Nogueira
.
Que liberdade para desempregado ou imigrante sem direitos, quem morre de fome ou sem médicos? São biliões! Que lucro?
.
.
_______________________
.
NOTÍCIAS DA LIBERDADE, HOJE, NO CM
.
.

11 Novembro 2009 - 00h30

Polémica: Decisões rápidas poderiam ter salvado a investigação

Investigação a Sócrates travada

A decisão de Noronha de Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que trava uma investigação a José Sócrates – considerando nulas as (...)

.
11 Novembro 2009 - 12h42 - Saúde
.

Gripe A: José Sócrates e Ana Jorge foram vacinados

O primeiro-ministro José Sócrates e a ministra da Saúde Ana Jorge foram esta quarta-feira vacinados contra a gripe A na Unidade de Saúde Familiar Marginal, em São João do Estoril. Além dos dois governantes foram igualmente vacinados mais oito profissionais de saúde do referida unidade.
.
11 Novembro 2009 - 10h22 - Mundo
.

Godinho fotografado a dar saco a Vara (ACTUALIZADA)

Armando Vara e Manuel Godinho eram próximos. O primeiro é ex-ministro e à data exercia a (...)
.

Presidente da Polónia ratifica Tratado de Lisboa

O presidente polaco, Lech Kaczynski, ratificou este sábado o Tratado de Lisboa. 
 .

Tratado de Lisboa: Rep. Checa diz que não é obstáculo

O presidente da República Checa disse numa entrevista que o país já não é obstáculo à entrada em (...)



.

Sócrates: Tratado de Lisboa “é recompensa”

O primeiro-ministro disse esta terça-feira que a entrada em vigor do Tratado de Lisboa é uma   “recompensa” pelo longo trabalho feito pelo Governo (...)
.

Klaus ratifica Tratado de Lisboa

E por fim, quase dois anos depois de ser assinado, o Tratado de Lisboa vai poder entrar em vigor. O presidente checo, Vaclav Klaus, último Obstáculo (...)
.

Europa discute corte à internet

A União Europeia e os Governos dos 27 Estados-membros voltam a negociar, ainda este mês, a possibilidade de as autoridades de cada país poderem (...) 
.
~CIA espia na Internet

CIA quer controlar redes sociais

A Agência Central de Inteligência norte-americana, através do departamento Serviço Clandestino Nacional, entrou há uns anos no Facebook com o (...)
 .
10 Novembro 2009
.

Emigrar antes da reforma

Traído pela crise. Com 61 anos, Modesto Teixeira tinha um desejo bastante simples: ficar em Alpendorada, Marco de Canaveses, perto dos dois filhos e (...)
.

08 Novembro 2009 - 00h30

Entrevista: José Manuel Pureza

“Bloco Central é cúmplice da corrupção” (C/ Vídeo)

José Manuel Pureza ataca forte o PS e PSD pela falta de medidas no combate à corrupção e acusa o Bloco Central de ser objectivamente cúmplice da (...)
.
 "Decisão é aviso para outros juízes"
.

Orlando Afonso, antigo membro do Conselho da Magistratura, faz duras críticas à decisão de congelar a nota do juiz Rui Teixeira e fala em sinais (...)
.

11 Novembro 2009 - 00h30

RTP 1: Incumprimento do pluralismo

ERC pede rigor

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), presidida por Azeredo Lopes, "insta a RTP a cumprir com maior rigor o pluralismo, em (...) 
.

CDS em quinto na RTP 1

O pluralismo político-partidário na RTP 1 continua a ser uma matéria controversa. Ontem, para o ‘Prós e Contras’ foram convidados Pedro Silva Pereira (...)
.

Um terço das espécies estão em risco

Mais de um terço das espécies animais conhecidas estão em perigo de extinção, segundo a última actualização da União Internacional para a Conservação (...)
.

Memórias depois da queda da vergonha

Caiu o muro e morreu Berlim-Leste. A ‘Domingo’ foi à capital alemã conhecer histórias de sobrevivência e de fuga à ditadura comunista.
.
 





Sem comentários: