A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, novembro 16, 2009

PCP enfrenta debate sobre Muro de Berlim

Mundo

Vermelho - 13 de Novembro de 2009 - 16h45

 O Partido Comunista Português rejeitou os votos de “congratulação” pelos 20 anos da queda do Muro de Berlim, apresentados pela Assembleia da República. Para os comunistas o gesto não passa de uma gigantesca tentativa de reescrever a história.

.

O tema foi marcado por vários votos de congratulação: os do PSD e CDS-PP foram aprovados, com votos contra do PCP, PEV e BE; já o voto apresentado pelo BE foi rejeitado e o do PS aprovado.
.
Considerando que o “triunfalismo comemorativo dos últimos dias, mais do que o fato histórico que se verificou há 20 anos, visa reescrever a história e tentar decretar para o presente e para o futuro a vitória definitiva do sistema capitalista como se do fim da História se tratasse”, o líder parlamentar do PCP defendeu que “o que foi derrotado não foram os ideais e o projecto comunistas, mas o modelo historicamente configurado”.
.
Bernardino Soares teve ainda tempo para responder à intervenção do deputado centrista Ribeiro e Castro, que manifestara a intenção de oferecer o livro O arquipélago de Gulag, do "dissidente" soviético Aliexandr Soljienítsin, à deputada comunista Rita Rato, que em entrevista recente confessara não o ter lido.
.
“Guarde o livro para a sua bancada porque já sabemos que o Soljienítsin é muito popular na bancada do CDS, mesmo sendo ele o homem que defendeu a invasão de Portugal por potências estrangeiras a seguir ao 25 de Abril e que apoiou o golpe de Pinochet no Chile”, afirmou Soares.
.
Fonte: O Outro Lado da Notícia, com informação do site A Bola

.
.

Sem comentários: