A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, novembro 21, 2009

e.conomia -- notícias 2009.11.20



Uma bolha imobiliária na China?
20 Novembro 2009

É uma das grandes dúvidas que enfrenta a economia mundial nesta fase de saída da crise. O problema é que, como mostra Caitlin Kenney no NPR, encontrar uma resposta definitiva é uma tarefa extremamente complexa. De qualquer modo, tendo em conta o exemplo do Japão no início dos anos 90, esta é uma questão a que as autoridades chinesas têm de estar muito atentas.
.
BCE dá mais um pequeno passo na sua estratégia de saída
O Banco Central Europeu anunciou hoje, noticia a Bloomberg, que os activos que os bancos comerciais apresentam como garantia para recorrerem aos empréstimos do BCE têm de passar a ser avaliados por pelo menos duas agências de rating e não apenas uma, como acontecia até aqui. É mais um pequeno passo na estratégia do BCE de retirar o estímulo monetário ao sistema monetário e à economia.
.
Uma receita para encolher os bancos
Na revista Prospect é analisado o problema dos bancos “grandes demais para falir” e discutida qual a melhor forma de garantir que as instituições financeiras são limitadas a uma dimensão saudável, sem que o dinamismo do sector seja afectado.
.
Analisando os espíritos animais
John Gray, no London Review of Books, escreve sobre o livro de George Akerlof e Robert Shiller, Animal Spirits, concluindo que a ciência económica actual pouco sabe sobre o funcionamento dos mercados.
.
.
— e.conomia.info
.
.
---

Sem comentários: