A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 22, 2009

Coisas do dinheiro - Conta da luz mais cara

Você está em: Homepage / Armando E. Pereira / Notícia
Correio da Manhã
 
20 Dezembro 2009 - 00h30

Coisas do dinheiro

Conta da luz mais cara

A crise provocou um esmagamento de preços e fez desaparecer tensões inflacionistas, mas há um bem essencial que contraria esta tendência e tem uma subida significativa para os tempos que correm.

É a factura da electricidade que sobe em média 2,9%. A decisão é da autoridade que regula o mercado eléctrico, a ERSE.
.
Os critérios da autoridade justificam-se pelos custos apresentados pelas empresas e um passivo histórico que estamos a pagar. Mas esta factura pesada para os cidadãos e para as empresas merecia alguma intervenção do ministro que tutela o sector.
.
Vieira da Silva não pode lavar as mãos e deixar só para o mercado um assunto tão importante. Não basta as companhias eléctricas fazerem demonstrações de custos para aumentar tarifas.
.
As empresas eléctricas (desde a produção à distribuição) têm de ter uma vigilância apertada para reduzirem custos. A verdade é que há pouca concorrência no sector. Não se muda de fornecedor eléctrico como quem troca de bomba de gasolina. Por isso, a autoridade do mercado tem de estar mais atenta na defesa dos consumidores.
.
Outra razão para a factura eléctrica subir deve-se aos custos das novas energias renováveis. As torres eólicas podem ter muitos adeptos, mas a electricidade produzida é muito mais cara.
.
.

Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto 
.
.

Sem comentários: