A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Face Oculta - Revelados bastidores do apoio de Figo a Sócrates


“Sol” revela mais escutas do caso Face Oculta

Revelados bastidores do apoio de Figo a Sócrates

19.02.2010 - 10:48 Por PÚBLICO
Rui Pedro Soares, administrador da PT que apresentou esta semana a sua demissão, terá ido a Milão em Junho do ano passado encontrar-se com Luís Figo com o objectivo de assinar um contrato de 250 mil euros por ano, na sequência do qual o futebolista apoiaria a recandidatura de José Sócrates, noticia hoje o semanário “Sol”.
Luís Figo desmentiu ontem que tenha recebido dinheiro para apoiar a
 campanha de José Sócrates 
Luís Figo desmentiu ontem que tenha recebido dinheiro para apoiar a campanha de José Sócrates (Adrees Latif/Reuters)
.
As conversas tidas entre Marcos Perestrello, membro do secretariado do PS e actual secretário de Estado da Defesa, e Paulo Penedos, membro da comissão nacional socialista e advogado na Portugal Telecom, nas quais é discutido o contrato celebrado com Luís Figo para que este apoie a candidatura de José Sócrates, são hoje avançadas pelo mesmo jornal.
.
As conversas entre Perestrello e Penedos aconteceram logo após a derrota nas eleições europeias de 7 de Junho e numa altura em que o Partido Socialista estava a preparar a campanha para as legislativas de Setembro, sendo o actual secretário de Estado responsável por organizar os tempos de antena na televisão. Paulo Penedos, por seu lado, trabalhava na dependência do administrador executivo da empresa de telecomunicações, Rui Pedro Soares, que tinha o pelouro do Marketing e Publicidade e que era também administrador não executivo no Taguspark.
.
De acordo com o “Sol”, Rui Pedro Soares, que renunciou quarta-feira ao cargo, aproveitou a sua presença nas duas empresas para obter através destas o apoio do futebolista Luís Figo à campanha de José Sócrates para um segundo mandato como primeiro-ministro. Nas escutas feitas no âmbito do processo Face Oculta e divulgadas pela terceira semana consecutiva pelo semanário é possível perceber o suposto esquema de Rui Pedro Soares e a forma como contou com a ajuda de Américo Thomati e de João Carlos Silva, ambos da comissão executivas do Taguspark, para pôr ao serviço dos interesses do PS funcionários, meios e fundos financeiros das duas empresas com capitais públicos.
.
Os magistrados de Aveiro já extraíram uma certidão com o objectivo de abrir um processo autónomo sobre esta situação, caso que está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa.
.
Luís Figo desmentiu ontem que tenha recebido dinheiro para apoiar a campanha de José Sócrates, reiterando que o fez a título pessoal, sem que ele ou a sua fundação tenham recebido nada em troca.
.
250 mil euros
“O meu chefe [Rui Pedro Soares, administrador da PT] vai para Milão, segunda-feira, encontrar-se com o Figo para uma coisa um bocado pornográfica. Conseguiu que o Figo apoiasse o Sócrates. Pediu que eu fizesse um contrato com a Fundação Luís Figo, à razão de 250 mil euros”, disse nas alegadas escutas citadas pelo “Sol” Paulo Penedos, advogado de Rui Pedro Soares, assessor da administração da PT e arguido do processo Face Oculta. O interlocutor da conversa seria Marcos Perestrelo, actual secretário de Estado da Defesa e candidato derrotado do PS à Câmara Municipal de Oeiras. Perestrello responde: “E isso vale muitos votos! Essa m... dá muitos subsídios de desemprego”.
.
Depois Perestrello confessa: “Por acaso não me deram o nome do Figo para os tempos de antena das personalidades para depor”. Ao que Penedos responde: “Pronto, faz-te de novas que o nome vai-te aparecer, só que o apoiante espontâneo e fervoroso primeiro deve querer assinar o contrato, não é?”
.
O semanário avança ainda que José Mourinho terá sido sondado para apoiar José Sócrates, mas o contrato não foi avante por “razões desconhecidas”.
.
Esta é a terceira vez que o jornal divulga escutas feitas no âmbito do processo Face Oculta, apesar das acusações de violação de segredo de justiça e de uma tentativa de evitar a publicação da semana passada por meio de uma providência cautelar avançada pelos advogados de Rui Pedro Soares.
.
O “Diário de Notícias” também escreve hoje que Isaltino Morais já pediu para que se investigue o contrato entre Figo e o Taguspark, já que a Câmara de Oeiras tem mais de 16 por cento do capital do pólo tecnológico. O “Correio da Manhã”, por seu lado, noticia que o contrato assinado entre Luís Figo e o Taguspark, cuja administração foi alvo de buscas da PJ na segunda-feira no âmbito do caso Face Oculta, foi celebrado com a sociedade offshore Lunarstar Limited. O contrato da Lunarstar com o Taguspark prevê que que o antigo internacional português seja o rosto de uma campanha de promoção internacional do parque durante um ano, até Junho de 2010.
.
.

Sem comentários: