A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Sindicatos param Grécia contra confisco de salários


Mundo

Vermelho - 9 de Fevereiro de 2010 - 18h01

.

Os servidores públicos da Grécia anunciaram que a greve nacional de um dia convocada para esta terça-feira é um ato contra sacrifícios "injustificados e ineficientes" pedidos pelo governo.

.

Semana passada, atendendo a determinação do FMI, o governo local avisou que vai congelar salários da categoria, sob alegação de pretender reduzir o déficit fiscal de dois dígitos do país, provocado pela bilionária ajuda aos bancos, justamente os responsáveis por empurrarem o país para a recessão e elevando a dívida da Grécia acima de 294 bilhões de euros.
.
"Estamos cientes da difícil situação econômica, mas mirar nos rendimentos dos empregados e dos pensionistas é uma saída fácil", criticou o presidente do sindicato dos servidores públicos Adedy, Spyros Papaspyros.
.
O governo neoliberal grego pretende confiscar cerca de 1 bilhão de euros este ano em benefícios e redução dos custos operacionais do setor público.
.
Papaspyros afirmou que o plano prevê cortes entre 5% a 20% no salário dos servidores. O sindicato ligado ao governo defende que comerciantes e as indústrias também participem do sacrifício.
.
O sindicato governista convocou cerca de 300 mil membros para participar de manifestação, nesta terça-feira, em Atenas. Os trabalhadores sindicalizados comunistas farão manifestação separada.
.
As viagens aéreas pela Grécia devem ser interrompidas, com a adesão dos controladores de vôos à greve geral.
.
Fonte: Monitor Mercantil
.
.

Sem comentários: