A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 16, 2010

Bancos leiloam 120 casas executadas por semana


 
 
Empréstimos por pagar

Bancos leiloam 120 casas executadas por semana

por PAULA CORDEIROOntem
Bancos leiloam 120 casas executadas por semana
Instituições bancárias venderam quase  2000 casas em leilão. Leiloeiras estão a realizar dois leilões por semana. Cada uma leva à praça 65 casas de quem deixou de pagar o empréstimo
.
Os bancos estão a recorrer cada vez mais a leilões para venderem as casas executadas aos clientes que já não conseguem pagar os seus empréstimos à habitação. No ano passado, as duas únicas leiloeiras imobiliárias dedicadas a este negócio - Euro Estates e Luso--Roux - venderam quase duas mil casas, um aumento de 80% face a 2008. Neste momento, chegam a realizar-se dois leilões por semana, cada um levando à praça, em média, 65 casas com hipotecas executadas. E a taxa de sucesso também aumentou. Enquanto em 2008, das casas levadas a leilão cerca de mil não foram vendidas, no ano passado ficaram apenas por colocar 725 imóveis.
.
O êxito dos leilões resulta num maior número de imóveis disponibilizado pelos bancos. No total, as duas leiloeiras colocaram à venda 2700 imóveis em 2009, mais 28,5% que no ano anterior. É uma das consequências mais visíveis do aumento do incumprimento no pagamento dos empréstimos. O crédito malparado na habitação atingiu, em Janeiro deste ano, já 1,9 mil milhões de euros. O leilão surge como a única alternativa. Como refere ao DN Ana Luísa Ferro, directora da Luso-Roux, "estamos a trabalhar neste momento com todos do bancos".
.
E o cada vez maior recurso a leilões vai manter-se em 2010. Segundo Diogo Livério, director comercial da Euro Estates, a sua empresa vai realizar o quarto evento deste género em 2010, no próximo dia 27, tendo já marcados 26 leilões para este ano, número que certamente irá aumentar.
.
No caso da Luso-Roux, foram efectuados três leilões imobiliários em Fevereiro. Em Março, esta empresa está a realizar "dois por semana", como adianta Ana Luísa Ferro. Este fim-de-semana, a leiloeira efectuou um no sábado, no Porto, e outro ontem, em Lisboa.
.
"No nosso primeiro leilão realizado em 2010, a taxa de sucesso foi de 100%. Foi tudo vendido", refere Diogo Livério, da Euro Estates.
.
Quando uma família deixa de conseguir pagar o crédito à habitação, o banco tenta renegociar o empréstimo, reduzindo a prestação ou aplicando períodos de carência. No entanto, se toda e qualquer solução falha, o banco vê-se na contingência de executar a hipoteca. Estas instituições registam elevados aumentos das suas carteiras de imóveis, com os custos inerentes. O único recurso consiste vender essas casas, em leilão, mediante um forte desconto, que em muitos casos chegam a 30% sobre o preço de mercado.
.
Os bancos, por seu lado, como parte interessada que são, facilitam a concessão de empréstimos a quem decide comprar em leilão, isentando estes clientes de comissões por abertura de processo, por avaliação do imóvel e custos de registos provisórios, dando igualmente prioridade à apreciação dos processos iniciados em leilões.
.
Comprar casa desta forma pode ser uma boa oportunidade. Os bancos facilitam o processo inicial e não parecem penalizar os spreads aplicados a estes empréstimos, como adiantaram os responsáveis das duas leiloeiras. 
.
Alguns imóveis, por seu lado, constituem verdadeiras oportunidades de negócio, podendo o potencial interessado marcar uma visita prévia à casa em questão.
.
.
RELACIONADO

.
.

Sem comentários: