A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, março 18, 2010

Bispos portugueses discutem “possíveis casos de abusos sexuais” já em Abril



.
*  António Marujo
Público - 2010 .03.17
.
A decisão de debater o tema foi anunciada ao final do dia, num comunicado do porta-voz da Conferência Episcopal, padre Manuel Morujão. No curto texto de seis linhas, este responsável diz que “no seguimento das recomendações por parte do Papa Bento XVI, na abordagem dos possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero”, a Conferência Episcopal seguirá “os mesmos princípios: reconhecer a verdade e auxiliar as vítimas; reforçar a prevenção e colaborar construtivamente com as autoridades”.
.
O comunicado acrescenta apenas: “Neste sentido, faremos uma reflexão sobre esta temática, numa nossa próxima reunião.” Apesar de não definir data, o PÚBLICO sabe que o debate deverá acontecer já na assembleia plenária de Abril, que decorrerá entre os dias 12 e 15 de Abril.
.
A única questão para não ter sido avançada uma data concreta é que a agenda da assembleia tem que ser decidida e aprovada pelo conselho permanente da CEP. Este órgão interno não poderá reunir antes do primeiro dia do encontro plenário dos bispos.
.
O texto do porta-voz dos bispos surgiu como resposta a uma notícia da edição do jornal “i”, desta manhã, segundo a qual haverá dez padres indiciados por crimes de abusos de menores em, Portugal, entre 2003 e 2007.
.
Em declarações ao PÚBLICO, Manuel Morujão esclarece que o facto de o tema ser debatido não significa que se esteja a admitir a existência de caso. “Dizemos que é a abordagem de possíveis casos”, afirma. “Mesmo o que era noticiado pelo ‘i’, vamos ver se é verdade. Uma pessoa pode ser acusada e não ser verdade”, acrescentou.
.
Também esta manhã, o Papa Bento XVI afirmou que irá assinar na próxima sexta-feira a carta sobre o tema dos abusos sexuais. Aproveitando a presença de um grupo de peregrinos irlandeses na audiência-geral de quarta-feira (era o dia de São Patrício, padroeiro do país) o Papa afirmou: “Nestes últimos meses, a Igreja na Irlanda foi severamente abalada pela crise dos abusos sexuais contra crianças. Como sinal da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral que trata desta situação dolorosa. Vou assiná-la no dia de São José, guardião da Sagrada Família e patrono da Igreja universal.”
.
“Peço a todos que a leiam, de coração aberto e no espírito da fé”, acrescentou Bento XVI, manifestando a esperança de que a carta “ajude no processo de arrependimento, de cura e de recomeço”.
.
O Papa anunciara a publicação da carta, em Dezembro, após um encontro que teve com o primaz da Igreja irlandesa, o cardeal Sean Brady. Antes, um relatório oficial fizera um levantamento dos casos que se tinham registado no país até à década de 1990 e do encobrimento com que vários bispos tinham tratado esses casos.
.

URL desta Notícia

http://publico.pt/1428119

Comentário + votado

???

A verdade é que até agora nunca surgiram escândalos de pedofilia na Igreja ...
Filipe
18.03.2010 03:30

Comentários 1 a 10 de 34



  1. Filipe , Lisboa. 18.03.2010 03:30

    ???

    A verdade é que até agora nunca surgiram escândalos de pedofilia na Igreja portuguesa. Apareceram na Casa Pia e em outras instituições do Estado, envolvendo figuras públicas que de católicos não têm nada. O que não quer dizer que não hajam padres pedófilos em Portugal. Da mesma forma que há professores pedófilios e polícias traficantes de armas. Gente boa e má existe em todo o lado. Não se iludam. Mas desconfio que em Portugal mais facilmente se encontram padres com amantes e filhos escondidos do que pedófilos.


  2. Marota , Marota. 18.03.2010 02:53

    (...)

    marota.info - Actriz dos morangos em pleno acto de pinanço fotografada no vestiário de uma loja de roupa! Registo grátis e rápido para ver fotos. Estas moranguitas são umas marotas


  3. Carlos Thomas , San Diego. 18.03.2010 02:33

    vem aí a bomba!

    A Igreja católica em Portugal preparem-se psicologicamente que a bomba vai rebentar. Não é só o padre Frederico de certeza. O tal bispo da Madeira que o protegeu vai ser investigado de certeza. Surpresa! No resto do país vai haver noovidades e talvez nas missões do ultramar português. vai ser bonito as denúncias e terem de pagar milhões de indemnizações.


  4. cristovao da costa , davis, ca usa. 18.03.2010 02:13

    os abusos dos padres continua sem prisao... porque

    a unica pergunta ,que temos ja ha muitos,e,muitos anos- e muito simples: quais as razoes porque um padre-cometendo duplo crime- um e ser padre-e-simultaneamente -cometer crimes contra menores- e nao e julgado-como qualquer outro cidadao do mundo-que-vai para a prisao??? em- vez disso- a igreja catolica- ( eu sou catolico) -paga milhoes ou de EUROS OU USDOLLARS ( PAGANDO AOS LESADOS) E-OU AOS ADVOGADOS !!! aqui aonde vivo-muito cerca de Sacramento,ca ( e norma-ler-se-quase diariamente,ou-pelo menos semanalmente- violacoes a menores pelos padres das varias igrejas-das variadissimas cidades californianas! e muito raro-algum ser preso-e levado a prisao!!?? os muitos milhoes,e,milhoes de USD sao pagos de uma maneira- inaceitavel- reconfirmando os crimes miseraveis destes falsos representantes de Deus..


  5. Ricardo , Coimbra. 18.03.2010 01:45

    Duvida

    Matem-me esta curiosidade: Porque q a maioria dos padres quando sao acusados/condenados por pedofilia, esses casos sao quase sempre com rapazes e não com raparigas? Sendo um crime hediondo na mesma quer se trate de um genero ou outro, porque é quase sempre assim?


  6. Anónimo , portugal. 18.03.2010 01:30

    Dêem as igrejas aos pobres

    Não acabem com as igrejas!, mas dêem-nas aos inúmero pobres e sem abrigo deste país. Assim evitariamos que um destes dias apareça por aí Cristo e expulse todos os vendilhões dos templos à chicotada.


  7. Jaime , Lisboa. 18.03.2010 01:06

    Fora!

    Deviam ser mortos e expulsos de Portugal e da europa toda....ja não percisamos da Igreja!!


  8. Joe Freitas , California USA. 18.03.2010 00:11

    A esquerda encontrou uma nova fonte!!!

    Ou seja! Enquanto a Igreja tiver dinheiro eles continuaram a aparecer.


  9. Mauzinho , a tomar chá com a rainha. 18.03.2010 00:01

    Nome , CIDADE DU BOCAGE. 17.03.2010 23:53

    Adorei o seu romance. Gude naite.


  10. JS , Lx. 17.03.2010 23:58

    Acabar com o celibato

    Eu sou católico, mas acho que o celibato dos padres é uma ideia absurda que contribui muito para estas questões de pedofilia na igreja católica. Sejam realistas, acabem com esta lei antiquada que tanto contribui para desacreditar a igreja católica. No tempo de Jesus a mentalidade era diferente da de hoje e, mesmo assim, até cerca do século XIV até os Bispos podiam casar, só não lhes era permitido divorciar e voltar a casar. Os anglicanos, são Cristãos, podem casar e dedicam-se muito às causas das pessoas. Porque não acabar com o mito e optar por uma ideia igual ou semelhante? Tirem as teias de aranha da cabeça e ganhem coragem.
Papa irá assinar carta sobre pedofilia do clero na sexta-feira

.

Público - 17.03.2010 - 21:42 Por António Marujo
  • 25 de 25 notícias em Sociedade

Os bispos portugueses irão discutir eventuais casos de abuso sexual por parte de membros do clero, já na assembleia plenária de Abril da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), soube o PÚBLICO.
Manuel Morujão (à direita) sublinha que não se está a admitir a 
existência de casos 
Manuel Morujão (à direita) sublinha que não se está a admitir a existência de casos (Pedro Cunha (arquivo))
.

Sem comentários: