A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, março 03, 2010

Cozido à portuguesa: Serial Killer - Domingos Amaral

 .
Blog Wehavekaosinthegarden
.
.
Você está em: Homepage / Opinião / Notícia
.
 
Correio da Manhã - 03 Março 2010 - 00h30

Cozido à portuguesa

Serial Killer

Sócrates já não se livra da fama de ser uma espécie de ‘serial killer’ de jornalistas ou comentadores.
.
Esta semana, mais um importante crítico de Sócrates despediu-se do seu púlpito. Marcelo, deve-se realçar, não é um comentador qualquer. O seu passado, o seu presente e o seu futuro, sempre ligados ao PSD e à política, contribuíam para nos deixar sempre uma dúvida no espírito sobre as suas reais intenções. Queria voltar ao PSD, queria Belém, o que queria ele? Contudo, isso não era o mais relevante. O mais relevante era a sua empatia com o público, a sua função de leitor da realidade, de espectador comprometido, e também de crítico. Sem nunca ceder ao populismo desenfreado ou à demagogia, Marcelo cilindrava Sócrates com os seus remoques, sibilinos ou frontais, conforme a ocasião, e causava mais mossa do que outros, mais excitados na crítica. 
.
É portanto perfeitamente evidente que a sua saída da RTP proporciona alívio a um primeiro-ministro já bastante ferido na sua credibilidade. E por mais que se tente convencer o país do contrário, é legítima a leitura de que este "apagão" de Marcelo teve o dedo de Sócrates. A auto-desistência de Vitorino – a compensação que há uns anos Sócrates "exigiu" à RTP para manter Marcelo – só podia dar no que deu, o professor a terminar também os seus sermões dominicais. Sim, esta é uma leitura política, mas o responsável por hoje existirem leituras políticas sobre o que se passa na comunicação social é só um e chama-se José Sócrates. Quando, no último Congresso do PS antes das eleições, Sócrates definiu como adversários políticos "uma televisão e um jornal", deu o tiro de partida para esta guerra. A partir desse dia, tudo o que se passou na comunicação social passou a ter uma leitura política. A saída de José Manuel Fernandes do ‘Público’, a saída de Moniz e o fim do ‘Jornal de Sexta’, de Manuela Moura Guedes; as negociações da TVI com a PT e com a Ongoing; o caso Mário Crespo; e agora a saída de Marcelo; todos estes factos foram vistos como "tentativas de silenciamento" de vozes incómodas, ou "manobras" pouco ortodoxas para dominar órgãos de comunicação hostis ao Governo.
.
Nos dias que correm, interessa pouco saber a "verdade", se Sócrates deu ou não ordens, se falou com A com B, se tinha ou não um "plano" concreto. Nada que se venha a descobrir ou a saber a partir de agora altera o essencial, que é a fama que o primeiro-ministro ganhou de ser uma espécie de ‘serial killer’ de jornalistas ou comentadores. Mas, lá diz o provérbio, quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.



Domingos Amaral, Director da GQ
» COMENTÁRIOS no CM on line
.
03 Março 2010 - 11h16  | JMCAmigo Domingos Amaral, ao que tudo indica, o chefe é um grande lobo com uma grande pele de hiena vestida.
03 Março 2010 - 10h15  | Pedro BoscoSe isto for verdade, este senhor é um Hugo Chaves encapotado e preparava-se para não mais largar o poder....
03 Março 2010 - 09h46  | manueltristemente verdadeiro.
03 Março 2010 - 09h43  | lopesNeste momento está a chover a cantaros. A culpa é do Primeiro-Ministro! Olhão
03 Março 2010 - 09h32  | Malfadado"Sem nunca ceder ao populismo desenfreado ou à demagogia", DA já me fez rir hoje. Obrigado!
03 Março 2010 - 08h52  | antonio marianoNoutro qualquer pís da Europa,com estas palaçadas todas Sócrates já estava a cavar batatas há muito tempo.odivelas.
03 Março 2010 - 08h52  | LalissucSó em me lembrar que estava a pagar para ver que não via, os recados de Marcelo, doía-me o coração. Levem-no p.b.longe!
03 Março 2010 - 08h42  | CabralMarcelo fracassou: Tanto martelou Sócrates, tantas lições deu ao PSD, Que nem assim impediu as maiorias Sócrates.
03 Março 2010 - 08h20  | BaptistaEsqueceu-se de mencionar a crise financeira internacional, a catástrofe da Madeira... Por tudo, Sócrates responde!!!
03 Março 2010 - 08h10  | RodriguesOs Portugueses já não tinham pachorra para Marcelo. Sempre que malhava Sócrates, este subia para maiorias... 
.
03 Março 2010 - 18h08  | JCComo é que Sócrates conseguiu convencer o Eng.B.Azevedo para que JMFernandes saísse do Público!Ele há cada um !
03 Março 2010 - 15h28  | Mary-MadeiraDomingos Amaral dou-lhes meus parabéns por ser umm homem inteligente,já k infelizmente há ainda quem se deixe enganar!
03 Março 2010 - 14h44  | quintino Compreendo sua dificuldade em encontrar + adjectivos para o 1º ministro a lista de nomes está a esgotar.Serial Killer?
03 Março 2010 - 14h16  | H_de_CoimbraPor bem menos do que este PM já fez, um PM foi demitido em Portugal há cerca de 5 anos, lembram-se?...
03 Março 2010 - 13h16  | Anónimo, pois...Também alguém acha que no tempo de Salazar a censura nasceu abrupta? Lembram-se como começou...?
03 Março 2010 - 13h14  | MadíliaPara uns é anjo,para outros diabo.Uns são defensores acérrimos outros contestam-no. Depende do ponto de vista é endeusad
03 Março 2010 - 12h07  | Graciano MarquesPelo que li depreendo que só falta o Director do GQ - Coimbra
.
.

Sem comentários: