A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, março 29, 2010

Louçã: "Já viram como o PSD está a ficar tão parecido com o PS"


Eleição de Passos Coelho

Louçã: "Já viram como o PSD está a ficar tão parecido com o PS"

Público - 27.03.2010 - 19:36 Por Lusa

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou hoje que a eleição de Pedro Passos Coelho para a liderança do PSD torna este partido político mais parecido com o PS, sobretudo na defesa das privatizações.
Francisco Louçã 
Francisco Louçã (Nelson Garrido)


“Com esta eleição [de Pedro Passos Coelho] já viram como o PSD está a ficar tão parecido com o PS”, observou Francisco Louçã na sessão de encerramento de uma conferência internacional promovida pelo BE, subordinada ao tema “O clima farto de nós?”

Francisco Louçã começou por se referir de forma irónica à reação do primeiro-ministro, José Sócrates, quando interrogado pelos jornalistas sobre a eleição de Pedro Passos Coelho.

“Disse o primeiro-ministro que, por ‘fair-play’, só o pode felicitar. Eu, com franqueza, tiro o meu chapéu a quem é capaz de se abraçar ao sábado para se engalfinhar ao domingo”, comentou.

A seguir, Francisco Louçã apontou as razões que o levam a defender as crescentes semelhanças entre o PSD de Pedro Passos Coelho e o PS.

“O PSD propôs a privatização da Caixa Geral de Depósitos, José Sócrates aplicou; o PS lembrou-se da privatização dos CTT, o PSD ainda não se tinha lembrado, mas aplaude com entusiasmo; na privatização de bens públicos, com certeza que PSD e PS estão de acordo”, disse.

No mesmo tom, o líder do Bloco de Esquerda alongou-se ainda mais a apontar semelhanças políticas entre os dois maiores partidos políticos.

“Corte nos salários, com certeza que estão de acordo. PS e PSD obram a favor das privatizações, dos cortes nos salários, do desprezo social e até estão de acordo na ideologia, na agressividade de dizer que o desempregado é culpado do seu desemprego e, por isso, deve-lhe ser cortado o benefício de apoio social para ser lançado numa selva, que só tem garantido que nunca vai ter trabalho”, afirmou ainda.

Em alternativa ao PSD e ao PS, Francisco Louçã defendeu a importância de “uma esquerda de confiança” em defesa dos serviços públicos na saúde, na educação, na segurança social, na criação de emprego e nas políticas do ambiente.
.
.

Sem comentários: