A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 17, 2010

Grandes empresas participadas pelo Estado recusam limitação das remunerações dos gestores

 
 
Governo derrotado na EDP, PT, Zon Galp e Cimpor
Público, 16.04.2010 - 10:43 Por Paulo Miguel Madeira

As propostas do Estado para limitar as remunerações das empresas em que participa com posições minoritárias deverão ser sucessivamente derrotadas nas assembleias gerais das várias empresas em causa, e em muitas delas nem chegará a ser admitida à discussão, segundo relata hoje a imprensa económica.
<p>Na Galp, a proposta de limitação das remunerações dos 
gestores também não deverá ser admitida à assembleia geral</p>
Na Galp, a proposta de limitação das remunerações dos gestores também não deverá ser admitida à assembleia geral
 (Adriano Miranda / arquivo)


A EDP e não a admitiram para discussão e votação, e o mesmo se deverá passar na PT, na Galp e na Cimpor. Na Zon a proposta foi admitida, mas já se sabe que vai chumbar.

Na EDP, o presidente da mesa assembleia geral entendeu que só a Comissão de Vencimentos tem “legitimidade” para apresentar propostas deste teor, e a Parpública reagiu dizendo que vai votar contra a proposta que esta apresenta.

Hoje ficou-se também a saber que os gestores não executivos das empresas cotadas no PSI 20 ganharam em 2009 uma média 7200 euros por cada reunião em que participara.

As contas foram feitas pelo Diário de Notícias, que revela que Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os campeões deste tipo de funções nas principais empresas cotadas portuguesas.

O Estado está representado nestas assembleias gerais através da Parpública (a empresa que detém a generalidade das participações do Estado no sector empresarial) ou da Caixa Geral de Depósitos, o banco comercial público.
.
.
.

~

Comentários 1 a 10 de 19



  1. Anónimo . 16.04.2010 14:45
    Via PÚBLICO

    Vergonha!

    É impressionante como algumas pessoas no nosso país perderam a vergonha por completo... a começar pelo nosso PM. Os episódios sucedem-se e ele continua a dirigir-se a todos nós como se nada tivesse acontecido...aliás, presto-lhe aqui o meu tributo. Nunca imaginei ser possível alguém ter o descaramento que ele tem! É de tal ordem que de facto quase me apetece bater palmas e admirá-lo por esta capacidade, não fosse ela completamente doentia! Em relação ás pequenas fortunas pagas a estes senhores (e quero acreditar que os 7,500€ tenham sido apenas um mal entendido!), estas coisas acontecem porque eles sabem da inercia de nós todos! Criamos uns quantos blogs onde mostramos o nosso descontentamento e nada mais que isso...onde está a verdadeira contestação!? É que se calhar estes senhores precisam de apanhar um pequeno “susto”, tal como já aconteceu no passado, para serem postos na ordem.


  2. Domingos Fernandes , Localidade, País. 17.04.2010 00:42

    Título

    Neste mesmo Jornal, hoje, em vídeo, anuncia-se o fim da Empresa OLIVA, com 85 anos de existência,e que, embora a péssima gestão que teve, só o dinheiro que o sr. Mexia vai receber, dava para para a recuperar e depois os Tribunais julgarem os seus administradores.


  3. Roubado à Força Toda , Roubalândia. 16.04.2010 21:15

    Mexia

    Corta-se o mal pela raiz. 50% de imposto sobre os roubos, digo rendimentos dos ladrões da GALP e da EDP.


  4. rui , faro. 16.04.2010 17:32

    vamos

    chega desta palhaçada! temos de nos unir e começar a fazer alguma coisa para mudar esta situação! Vamos tornar esta sociedade civil mais unida, fraterna e participativa para ter mais força. Participem neste projecto: VAMOSTENTARMUDAR. ORG


  5. Anónimo , Localidade, País. 16.04.2010 16:41

    Título

    Inteiramente de acordo.


  6. JR , odivelas. 16.04.2010 16:23

    guilhotina

    assino por baixo. ontem já era tarde


  7. lalaland , lalaland. 16.04.2010 15:04

    Revolução Francesa

    Precisamos de uma nova revolução francesa. A fractura que vai levar a toda a derrocada deste sistema está a aproximar-se a passos largos. Da mesma forma que em 1789, vamos exigir literalmente as cabeças dos responsáveis, familias, tudo, vai marchar tudo para a guilhotina ... Vai ser uma revolução de ódio a que está a chegar. O mal dos nossos políticos é que estão habituados a revoluçõezinhas de um só dia que tudo se resolve sem sangue. POIS TÁ A FALTAR SANGUE PARA QUE VOLTEM A RESPEITAR O POVÃO!! Mexias, Coelhones e quejandos, vai tudo marchar... Tá chegando a hora.... :-)


  8. Cândido Ovelha , Loures. 16.04.2010 14:50

    Título

    bem com isto tudo, vou então cruzar os braços e ligar a TV, já que eles acham por bem não haver este "bloqueio" aos seus ordenados milionários, quem sou eu para questionar tamanhos iluminados......meh.....para termos gestores competentes, tem que haver estes salários enormes, ou então ainda ia ser pior...meh...


  9. Rodolfo , Lisboa. 16.04.2010 14:47

    Título

    estes filhos de uma granda CEO, não tem vergonha nenhuma da sua avareza, esquecem-se, que são apenas ricos, porque existe uma população mundial alienada aos principios capitalistas, que só tem sustento na base do consumismo, caso a população mundial, acordasse, as coisa eram bem diferentes

  10. F Marques , lisboa. 16.04.2010 14:30

    Moralidade e Desenvolvimento

    Vamos a ver se o Governo percebe de uma vez para sempre: enquanto nao houver moralidade, ninguem se sente estimulado para um aumento de produtividade. Entao um trabalhador recebe 700 ou 800 euros de salario ao fim de 1 mes de trabalho, e ha quem receba 10 vezes mais apenas num dia! Assim nao vamos la. Ha um grande trabalho de redistribuicao, de moralizacao e justica a fazer neste pais. Enquanto isso nao acontecer, nao pecam nada aos trabalhadores.



    1. Anónimo , Lisboa. 16.04.2010 14:15

      ...

      Há aqui qualquer coisa que me está a falhar... As administrações são nomeadas para triénios pelos accionistas, as condições têm são negociadas com os accionistas... e agora coitadinhos dos accionistas que não conseguem levar a sua avante de baixar os premios dos administradores porque estes o assim decidem?! Não gozem comigo! A Parpublica não detem 20%, a CGD +5%... 40% são "pequenos accionistas" que, pelo que percebo, não tem direito ao exercicio de voto... os accionistas não nacionais não têm também interesse em rever esta situaçao? Pois... a questão é que alguns dos administradores vêm de fora para o triénio, mas os outros já lá estão há muitos triénios, vão é mudando dentro das empresas do grupo.


    2. Anónimo , Lisboa. 16.04.2010 13:40

      revoluçao já!

      Cada um que ganhe o que quer e pode, mas não à custa dos outros. Eu explico: num mercado onde haja concorrencia séria, as empresas que paguem o que quiserem aos seus gestores. Agora em empresas que tem monopólios ou só são 2 ou 3 e que combinam entre si os preços, tem de haver uma regulação forte de forma a limitar os preços (logo indirectamente os salários dos tipos), senão, das duas, uma: ou os preços são aumentados para terem lucro suficente para pagar ordenados chorudos, ou as empresas dão prejuizo ( e se forem do estado quem paga é o contribuinte, isto é, nós). Agora numa empresa séria, nenhum CEO tem o direito de ganhar 300 vezes mais do que um colaborador médio da empresa, isso é imoral. Por isso, é que de vez em qd há revoluçoes e cabeças a rolar...


    3. Alexandre Pais , Berças. 16.04.2010 13:40

      Elites de m...

      Estes gestores não acreditam na democracia, usam-na para seus fins egoístas. São de uma raça de homens que se recebessem um olhar de um ditador, como Salazar, encolhiam-se todos, e se o ditador lhes mandasse encurtar os salários, diziam "sim chefe". Eles, vampiros egoístas sem ofensa para os vampiros, não sabia que o Aguiar-Branco também andava no "esquema", encontraram em Portugal o país ideal para as suas naturezas corruptas. Aqui são os senhores "engenheiros" e "doutores". Pobre país, já foste grande um dia, mas não com gente desta laia.


    4. M. T. , Coimbra. 16.04.2010 13:02

      Notícia cheia de erros de português

      Além disso, a situação é calamitosa. Portugal está nas mãos de privados. E até dentro do Estado, os políticos e os representantes do Estado agem de acordo com interesses privados. Estamos no ponto em que temos de escolher entre democracia e ditadura, pois não é pelo caminho actual que vamos conseguir enfrentar a crise!!! Ditadura, conheci durante anos e não quero!!! Democracia, será que lá chegamos?????????


    5. A.R. Silva , Lisboa. 16.04.2010 12:48

      Os gestores e o fisco

      Mas a Constituição prevê, no que toca a tributação de impostos, que o imposto sobre rendimento pessoal visará a diminuição das desigualdades- Art. 107. Mas o que se vê é que a tributação que temos em Portugal e também por toda a Europa é feita de modo a que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. E depois aparecem uns sonhadores, naturalmente com a melhor das intenções, que querem acabar com a pobreza, não reparando que ela está aser gerada pelo sistema vigente. Ninguém repara que na aquisição por um idoso de umas vitaminas na farmácia paga o imposto máximo de Iva? O mesmo que esses que arrecadam milhões! O mesmo acontecendo com a aquisição de um tinteiro para um computador. Imposto máximo. Mas só os gestores têm direito a comparação com os gestores do estrangeiro, e os outros cidadãos não tem direito a essa comparação? Não estamostodos no mesmo barco?


    6. António M. , Sintra. 16.04.2010 12:19

      7200€ por reunião?!

      Percebi bem?! 7200€ por reunião?! Então estes srs paladinos da direita, como o sr. Lobo Xavier, o sr. Aguiar Branco, o sr. Proença de Carvalho, o sr. João Vieira de Castro, ganham 7.200€ por estarem presentes numa reunião que deve durar no máximo 4 horas?! Se a matemática é uma ciência exacta, isso dá 1.800€ por hora, 30 € por minuto. Nada mau, sim senhor... Sobretudo para uns senhores que atacam desbragadamente o salário dos funcionários públicos, o RSI, o aumento do salário minimo! A propósito, alguém sabe de quanto é o salário do primeiro ministro e do presidente da república? Será mais ou menos do que estes senhores ganham em 4 horas?...


    7. mochochato , Localidade, País. 16.04.2010 11:50

      Já não há palavras

      Nojo é apenas a única palavra que pode dar uma pálida ideia do sentimento que nutro por esta gente. E lá os veremos a adorar o Papa depois de mais um almoço no Gambrinus onde discutem a crise económica e a necessidade de sacrifícios para combater o déficit. Sacrifício para todos os outros, não para eles, claro. Mas, embora eles não tenham obviamente vergonha nenhuma, é bom que os seus nomes sejam divulgados para que saibamos quem eles são!


    8. Adalberto Martins , Localidade, País. 16.04.2010 11:26

      Traidores espoliadores da Nação

      Numa altura em que se pede a todos os portugueses que façam sacrificios, estes traidores insistem em manter os seus lucros, não interessa como, á custa da espoliação do recurso do País. Mas a culpa também é de quém os meteu lá!! São a classe politica que maiores responsabilidades tem! Para além de os ter metido no covil, também não faz nada! Olha para o lado..assobia para o lado. Pois é, isto está a pedir é sangue! O povo Português, nobre como já foi, está agora a ser semitizado por esses reles, que nem gastar o dinheiro sabem!!! Vamos todos revoltar-nos contra estes homens e mulheres, e fechar o ciclo de vez! Alguem com dinheiro, providencie uma resposta directa e eficaz, para arrancar estas ervas daninha que estão a properar na A.R. Vamos todos acabar com os politicos, como se fez na bastilha!

    9. Jóca anti-Sócras , Vaticano. EU. 16.04.2010 11:17

      Eu bem os Tramava !

      Quando se trata de dinheirinho Fresco... Vê-se logo onde estão os "Bons - Corações" ! Se calhar, até vão beijar a mão ao Pápa (meninos) !
      .
      .

Sem comentários: