A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 26, 2010

Deputadas do PS defendem fim das pontes e de 4 feriados


por  Sónia Peres Pinto, Publicado em 18 de Maio de 2010  


Eliminar 4 feriados e criar um novo é a proposta das deputadas do PS, Teresa Venda e Maria Rosário Carneiro para aumentar a produtividade em Portugal. 
.
As responsáveis defendem a eliminação de dois feriados religiosos: Corpo de Deus (móvel e comemora-se 60 dias após a Páscoa) e Todos os Santos (1 de Novembro) e dois civis: 5 de Outubro e 1de Dezembro. 
.
As deputadas propõem ainda a transformação do dia de Carnaval, da Liberdade, do Trabalhador e de Camões em feriado móvel para o dia útil mais próximo do fim-de-semana, assim como o feriado de 15 de Agosto e 8 de Dezembro. 
.
As responsáveis apostam ainda na criação de um novo feriado a 26 de Dezembro, que no entender das mesmas, deve ser considerado o Dia da Família
.
Segundo as deputadas, o objectivo desta proposta não tem como objectivo “ a redução do número de feriados passíveis de serem gozados por ano, uma vez que se consagra a mobilidade de alguns feriados quando coincidam com o fim-de-semana, mas antes imprimir ao tecido empresarial português maior competitividade permitida, desde logo, pela melhoria substancial da capacidade de planificação do desempenho da economia portuguesa”, adianta o documento.
.
O documento revela ainda que “a proposta que equacionamentos baseia-se na análise efectuada ao comportamento das economias europeias que estão entre os 10 países mais competitivos do mundo e o objectivo de atingir um número de dias de feriados públicos próximos de Espanha (10 feriados)”. 
.
Ao mesmo tempo, defendem a programação antecipada do gozo dos feriados, pontes e tolerâncias de ponto a conceder em cada ano e a sua publicação em diploma próprio
.
De acordo com as deputadas, Portugal conta com número de dias de férias e de feriados um pouco acima da União Europeia, acrescentando ainda que “o número de dias úteis de trabalho, esse número é afectado pela prática de pontes, e outras paragens que quebram a produtividade da indústria/ economia e releva para a variação da riqueza produzida em cada ano”.
.
Com esta proposta, as responsáveis acrescentam que "o gozo de 11 dias de férias não considerando os feriados municipais cria a possibilidade de gozo de 8 fins-de-semana de 3 dias e que permitirá organizar, de forma programada, períodos interessantes em termos de exploração do sector de turismo e organizar de forma mais eficientes os sectores de indústria e serviços".
.
.
[coelho+da+cartola.gif]




  • Ricardo Andrade Há 6 dias
    De acordo! Acabem-se com os feriados religiosos!
     



  • Acabar com o 5 de Outubro e com o 1 de Novembro? O dia da implantação da República e o dia em que corremos com a dinastia espanhola? tá tudo louco? acabem mas é com os feriados religiosos e deixem os feriados civis e históricos com factos reais em paz.

     



  • Rodrigo CS Há 6 dias
    Mas o país parar quase 3 dias porque vem cá o papa já faz sentido... (com todo o respeito que este deve ter).
      meu comentário



  • Hugo Pereira Há 7 dias
    e já agora o fim de futuras pontes sobre o Tejo
    Transfo



  • Raul Pais Há 7 dias
    Muito boa iniciativa! Deve passar a ser testada de imediato pelas deputadas, grupo parlamentar e governo, para confirmarem a bondade da medida... oops! talvez seja melhor não... ainda vão aumentar a produtividade daquilo que fazem... (palavra começada por M)
_____

.

Comentários no CM on line

  • Comentário feito por:JOSE PORTO
  • 18 Maio 2010
Ainda bem que há representantes do Povo que se preocupam com estas coisas no grave momento que o país atravessa!!! É, de facto, um grande contributo para a solução da crise retirar 4 feriados ao Zé Povinho... Ocupem-se a tratar de coisas sérias e dêem o exemplo !!!
  • Comentário feito por:Ernesto de la Serna
  • 18 Maio 2010
Mais quatro dias para lembrar aos desempregados o quanto úteis se sentem para a sociedade. Porreiro "pás"! Vão mas é trabalhar!
  • Comentário feito por:Tiago Raposeiro
  • 18 Maio 2010
Funcionárias governamentais: esperava-se alguma proposta de jeito? Deviam era cortar nas despesas que têm pagas por conta do zé povinho, como viagens para a familia e alojamento.
  • Comentário feito por:santos
  • 18 Maio 2010
COMO NINGUÉM AS CONHECE, ESTAS DUAS QUEREM DAR NAS VISTAS , MAS ESCOLHERAM A PIOR FORMA. É que para vós a 6.ª feira já faz parte do fim de semana ou pensam q andamos a dormir!!!!
.
_____
.


Comentários no Público on line
.

Comentários 1 a 2 de 2





  1. Anónimo , Sobreiros. 20.05.2010 15:45

    Corte Orcamental

    Acham mesmo que o feriado que corresponde á Restauracao da Independencia nao faz sentido???? Só mesmo quem nao preza a sua liberdade e a Indepencia do país faz tal comentário. O Carnaval como feriado já concordao!!! por favor! Tirao 4 feriados para criar mais um, para justificar usao o exemplo da vizinha Espanha. O que é que vem a seguir??? Porque nao tirar só dia de Natal, ( nao tem lógica comemorar uma data paga) poupa-se no subsidio de Natal e segue-se o exemplo dos paises árabes. E que tal!!!

    PM , PVarzim. 20.05.2010

    RE: Corte Orcamental

    Amigo, a religião hoje em dia são amendoins. A importancia do natal é social, dai a sua ideia de acabar com o natal, demonstra que voce sofre de alguma coisa... temos pena. O Dia da Restauração não é comemorado por ninguem. O Pais tem quase 1000 anos e não menos de 400. Logo faria mais sentido comemorar algo da fundação do pais, do que comemorar uma hipotetica restauração cujo objectivo é apenas desconfiança contra o pais vizinho, além de que esse feriado da ideia que Portugal pertenceu a Espanha. Além de que um feriado no verao, quando muita gente tem ferias e é tempo de calor é melhor que no inverno. Ou seja, estamos a juntar o util ao agradavel.




  2. Pedro , P.Varzim. 20.05.2010 10:13

    Uma ideia melhor e mais consensual

    Há feriados que já não se justificam como o Corpo de Deus, Sexta-Feira Santa, Imaculada Conceição ou a Restauração da Independencia. Em vez disso, o Carnaval deveria ser obrigatorio, O Dia da Batalha de Sao Mamede em vez do dia da Restauração. E, um terceiro feriado. para nós aqui, zona litoral norte, faz todo o sentido que a Segunda-Feira de Pascoa seja feriado, pois é aqui celebrado como o dia da familia. Logo o 2º feriado poderia ser dado como opção às autarquias... na minha opinião deveria ser ou a 2ª feira depois da Pascoa ou o dia 24 de Dezembro - vespera do natal, util para as pessoas! A segunda feira de pascoa nao quebra a semana, o carnaval é sempre declarado feriado e a vespera de natal está colada a outro feriado. Logo teria impacto positivo na economia, e as pessoas não ficavam chateadas com a perda de feriados.Quanto ao 26 de Dezembro demonstra a realidade alternativa em que os deputados vivem. Triste na minha opinião.
    .
    .
    _____

.
.

Sem comentários: