A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, maio 18, 2010

Grécia investiga bancos dos Estados Unidos








  
Papandreou quer saber se houve fraudes e falta de transparência 

JOHN KOLESIDIS/REUTERS
 
Por José Manuel Rocha

Primeiro-ministro Papandreou diz que vai olhar para o passado, de forma a perceber por que é que as coisas correram tão mal

Sujeita a um doloroso plano de austeridade, a Grécia tenta pôr ordem nas finanças públicas - enquanto nas ruas se sucedem manifestações de protesto - e anuncia uma investigação ao papel que os grandes bancos de investimento (principalmente norte-americanos) tiveram na eclosão da crise financeira.

O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro, George Papandreou, através de uma mensagem difundida pelos canais de televisão. O responsável político revelou que a investigação será conduzida pelo Parlamento helénico.

"Queremos olhar para o passado para perceber por que é que as coisas evoluíram na direcção errada. E pretendemos saber que tipo de práticas contribuíram para o descalabro nos mercados financeiros", defendeu Papandreou.

O chefe do Governo grego refere que há investigações semelhantes que estão a ser feitas nos Estados Unidos. Referia-se aos processos acusatórios abertos pela SEC (a "polícia da Bolsa de Nova Iorque) aos seis maiores bancos de Wall Street.

Existem suspeitas de que estas instituições, no período que antecedeu a crise, criaram fundos de investimento com activos relacionados com o crédito de alto risco (subprime) e, depois, fizeram apostas em como esses fundos iriam entrar em ruptura - o que, em muitos casos, acabou mesmo por acontecer.

"Há investigações similares nos Estados Unidos, com referência a fraude e falta de transparência. Há aqui uma grande responsabilidade [desses bancos]", afirmou Papandreou. O primeiro-ministro admite que possa vir a processar bancos que possam ter contribuído, com as suas práticas, para a crise de finanças grega - nomeadamente com operações sobre a dívida grega.

Recentemente, para ter acesso a um financiamento de 110 mil milhões de euros (do FMI e da União Europeia), o Governo grego teve que pôr em marcha um ambicioso plano de austeridades que prevê cortes do 13.º mês de ordenado e do subsídio de férias para os funcionários públicos, congelamentos salariais, aumentos de impostos e subida da idade de reforma dos 53 anos para os 65 anos.

Papandreou diz que a nova política do executivo começa a dar frutos, com a colecta de IVA a aumentar 10 por cento no primeiro trimestre, face ao período homólogo e os gastos do Estado a caírem 40 por cento.

O anúncio deste plano de auxílio à Grécia acalmou os mercados no início da semana passada, mas foi sol de pouca dura. Bolsa e mercado de dívida voltaram às quebras nos dias subsequentes, com receios de que a situação grega possa contagiar outros países do Sul e pelos impactos negativos que venha a ter sobre as perspectivas de crescimento económico.

Para agravar o cenário, a agência de notação financeira Moody"s anunciou ter revisto em baixa os ratings de nove bancos gregos, com um deles a receber a classificação E (lixo), a mais baixa que a empresa concede.
.
.

Sem comentários: