A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, maio 24, 2010

Parlamento: Rejeitada primeira moção de censura a Executivo minoritário

Manuel de Almeida/Lusa

Jerónimo de Sousa, do PCP, foi responsável pela primeira moção de censura ao actual Governo de Sócrates
   
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
.
"Eu preferia que o governo fosse derrubado, porque não sabem governar Portugal, não sabem o que o povo quer nem querem saber do que o povo quer, querem construir o TGV numa situação em que estão a lesionar os Portugueses com Impostos. Se eu pudesse dizer tudo, este espaço seria muito curto."
Che
.
22 Maio 2010 - Correio da Manhã

Partidos de direita seguram Governo

A continuidade de José Sócrates no Governo foi ontem assegurada pelos partidos de direita, com PSD e CDS-PP a absterem-se na votação da moção de censura ao Executivo, apresentada pelo PCP. O líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, considerou que esta votação formalizou a ‘aliança’ entre os social-democratas e o Governo mas prometeu que a censura ao actual Executivo vai continuar.
  • 22 Maio 2010
Por:Janete Frazão
.
'Esta moção de censura é oportuna porque dá resposta à ofensiva do Governo, do PSD e da política de direita, uma resposta que antes e depois deste debate, particularmente na manifestação do dia 29 de Maio, convocada pela CGTP, continua lá fora', garantiu Bernardino Soares na intervenção de encerramento do debate. Mais longe nas críticas à Direita foi o também deputado do PCP António Filipe: 'O PSD também está confrontado com esta moção', afirmou. 
.
Em defesa dos social-democratas, o líder da bancada laranja, Miguel Macedo, afirmou que o partido 'nunca será muleta do Governo', para esclarecer que o acordo serviu apenas para dar 'a mão ao País'. E deixou um recado ao Executivo: 'Este é um acordo que tem um prazo de validade, ele incide em medidas concretas para 2010, com consequências até 2011'. E assegurou: 'Seremos exigentes na avaliação da execução desse acordo.'
.
Já o líder do CDS-PP, Paulo Portas, centrou o ataque ao Governo nas contradições sobre o aumento de impostos, questionando o primeiro-ministro 'sobre o valor que dá à palavra dada'. 
.
Mas a abstenção do PSD e do CDS-PP, embora favorável ao Governo, não agradou a José Sócrates.'É preciso dizer que os partidos que se situam à direita neste hemiciclo, ao optarem pela abstenção, perdem uma oportunidade soberana pa-ra serem totalmente claros na recusa do oportunismo e da instabilidade política', considerou o primeiro-ministro, que acusou o PCP e o BE – que também votou favoravelmente a moção de censura – de 'irresponsabilidade' por quererem 'lançar o País numa crise política'.
.
PASSOS COELHO CONTRA ABERTUDA DE CRISE POLÍTICA
O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, justificou ontem a abstenção dos social-democratas na moção de censura ao Governo afirmando que 'o PSD não é um partido de apoio ao PS' e considerou inviável governarem juntos, pois os 'principais negociadores têm uma visão oposta'. 
.
O PSD entendeu que não tinha de 'estar a viabilizar a moção de censura' porque 'votar favoravelmente corresponderia a abrir uma crise política no País e não faz nenhum sentido abrir uma nesta altura', explicou o líder social-democrata. 
.
PORMENORES
.
ASSIS ATACA
O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, manifestou 'sérias dúvidas' sobre o empenho do PSD em apoiar as medidas do Executivo, colocando a hipótese de este ser 'puro oportunismo'.
.
VOTAÇÃO FINAL
A moção de censura do PCP ao Governo foi ontem rejeitada com os votos contra do PS, as abstenções do PSD e do CDS e os votos favoráveis dos comunistas, do BE e de Os Verdes.
.
_____
.

Abstenção de PSD e CDS

Chumbada moção de censura do PCP ao Governo

A moção de censura do PCP ao Governo foi esta sexta-feira rejeitada com votos contra do PS, as abstenções do PSD e CDS e os votos favoráveis dos comunistas, do Bloco de Esquerda e Os Verdes.
  • 21 Maio 2010 - Correio da Manhã
Esta foi a primeira moção de censura ao Governo minoritário de José Sócrates
..  
Para ser aprovada, uma moção de censura exige a aprovação da maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções (116) e implica a queda  do Governo.   
.
.
Pedro Catarino/Arquivo CM
Jerónimo de Sousas justifica medida com "rumo de desastre nacional"
.
COMENTÁRIO MAIS VOTADO
.
"Pois, o que está mal tem de s mudar. O governo está mal, a dar aos ricos, Biliões aos Bancos e agora a tirar aos pobres. Pois neste caso precisamos de quem defende o povo porque é o povo que manda e o povo quem o defende é o PCP. Não há democracia do povo, há democracia dos BURGUESES."
.
Che
22 Maio 2010
.
.

Sem comentários: