A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, maio 24, 2010

Marchas lentas a partir de amanhã contra introdução de portagens

Auto-estradas sem custo para o utilizador

23.05.2010 - 09:51 Por Lusa
As comissões de utentes contra a introdução de portagens nas Scut (auto-estradas sem custo para o utilizador) Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto manifestam-se a partir de amanhã, realizando marchas lentas em dias diferentes.
José Ferreira, da comissão de utentes da A29, afirmou à Lusa 
esperar a adesão de “algumas dezenas” de condutores na marcha de amanhã
José Ferreira, da comissão de utentes da A29, afirmou à Lusa esperar a adesão de “algumas dezenas” de condutores na marcha de amanhã (Paulo Ricca)


O protesto tem início amanhã, com a realização de uma marcha lenta dos utentes da Costa de Prata, na A29.

Segue-se na quarta-feira o desfile na A41/A41 (SCUT do Grande Porto), estando a última marcha programada para a Scut Norte Litoral, na A28, no dia 2 de Junho.

As comissões de utentes prometem manter os protestos até que o Governo recue na decisão de colocar portagens naquelas três Scut.

José Ferreira, da comissão de utentes da A29, afirmou à Lusa esperar a adesão de “algumas dezenas” de condutores na marcha de amanhã, que tem início em Coimbrões, Gaia, e terminará em Ovar/Norte.

“A situação [financeira] do país tem piorado a olhos vistos”, disse, acrescentando que aquela zona não tem vias alternativas, sendo desejável que o Governo “não avance” com o pagamento da via.

José Ferreira frisou também não perceber como é que vai ser cobrada a portagem, entendendo que “nada está ainda clarificado”.

Na sua opinião, caso as transportadoras se juntassem a este protesto dos utentes, o Governo recuava “sem dúvidas” nesta sua decisão.

Gonçalo Oliveira, do movimento de utentes da A41/A42, afirmou à Lusa que a marcha lenta que terá lugar na quarta-feira naquela Scut “será uma forma de os utentes manterem viva a sua indignação e demonstrarem a sua incompreensão” à introdução de portagens.

“Acreditamos que a nossa luta tem atrasado a introdução das portagens, apelando assim a todos os que estão do nosso lado a se juntarem neste novo desfile”, acrescentou.

Estas comissões alegam ser uma “injustiça” o Governo avançar com a introdução de portagens nestas Scut, uma vez que se localizam numa região que vive uma crise económica e social “mais profunda que a média do país”.

Apesar de já ter sido anunciado que a partir de 1 de Julho as Scut começam a ser pagas, as comissões de utentes acreditam que o governo “ainda está a tempo de reverter esta sua intenção”.
.
.

Sem comentários: