A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, maio 19, 2010

Moção de censura do PCP é dirigida ao Governo e PSD

 


PCP entregou texto na Assembleia da República

Público - 18.05.2010 - 16:10 Por Sofia Rodrigues
A moção de censura do PCP tem dois destinatários: o Governo e o PSD. “As medidas [do plano de austeridade] são também apoiadas pelo PSD”, justificou Bernardino Soares, líder parlamentar comunista, à saída de um encontro com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, em que o texto da moção foi entregue.
A proposta será discutida na sexta-feira 
A proposta será discutida na sexta-feira (Daniel Rocha)
.
“O Governo PS e o PSD estão juntos numa ofensiva brutal contra os portugueses e contra o interesse nacional”, lê-se no texto da proposta que será discutida na sexta-feira.

Questionado sobre o provável fracasso da moção, Bernardino Soares contra argumenta. “As moções não resultam só quando são aprovadas. O PS já apresentou moções a maiorias de direita”, disse o líder parlamentar comunista.
.
.


Texto vai ser debatido na sexta-feira

Sócrates considera moção de censura do PCP uma “irresponsabilidade total”

18.05.2010 - 13:05 Por Lusa, PÚBLICO
O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje “lamentável e condenável” a posição de “irresponsabilidade total do PCP” por ter decido apresentar uma moção de censura ao Governo.
Sócrates acusa o PCP de trabalhar não para "construir” mas 
“para destruir”  
Sócrates acusa o PCP de trabalhar não para "construir” mas “para destruir” (João Henriques)
 .
“É lamentável e condenável a posição de irresponsabilidade total do PCP. Num momento destes propor deitar o Governo abaixo não me parece a melhor solução para resolver qualquer problema em Portugal”, afirmou em conferência de imprensa, em Madrid.

O primeiro-ministro afirmou-se “habituado” a posições como estas por parte do PCP, considerando que nos últimos 30 anos os comunistas “nunca trabalharam para construir, para o diálogo ou para o compromisso” mas sempre “para destruir”. “Esta acção política está na linha do que têm sido estes 30 anos do PCP. Sempre que o PS está no governo o PCP acha que sua missão histórica é que esse governo acabe. Fazer da acção política um exercício tão sectário contra o governo não ajuda nada” sublinhou.

Sócrates defendeu que “o país precisa de partidos com posições construtivas e responsáveis que respondam ao interesse do país e não apenas à sua agenda política e táctica”.

Para José Sócrates a decisão do PCP é “reveladora de grande irresponsabilidade”. “Ninguém entende em Portugal que possa representar um contributo que seja para resolver qualquer problema do país. É sectária”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre qual pensa que vai ser a posição do PSD, maior partido da oposição, Sócrates remeteu essa questão para os sociais-democratas. “Não me compete a mim pronunciar. Compete ao PSD”, disse.

O PCP vai apresentar esta tarde uma moção de censura ao Governo na Assembleia da República, seguindo uma decisão tomada ontem em reunião do Comité Central. A moção de censura - a primeira enfrentada pelo governo minoritário de José Sócrates – vai ser discutida na sexta-feira.
.
.

Texto vai ser debatido na sexta-feira

URL desta Notícia

http://publico.pt/1437723

Comentário + votado

Lamentável e condenável

é a irresponsabilidade dos que alegremente endividaram o país de forma alucinante; dos ...
Sem Papas na Língua
18.05.2010 16:35

Comentários 1 a 10 de 70

  1. AlbinoCosta . 19.05.2010 00:44
    Via PÚBLICO

    É só asneira!

    Quando o Sócrates abre a boca, ou sai asneira, ou entra mosca. O pior, é que já estamos habituados, fartos e cansados de tanta asneira. Deixa lá entrar as moscas, homem.
  2. Karluz . 18.05.2010 20:38
    Via PÚBLICO

    quem vier atrás que feche a porta....

    Tem toda a razão o "socas", já não há muito para tirar. Dá pelo menos para rapar os tachos...
  3. Sem Papas na Língua . 18.05.2010 16:35
    Via PÚBLICO

    Lamentável e condenável

    é a irresponsabilidade dos que alegremente endividaram o país de forma alucinante; dos que promoveram a desindustrialização, com a destruição do tecido produtivo nacional e a liquidação de sectores inteiros da economia (construção naval, siderurgia, pescas, metalurgia pesada, etc.); dos que restabeleceram em Portugal o capitalismo monopolista e financeiro; dos que depauperaram os trabalhadores piorando drasticamente a repartição do rendimento nacional; dos que defenderam e defendem projectos ruinosos como a construção de estádios, um aeroporto inútil e auto-estradas sem movimento; dos que em coligação governativa tentam disfarçar o descalabro e agravar ainda mais a situação; dos que têm vindo a amanhar-se em proveito próprio e suas clientelas partidárias. E também aos mentirosos compulsivos que desde falsos cursos até manobras ocultas tudo têm feito para arruinar o país.
  4. Sem Papas na Língua . 18.05.2010 16:19
    Via PÚBLICO

    Condenável

    a censura que alguém no jornal Publico fez ao meu último comentário! Senhores jornalistas do Publico das duas uma: ou se sentem ofendidos por chamar mentiroso ao sr. Sócrates e denunciar o que de mal a governação do centrão tem feito ao nosso país ou então ou alguém perfeitamente conotado com o actual (des)governo está por aí atento ao que cada um de nós escreve.
  5. zesx . 18.05.2010 16:15
    Via PÚBLICO

    Apaguém lá todos os comentários...

    A PIDE do público continua a fazer vítimas nos comentários. Apaguem lá mais este amostras de jornalistas vendidos à mama do poder. Devem ter faltado às aulas sobre a imparcialidade e depois dão jornalistas assim...
  6. Serras , Portugal. 19.05.2010 00:37

    Irresponsabilidade total.

    A irresponsabilidade total é da responsabilidade do PS, quando permitiu recandidatar Sócrates para Primeiro Ministro. Ainda houve alguns simpatizantes do PS que votaram nas promessas so Sr. "Engenheiro" convencidos que desta vez eram para cumprir.Aí está, mais uma vez, a confirmação de que temos sido governados por um mentiroso compulsivo, demagógico, arrogante, enfim todos os defeitos de que um ministro não necessita. Critica a oposição não construtiva, na opinião dele, mas o PS tem-se limitado a seguir os apoios da "oposição" que segue as suas políticas de direita e que, em 30 anos, criaram dificuldades sempre aos mesmos; ao País, aos trabalhadores e aos pequenos empresáros. Esta moção de censura servirá certamente para clarificar algumas águas, embora não acredite que o Governo caia. Pedro Passos Coelho, quando era opositor de M.Ferreira Leite, dentro do seu próprio partido, pelas denúncias que ela fez sobre o estado da nossa eonomia, depois de eleito Presidente do PSD, deu imediatamente a mão ao seu "irmão" Sócrates, apoiando as suas políticas e predispondo-se a agravá-las, tudo em nome do sentido de Estado e salvaguarda da Pátria. Esqueceu depressa as promessas feitas aos ...
  7. Sousa da Ponte , UK. 18.05.2010 22:29

    Ó prémio do má governo

    Estes xuxas da treta governaram que nem uns cepos e agora como prémio por esse mau governo pretendem evitar os incomodos de uma moção de censura. Na mesma ordem de ideias também poderiamos, se a situação piorar o suficiente, dispensar o PS do incomodo das eleições. Afinal "Num momento destes substituir o partido no Governo não me parece a melhor solução para resolver qualquer problema em Portugal"
  8. atonito , porto. 18.05.2010 20:06

    Exame Previo

    Não se percebe como jornalistas que seria suposto serem garantes de liberdade de imprensa,pilar essencial da nossa Democracia estarem agora diariamente a copiar as piores práticas do antigo regime como o Exame Previo.Inacreditável.Comentar no Publico para quê ? Se não é livre o que se pode escrever,também obviamente não é livre o que se lê ou deixa de ler.Não vale a pena.
  9. PJMA , Pinhel. 18.05.2010 18:00

    Coitadinho !

    Coitadinho do Sr. Sócrates, ninguém lhe pode dizer nada que fica logo amuado !. Quando será que correm com este fascista do poleiro ?
  10. Luis , Almada. 18.05.2010 17:15

    A taxa reduzida do IVA incide

    ... sobre diversos produtos para alimentação humana, incluindo: cereais e preparados à base de cereais; carnes e miudezas comestíveis, frescas e congeladas; peixe fresco (vivo ou morto), refrigerado, congelado, seco, salgado ou em salmoura e conservas de peixes; leite e lacticínios, ovos de aves; azeite, banha e outras gorduras; frutas frescas, legumes e produtos hortícolas (frescos ou refrigerados, secos ou desidratados); Água, incluindo a de nascente e as águas minerais, bem como o aluguer de contadores; Jornais, revistas e outras publicações periódicas e não periódicas, consideradas de natureza cultural, educativa, recreativa ou desportiva; Diversos produtos farmacêuticos e similares e respectivas substâncias activas listadas na lei; Aparelhos ortopédicos, cintas médico-cirúrgicas e meias medicinais, cadeiras de rodas e veículos semelhantes para deficientes, aparelhos, artefactos e demais material de prótese, lentes para correcção da vista e calçado ortopédico, desde que prescrito por receita médica, etc., Quer a lista completa?

Sem comentários: