A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, maio 09, 2010

O Avesso e o Direito O gravador

Os jornalistas, ao contrário do que pensa a maioria deles, não são ungidos do Senhor a cumprirem a missão de noticiar a verdade. Têm virtudes e defeitos, como toda a gente e na medida de toda a gente. E são tão parciais ou tão imparciais também como toda a gente.
  • 0h30 - Correio da Manhã 2010.05.09
Por Magalhães e Silva, Advogado
.
Vem isto a propósito da indignação pelo ataque à imprensa livre que acompanhou o censurável gesto do deputadoc quando se apossou dos dois gravadores dos jornalistas que o entrevistavam.
.
Ilustrativo é que não tenha sido acompanhada de idêntica indignação a pergunta INFAME – sublinho com maiúsculas, INFAME – que antecedeu o gesto: "Um desses azares foi – mais uma vez sublinho que não foi arguido em nada, penso até que não foi investigado – a questão dos boatos de pedofilia, nos Açores, em 2003?".
.
Para esta pergunta, cuja insídia dispensa outros comentários, Eça já tinha dado solução quando põe na boca de João da Ega, referindo-se ao Dâmaso Salcede: "Ou diz que estava bêbado, ou leva bengaladas."
.
A liberdade de imprensa não foi tocada por este triste episódio. Mas a credibilidade dos jornalistas fica em risco quando um deles, à boleia de uma pergunta, reedita uma calúnia.
.
.

Sem comentários: