A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, maio 13, 2010

Taxa adicional de IRS vai vigorar até ao fim de 2011




Aumento do IRC só para lucros acima de dois milhões
13.05.2010 - 15:02 Por Paulo Miguel Madeira

O primeiro-ministro anunciou no final de Conselho de Ministros de hoje as novas medidas para redução do défice do Estado, onde se cria uma taxa adicional de IRS de um a 1,5 por cento, e de IRC de 2,5 por cento, para as empresas com lucros acima de dois milhões de euros.
<p>José Sócrates falava no final do Conselho de 
Ministros</p>
José Sócrates falava no final do Conselho de Ministros
 (Miguel Manso/arquivo)

José Sócrates enfatizou que estas medidas vão permitir uma descida adicional do défice face ao que estava previsto no PEC e disse que este é um “esforço absolutamente indispensável” que pede aos portugueses até ao final de 2011 – prazo durante o qual está previsto que estas medidas se mantenham em vigor.

A sobretaxa no IRS será de um por cento até ao terceiro escalão do IRS e de 1,5 por cento a partir do quarto escalão. É também introduzida uma sobretaxa de 1,5 por cento para todas as taxas liberatórias de IRS.

Haverá também a já antecipada redução dos salários dos políticos em cinco por cento, bem como dos gestores de empresas públicas, e redução das transferências para o sector empresarial do Estado. As autarquias e regiões autónomas também serão afectadas, anunciou o primeiro-ministro.

Antes do início da conferência de imprensa do Governo, foi dito aos jornalistas presentes no local que haveria uma declaração sem direito a perguntas, à excepção de uma por cada cadeia de televisão. Quando terminou a sua intervenção, o primeiro-ministro disse no local aos jornalistas estar à “disposição para as perguntas que entenderem fazer”.

As novas medidas de austeridade hoje anunciadas juntam-se à antecipação para 2010 de medidas do PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) previstas para 2011, com o objectivo de acelerar o reequilíbrio das contas públicas.
.
.

Sem comentários: