A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 03, 2010

Dia a Dia - Flagelo Social, por Armando E. Pereira

Dia a dia

Flagelo social

O desemprego oficial bateu um novo recorde: 10,8% da população activa. O Governo, através do secretário de Estado Valter Lemos, veio dizer que os dados do Eurostat estão errados. Mesmo se o Governo estivesse certo é uma questão bizantina fazer uma guerra por algumas décimas, quando o exército de desempregados é tão numeroso.
  • 02 Junho 2010 - Correio da Manhã
Por:Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto 
.
É verdade que os números do Eurostat não correspondem à realidade deste flagelo. A taxa real é bem superior àquilo que dizem as estatísticas. Serão mais de 700 mil sem emprego nem esperança e a maior parte das pessoas não recebe subsídio de desemprego. São centenas de milhares com mais de quarenta anos, sem emprego há mais de um ano, alguns dos quais não têm esperança de voltar a encontrar trabalho. Demasiado novos para a reforma estão condenados a um limbo social. 
.
São também milhares de jovens, mais de 50 mil com curso superior, que quando encontram trabalho não corresponde às suas expectativas, nem formação, e com salários na bitola dos 500 euros brutos.
A anemia económica ainda vai aumentar este exército de excluídos. Mesmo que a economia suba 1%, o desemprego não baixa. E em Setembro quando fecharem os bares de praia, os hotéis dispensarem mais pessoas, Portugal viverá uma situação de emergência social. Senhor secretário de Estado, é verdade que as estatísticas mentem. A realidade é muito pior.
.
.

Sem comentários: