A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 03, 2010

Pão e Circo ! - Passivo dos grandes passa os mil milhões


João Trindade/Record
Clubes geridos por Bettencourt, Vieira e Pinto da Costa têm passivo superior ao preço de construção da ponte Vasco da Gama
 
Devedores: Além do passivo das SAD, clubes têm outras empresas com dívidas elevadas

Passivo dos grandes passa os mil milhões

Benfica é responsável pela maior fatia do passivo, que ultrapassa os 450 milhões de euros. Segue-se o Sporting, com 310 milhões, e o FC Porto, com cerca de 240 milhões de euros.
  • 02 Junho 2010 - Correio da Manhã
Por:Hugo Real
.
O passivo dos chamados três grandes do futebol português já é superior a mil milhões de euros. O Grupo SL Benfica (que inclui a SAD, Benfica SGPS e Benfica Clube) lidera este ranking, com um valor total de 452 milhões de euros. Segue-se o Sporting, com 310 milhões, e o FC Porto, com 239,2 milhões de euros.
.
Nas contas publicadas esta semana, o Benfica revelou que o passivo da SAD (que agora inclui a Benfica Estádio) é de 341,9 milhões de euros. Mas a este valor é ainda necessário somar o passivo das outras empresas do grupo. De acordo com o documento de reestruturação financeira do Grupo SL Benfica, enviado à CMVM a 9 de Dezembro de 2009, o passivo do Benfica Clube, após a conclusão deste processo, era de 78 milhões de euros, e o da Benfica SGPS era de 32 milhões. Contas feitas, o passivo total é de 452 milhões. 
.
Já a SAD do Sporting apresentou um passivo de 144,1 milhões de euros. No entanto, e segundo apurou o CM, as restantes empresas do grupo apresentam um passivo próximo dos 165 milhões de euros, o que eleva o total para os 310 milhões.
.
A melhor situação parece ser a do FC Porto. A SAD revelou que a 31 de Março tinha um passivo de 151,9 milhões de euros. Ao que o CM apurou, a este montante é ainda necessário somar as dívidas do Clube e da EuroAntas, que no final da época passada eram de 36,9 milhões e de 50,4 milhões, respectivamente. Assim, o passivo total do Grupo FC Porto será de 239,2 milhões de euros.
.
Contactado pelo CM, o Benfica remeteu uma reacção para as declarações de Domingos Soares Oliveira à Rádio Renascença. O Sporting guarda os comentários para depois de concluído o processo de reestruturação financeira. Até ao fecho desta edição, não foi possível obter comentários por parte do FC Porto. 
.
CONTAS NO VERMELHO
.
           Passivo grupo*      Passivo SAD*
Benfica        452                   341,9
Sporting      310                    144,1
FC Porto     239,2                  151,9
TOTAL
Passivo dos grupos: 1001,2
Passivo das SAD: 638
*Valores em milhões de euros  
.
BENFICA RELATIVIZA NÚMEROS
Domingos Soares Oliveira, administrador financeiro da SAD do Benfica, não está preocupado com os 22,8 milhões de prejuízo que o clube registou até 31 de Março deste ano, nem com a dimensão do passivo. 'É um prejuízo que traduz a aposta no futebol, em detrimento do resultado económico', disse à Rádio Renascença. O administrador do Benfica mostrou ainda confiança numa melhoria a curto prazo dos resultados do Benfica, devido às receitas pela presença na Liga dos Campeões e à renegociação do contrato de direitos televisivos.
.
JOGADORES RECEBERAM 75 MILHÕES
Nos primeiros nove meses desta época, os três grandes gastaram 75,3 milhões de euros em custos com pessoal, dos quais a maior fatia vai para o pagamento a jogadores. O FC Porto, apesar de diminuir estes custos em dois milhões, foi o que mais gastou, com 31 milhões. Já o Benfica gastou mais 1,1 milhões, para um total de 27 milhões. O Sporting, por seu turno, reduziu a despesa em 850 mil euros, para um total de 17,3 milhões. 
.
Neste período, os três clubes apresentam uma situação operacional deficitária. Ou seja, gastam mais do que recebem. O FC Porto obteve receitas de 47,2 milhões e custos de 48,6 milhões. O Benfica encaixou 46,4 milhões e gastou 46,9. A maior diferença pertence ao Sporting, que gastou quase 30,6 milhões e recebeu menos de 27,7 milhões. 
.
No total, os três grandes obtiveram receitas de 121,3 milhões de euros, tendo gasto mais de 126 milhões. 
.
Uma situação que prova que dificilmente os clubes podem ter resultados positivos sem recorrerem à venda de jogadores.
.
Ainda assim, e apesar de apresentarem grandes passivos, os três grandes contam com activos importantes que equilibram os números. Segundo apurou o CM, os activos do Grupo SL Benfica estão avaliados em cerca de 441,7 milhões de euros, sendo que deste valor 347,3 milhões dizem respeito aos activos da SAD. Já os activos do Grupo FC Porto valem aproximadamente 457,5, divididos entre a SAD (185,4), Clube (142,2) e EuroAntas (129,9). 
.
Do lado do Sporting, o activo da SAD é de 113,2 milhões de euros. Até ao fecho desta edição não foi possível apurar o total do activo das restantes empresas do grupo. 
.
UEFA AVANÇA COM 'FAIR-PLAY' FINANCEIRO
A UEFA decidiu avançar com as medidas do ‘fair-play’ financeiro, um regulamento que estipula que para aceder às competições europeias os clubes não podem ter despesas superiores às receitas. A medida, que entrou ontem em vigor, vai ser imposta a partir da época 2013/2014, sendo que na época seguinte já deverá produzir efeitos.
.
PORMENORES
.
BENFICA
A SAD dos encarnados fechou os primeiros nove meses da época 2009/2010 com um prejuízo de 22,8 milhões de euros, mais 4,4 milhões que nos mesmos meses da temporada anterior. 
.
SPORTING
O prejuízo da SAD do Sporting cresceu 58% até 31 de Março, atingindo os 14,8 milhões de euros. Neste período, as receitas do clube caíram mais de dez milhões de euros, para um total de 27,7 milhões. 
.
FC PORTO
A SAD do FC Porto foi a única a obter lucro nos primeiros nove meses da época, atingindo os 10,7 milhões de euros.O clube diminuiu também os custos com pessoal em dois milhões.
BENFICA É O MAIS VALIOSO
O valor contabilístico do plantel do Benfica era, a 31 de Março, de 82,8 milhões de euros (menos 500 mil euros que em 2009). Um montante bastante inferior ao real valor do total dos jogadores encarnados devido ao método de cálculo que a CMVM obriga os clubes a utilizarem.   
.
PORTO VALORIZA PLANTEL
No final do terceiro trimestre desta temporada, o plantel do FC Porto estava avaliado em 67,7 milhões de euros, o que significa uma valorização de 7,2 milhões face à mesma data do ano anterior. Um reforço conseguido com a contratação de jogadores como Radamel Falcão.  
.
SPORTING VALE MENOS
De entre os três grandes, o plantel do Sporting é o que vale menos. De acordo com os dados enviados à CMVM, os jogadores dos leões valem um total de 37,2 milhões de euros, o que representa uma valorização de quase 11 milhões de euros face aos mesmos meses da temporada passada.   
.
SPORTING AGRAVA SITUAÇÃO DE FALÊNCIA TÉCNICA
O Sporting fechou os primeiros nove meses da época 2009/2010 com capitais próprios negativos de 30,8 milhões de euros, uma situação que coloca o clube numa situação de falência técnica (devido ao artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais). Para resolver esta questão, o clube está a trabalhar num plano de reestruturação financeira que inclui a passagem da Sporting Património e Marketing para a SAD e a emissão de 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis. Para tal, José Eduardo Bettencourt está a negociar com o BCP e o BES, os principais credores do clube. Caso consiga este encaixe, o Sporting irá reduzir os seus níveis de dívida, aumentando a capacidade de investimento no futebol. 
.
BOLLATI: FINANCIA FALCÃO
A venda de parte do passe de Bolatti serviu para a SAD do FC Porto receber os 40% que faltavam do passe de Falcão. Além disso, o clube recebeu mais 1,4 milhões da Fiorentina pelo argentino
.
ADRIAANSE: RENDE 2,5 MILHÕES
O FC Porto recebeu 2,47 milhões de euros pela rescisão de Co-Adriaanse e do seu adjunto. O montante global, decidido pelo Court of Arbitration for Sport, foi revelado à CMVM 
.
FUNDO: GANHO DE 23,6 MILHÕES
A criação do Benfica Stars Fund gerou um ganho para a SAD encarnada superior a 23,6 milhões de euros. No total, o clube vendeu parte dos passes de 17 jogadores a este fundo
.
.

Sem comentários: