A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 14, 2010

Aviação: Google compra software de venda de bilhetes


4/7/2010

A Google comprou uma das maiores empresas de software de aviação, a ITA Software, por 700 milhões de dólares (cerca de 559 milhões de euros) e prepara-se para concorrer com gigantes como a Amadeus e a Travelport. O objetivo é disponibilizar aos utilizadores um portal onde possam obter informação sobre bilhetes de avião.

A integração da ITA, criada em 1996 por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é crucial, uma vez que a empresa é especializada no tratamento e cruzamento de dados relativos a preços e disponibilidade de voos.

Apesar de não estar ao alcance dos clientes, é dela que se socorrem as agências de viagens, portais de comparação de preços e até companhias de aviação, entre as quais a TAP, quando precisam de informação para calcular o valor dos bilhetes.

Citado pelo jornal britânico The Guardian, Eric Schmidt, presidente executivo da Google, disse que "a ITA abre oportunidades extraordinárias, criando uma nova forma para os utilizadores encontrarem informação de voo mais facilmente".

A empresa norte-americana acredita que há espaço no mercado para crescer, porque, de acordo com as suas estimativas, "metade dos bilhetes de avião já são comprados pela Internet".

Os portais de viagens ganham assim um concorrente de peso, com acesso privilegiado à informação que estes utilizam diariamente para interagir com os consumidores.

As apreensões persistem, apesar da Google já ter assegurado que não pondera vender diretamente bilhetes de avião aos consumidores.

As entidades reguladoras norte-americanas deverão agora pronunciar-se sobre os impactos deste negócio no mercado. Só o aval das autoridades permitirá à Google entrar no setor da aviação. 
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http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=2204&ParentId=6
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Compra aguarda por aval das autoridades

Google entra no negócio da aviação

02.07.2010 - 11:27 Por Raquel Almeida Correia

Tecnológica norte-americana comprou empresa que presta serviços a agências de viagens e transportadoras aéreas por 599 milhões de euros.
<p>Guerra com a Microsoft intensifica-se</p>
Guerra com a Microsoft intensifica-se
 (PEDRO MELIM)


A Google vai estrear-se no negócio da aviação. Comprou uma das maiores empresas de prestação de serviços do sector, a ITA Software, por 700 milhões de dólares (cerca de 559 milhões de euros) e prepara-se para concorrer com gigantes como a Amadeus, a Expedia e a Travelport, noticiou o Guardian.

A ideia é disponibilizar aos utilizadores um portal de viagens, onde possam obter informação sobre bilhetes de avião. A integração da ITA, criada em 1996 por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) é crucial, uma vez que a empresa é especializada no tratamento e cruzamento de dados relativos a preços e disponibilidade de voos, entre outros.

Apesar de não ser conhecida pelos consumidores, é a ela que recorrem agências de viagens, portais de comparação de preços e até companhias de aviação, de entre as quais a portuguesa TAP, quando precisam de informação para fixar o valor dos bilhetes, por exemplo.

Esta compra pressupõe um investimento de 700 milhões de dólares (o equivalente a 559 milhões de euros) e significa uma expansão dos serviços prestados pela Google, que descreveu este novo passo como "pró-competitivo" e "pró-consumidor".

Eric Schmidt, presidente executivo da tecnológica norte-americana, afirmou que "a ITA abre oportunidades extraordinárias [para a Google], criando uma nova forma para os utilizadores encontrarem informação de voo mais facilmente".

Este negócio vai colocar a Google e a Microsoft novamente em confronto, uma vez que o rival já se antecipou, com a criação do portal Bing Travel, que também presta informação e possibilita a reserva de voos.

Ainda assim, a empresa norte-americana acredita que há espaço no mercado para crescer, porque, de acordo com as suas estimativas, "metade dos bilhetes de avião já são comprados pela Internet".

Quem se tem mostrado mais apreensivo com esta aquisição são os portais de viagens, que ganham um novo concorrente de peso, que terá acesso privilegiado à informação que utilizam diariamente para interagir com os consumidores.

No entanto, a Google já assegurou que, para já, não pondera vender directamente bilhetes de avião aos consumidores.

Os reguladores norte-americanos deverão agora pronunciar-se sobre os impactos deste negócio no mercado, avaliando se poderá influenciar negativamente a livre concorrência. Só o aval das autoridades permitirá à tecnológica entrar no sector da aviação.


Notícia corrigida às 17h33

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