A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 31, 2010

Mercado dos cruzeiros navega de vento em popa

Turismo: Número de passageiros por ano a nível mundial já ultrapassa os 14 milhões
Pedro Catarino
Neste elegante espaço de três andares, os passageiros podem tomar o pequeno-almoço e o jantar. A Royal Promenade (à direita) é como um enorme centro comercial no interior do navio.
O segundo maior paquete do Mundo, o ‘Independence of the Seas’, passou ontem por Lisboa, com mais de 3600 passageiros a bordo. O navio partiu de Southampton a 17 de Julho e já escalou Cádiz, Cagliari e Livorno, rumando agora a Vigo, antes de regressar a Inglaterra. Indiferente à crise, este é o segmento de turismo com maior pujança, prevendo-se um crescimento de 6,4 por cento este ano, com o total de passageiros a atingir os 14,3 milhões.
  • 29 Julho 2010 - Correio da Manhã
Por:Bernardo Esteves
.
'É caro mas a oferta é tanta e está tudo tão bem organizado que vale a pena', disse ao CM Tony Curtis, de 53 anos, empresário de Newcastle, que faz o primeiro cruzeiro, com a mulher, Ilona, e a filha Leah. A família pagou 5044 euros por uma cabina exterior. O preço inclui tudo menos bebidas engarrafadas (uma cerveja custa quatro euros), o Spa e os restaurantes exclusivos.
.
Num cruzeiro de 14 noites, os preços por pessoa vão dos 1780 euros (cabina interior) aos 3548 (suite). O navio tem teatro, pista de patinagem no gelo, discoteca com dois pisos, parede de escalada, ginásio, cabeleireiro, biblioteca e infantário. A piscina com simulador de ondas é outra atracção. Ontem, os melhores jovens portugueses praticantes de bodyboard experimentaram-na, numa prova ganha por Luísa Almeida, de 18 anos.
.
O paquete produz seis toneladas de água fresca por hora e nada é deitado ao mar, sendo o lixo separado e reciclado. Lisboa começa a ser um destino de eleição, tendo recebido no ano passado 415 mil passageiros de cruzeiros, um crescimento de 27 por cento face a 2008. 'Aquela ideia de que o cruzeiro é uma coisa para a terceira idade acabou. Hoje é um produto para as famílias', diz Fernando Borges, da Melair, que representa em Portugal a Royal Caribbean, dona de 21 navios, entre eles o maior do Mundo, o ‘Oasis of the Seas’.
.
PORTUGUESA TRABALHA A BORDO
Ivone Brites, de 29 anos, empregada de mesa no ‘Independence of the Seas’, aproveitou a escala em Lisboa para ver o filho Cláudio, de 8 anos. 'Tive de fazer um pedido especial para a família me vir visitar', contou ao CM esta moradora em Alverca, que trabalha no navio há duas semanas. 'Há cinco anos estive no ‘Mariner of the Seas’ e cheguei a ficar um mês sem ver a família. Agora assinei contrato por sete meses e venho a Lisboa de 15 em 15 dias.' O salário, que ronda os dois mil euros, compensa o sacrifício. A bordo só há 'mais cinco portugueses', mas em breve poderão ser seis porque o marido de Ivone, Rui Damião, instrutor de ginásio, está a tentar juntar-se à esposa no navio.
  •  

Sem comentários: