A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 07, 2010

Portugal - Mais de 600 mil desempregados

Eurostat: Taxa de desemprego atinge novo máximo

Domingo, 26 de Julho na "Domingo" com o Correio da 
Manhã

José Sena Goulão/Lusa
Governo acabou, nesta semana, com medidas excepcionais que apoiavam os desempregados

Um dia após o Governo ter acabado com as medidas extraordinárias anticrise, a taxa de desemprego atingiu novos máximos históricos em Portugal, que, pela primeira vez, conta com mais de 600 mil desempregados.
  • 03 Julho 2010 - Correio da Manhã
Por:Janete Frazão/A.C.V.
.
Segundo dados do Eurostat, a taxa de desemprego subiu um ponto e meio em Portugal face a Maio de 2009, tendo atingido os 10,9%. Este novo crescimento registou-se num mês em que as taxas médias da zona euro e da União Europeia (UE) a 27 se mantiveram inalteradas face a Abril, 10% e 9,6%, respectivamente.
.
Portugal mantém, assim, a quarta taxa de desemprego mais elevada da UE, numa tabela liderada pela Letónia (20%, dados referentes ao primeiro trimestre). A Espanha mantém também uma das taxas mais elevadas, embora tenha registado uma ligeira queda (19,9% em Maio, contra 19,7% em Abril).
.
Para o ministro da Economia, Vieira da Silva, os valores avançados pelo Eurostat são "estimativas", pois os dados oficiais só são conhecidos em Agosto. Mais confiante, José Sócrates admite que o crescimento do desemprego vai abrandar no Verão, motivado pelo crescimento económico verificado no primeiro trimestre de 2010. 
.
O Presidente da República reconheceu que a taxa portuguesa "é muito elevada" e defendeu a aposta na competitividade das empresas para reduzir estes números.
.
Da parte dos sindicatos, a UGT alertou para a falta de investimento privado e a CGTP apelou ao regresso das medidas excepcionais. 
.
No Parlamento, PS e PSD votaram contra a tentativa do PCP, BE e CDS-PP de reverter a eliminação destas medidas. 
.
.

Sem comentários: