A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 31, 2010

Trabalho: Taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 10,8 por cento

Luís Duarte
Jovens continuam a não conseguir um emprego



Trabalho: Taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 10,8 por cento

Dois em dez jovens no desemprego

Desemprego no País recua uma décima, mas continua em máximos históricos. Portugueses com menos de 25 anos são os mais afectados.
  • 0h30 Correio da Manhã 2010 07 31
Por:Pedro H. Gonçalves
Portugal continua com uma taxa de desemprego acima da média da União Europeia e, entre os jovens, o cenário continua negro. Dois em cada dez portugueses com menos de 25 anos não tem trabalho.
.
Os números do Eurostat ontem revelados apontam para uma taxa de desemprego em Portugal, em Junho, de 10,8 por cento, uma diminuição aplaudida pelo Governo de 0,1 por cento face ao mês anterior. Mas em termos homólogos, ou seja, no mesmo mês de 2009, os dados revelam uma subida da taxa de desemprego de 9,7 para 10,8 por cento. A média da UE a 27 fixa-se nos 9,6 por cento.

Os jovens continuam a ser os mais castigados com a falta de emprego. A taxa fixou-se nos 21,5 por cento no mês de Junho. Apesar de ser um recuo de quatro décimas face a Maio, o Eurostat revela que, em Junho de 2009, a taxa de desemprego entre os jovens era mais baixa: 19,6 por cento. A tendência revelada pelos números do Instituto Nacional de Estatística mostra que há cada vez mais jovens licenciados no desemprego.
.
Para o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, 'a questão do desemprego não traz muita novidade. Como sabe, o desemprego tem efeitos sazonais que são perfeitamente antecipáveis. Nós sabemos que, durante o Verão, o desemprego tende sempre a ser mais baixo e o emprego sazonal a ser um pouco mais elevado'.
.
Para o PCP, o emprego temporário de Verão é a causa para esta 'descida insignificante' na taxa de desemprego do País.
.
'BOA NOTÍCIA', DIZ O GOVERNO
O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, considerou ontem que a inversão da tendência da taxa de desemprego é uma 'boa notícia' para Portugal. 
.
'Naturalmente, ainda continuamos com taxas de desemprego elevadas, mas, neste caso, o sentido da tendência é o que importa referir', disse o secretário de Estado. O recuo de 0,1 por cento dá 'bons sinais' ao País, porque Portugal 'deixa, assim, de estar a subir para estar a descer' em termos de desemprego estimado pelo Eurostat. 
.
.

Sem comentários: