A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, setembro 27, 2010

Juros do crédito à habitação voltaram a subir em Agosto

Tendência tem ainda reflexos limitados no valor das prestações
27.09.2010 - 11:17 Por Paulo Miguel Madeira
A taxa de juro média implícita nos créditos à habitação voltou a subir em Agosto, mas muito ligeiramente, para 1,840 por cento, o que representa mais 0,023 pontos percentuais do que em Julho, segundo os dados divulgados hoje pelo INE.

Esta foi a segunda subida mensal consecutiva, depois de ano e meio de reduções ininterruptas. Em Julho, os juros implícitos subiram para 1,817 por cento, depois de em Junho terem atingido um mínimo de 1,803 por cento.

Estas subidas são ainda bastante ténues e não implicaram grandes alterações nas prestações em vigor, sobretudo se atendermos ao pico que os juros implícitos atingiram em Dezembro de 2008, nos 5,977 por cento.

O valor médio da prestação vencida em Agosto foi de 252 euros, o que representa apenas mais um euro do que em Julho.

O efeito da subida dos juros é maior nos contratos mais recentes, reflexo de no início do contrato os juros pesarem geralmente mais e das maiores margens (spreads) que são agora aplicadas pela banca.

Os contratos celebrados nos últimos três meses registaram uma taxa de juro implícita de 2,174 por cento em Agosto, superior em 0,059 pontos percentuais à de Julho. A prestação média desses contratos fixou-se em 307 euros, a que correspondeu um aumento mensal de oito euros face a Julho.
.
.

Sem comentários: