A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, outubro 08, 2010

O saque de Ali Bábá e os 400 Ladrões Golpistas

.

UNCLE_SAM_by_Mr_Vengence

Orçamento do Estado

Corte nos salários da função pública gera poupança máxima de 800 milhões

08.10.2010 - 17:40 Por Nuno Sá Lourenço, Raquel Martins


O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, concretizou hoje os valores da poupança que estima vir a atingir com as medidas de austeridade anunciadas a semana passada pelo primeiro-ministro.
 
(Foto: Enric Vives-Rubio)


Segundo o ministro, a redução de cinco por cento aplicada aos salários mais elevados deverá permitir poupar cerca de mil milhões de euros. Porém, a redução entre 3,5 e 10 por cento nos salários dos funcionários públicos e do sector empresarial do Estado conduzirá a uma quebra de mais de 200 milhões nas receitas de IRS, o que significa que a poupança líquida conseguida não irá além dos 800 milhões de euros.

No final do Conselho de Ministros que serviu para aprovar alguns dos decretos-lei que darão corpo aos cortes na despesa, Teixeira dos Santos precisou que os cortes salariais na Administração Pública permitirão ao Estado encaixar 850 milhões de euros, valor que se aproximará de um milhão de euros se for contabilizada a poupança conseguida com a redução dos vencimentos no sector empresarial do Estado. Porém, o ministro fez as contas e, assumindo uma taxa média de 20 por cento, alertou que a esse valor têm que ser retirados mais de 200 milhões de euros de impostos que os trabalhadores deixarão de descontar.

Teixeira dos Santos garantiu ainda que a suspensão do aumento de 25 por cento nos escalões mais baixos do abono de família e o corte dos 4º e 5º escalões implicarão uma redução de 250 milhões de euros nos gastos da Segurança Social.

O aumento de um por cento da contribuição para a Caixa Geral de Aposentações economizará outros 140 milhões.

Pela redução das ajudas de custo e subsídios de transporte, redefinição de trabalho extraordinário e nocturno, Teixeira dos Santos estima uma poupança entre os 50 e 60 milhões.

O ministro das Finanças anunciou ainda outras medidas aprovadas no Conselho de Ministros no mesmo espírito de contenção. Foi decidida a extinção do subsistema de Saúde do Ministério da Justiça e consequente transferência de trabalhadores e aposentados para o sistema ADSE. E reduziu-se o limite máximo de sete para cinco dos membros dos conselhos de Administração dos Hospitais (E.P.E.).
.

  1. Vampire . 08.10.2010 19:09
    Via PÚBLICO

    Tudo isto para...

    Tudo isto para o estado gastar 200 milhões em aviões em segunda mãe e mais 500 milhões a actualizar os F16, comprar carros de combate (280 milhões). Submarinos (1.000 milhões) e sabe-se lá o quê mais.Só nestas coisas já foi o dinheiro que nos vão roubar...

  2. Zé do Telhado , País de Ladrões. 08.10.2010 18:54

    Carregar...nos fracos

    Onde estão os cortes nos benefícios fiscais ás empresas? Não é preciso, pois só 1/3 delas paga IRC. Quanto é que pagam de IRS, os donos destas empresas? Nada, pois declaram o ordenado mínimo... Porque é que o Sr. ministro não aplica os métodos indiciários para (pelo menos algumas...) as empresas pagarem (por pouco que fosse...) IRS? Não aplica, pois o PS, o PSD, o PP e o Cavaco só estão interessados em sacrificar os trabalhadores!

  3. JSMarques , Lisboa. 08.10.2010 18:49

    O planeta Portugal

    Upside down. Se lerem a Lei 3-B/2010 (OE 2010) verão que estava previsto que dos 153 mil milhões de euros que são as despesas do Estado, 62%, ou seja, 95 mil milhões, fossem destinados ao serviço da Dívida. Como ela não pára de aumentar, e as despesas do Estado de engrossar, o Défice (que é o dinheiro que falta para o que é preciso pagar até ao fim do ano) disparou!!! Todos os dias, ou quase, são mais mil milhões de dívida pela mão do Sócrates e do Teixeira dos Santos, e a acumulação de todas estas dívidas, com a ausência de cortes nas despesas, fazem com que ninguém ao certo saiba quanto dinheiro resta nem quanto estamos endividados... O TGV e o Areoporto vão para a frente. Mas, SOSSEGUEM!!! O Governo está atento!!! O corte nos salários da Função Pública vai permitir poupar 800 milhões. É fantástico. Até deu para comprar um Mercedes novo que só custou 135 mil euros. Uma ninharia...

  4. rui , porto. 08.10.2010 18:39

    Lei 2105

    Lei 2105 - 1960-Ninguém que ocupe lugares de responsabilidade pública pode ganhar mais do que um Ministro.Assinada por Tomaz e Salazar.Hoje, ao lermos esta legislação, dá a impressão que se mudou, não de país, mas de planeta,porque isto era no tempo do fascismo.Agora, é tudo muito melhor, sobretudo para os reis da fartazana que são os gestores do Estado dos nossos dias.Mudam-se os tempos, mudam~se as vontades, e onde o sector do Estado pesava 17% do PIB no auge da guerra colonial, com todas as suas brutais despesas, pesa agora mais de 50%.E, como todos sabemos, é preciso gente muito competente e soberanamente bem paga para gerir os nossos dinheiritos.Tão bem paga é essa gente que o homem que preside aos destinos da TAP,é o campeão dos salários de empresas públicas em Portugal(se fosse no Brasil, o problema não era nosso)ganha a monstruosidade de 420.000€/mês, um pouco mais que Henrique Granadeiro, o presidente da PT,o qual aufere 365.000€/mês. Acabemos de vez com este desbragamento, este verdadeiro insulto à dignidade de quem trabalha para conseguir atingir a meta de pagar as contas no fim do mês.Basta ressuscitar a velhinha Lei 2105, assinada há 50 anos.

  5. Anónimo , Porto. 08.10.2010 18:29

    EMA - etc para onde vai o dinheiro dos cortes sala

    Multipliquem o caso EMA (empresa publica dependente do Ministério da Administração Interna que tem como função gerir os helicópteros com vista essencialmente ao combate aos incêndios, ou seja no máximo 3/meses ano), e vejam os milhoes desperdiçados. Consultem o site (...), e vejam para onde vai os cortes dos salários e aumento de impostos. São 3 administradores para 41 trabalhadores, dos quais 2 são consultores jurídicos. Os administradores ganham 6.900, 6.600, 6.600/mês automóvel deslocações seguros de saúde .etc,etc - o habitual

  6. Paulo Fernandes , Braga. 08.10.2010 18:29

    O povo os julgará

    Se acabasse com os Instituos públicos e empresas municipais poupava mais e não sacrificava tantos. Teria de "ofender" os boys e isso é que ele, nem o governo de que faz parte querem. Mas terão o julgamento eleitoral que merecem.

  7. Mario , Lisboa. 08.10.2010 18:21

    Jantar de 150.000 Euros!!

    Vejam a noticia do DN: Anacom faz jantar de 150.000euros!!!!!! É a vergonha total. Há que aumentar impostos para pagar estas coisas? E ninguém se demite?

    • Zè Povinho , Coimbra. 08.10.2010

      RE: Jantar de 150.000 Euros!!

      Tendo o sr Amado da Silva um vencimento de 224.000 euros pode oferecer um destes jantares, já que deverá ser "honestíssimo" e altamente "competente" ! ...

  8. violas , beira alta. 08.10.2010 18:20

    Onde pára o dinheiro do BPN?

    Estes imensos sacrifícios que são pedidos a todo um povo, não da para pagar um pequena parte do que foi roubado ao país pelo BPN. Os responsáveis políticos pela nacionalização, deveriam prestar contas na justiça. pobre povo.
  9. Los Antisilvas e Engenhocos , Covilhã. 08.10.2010 18:08

    Não é um imposto?

    Esperamos que o Dr. Coelho junte este corte aos "impostos encapotados" de que fala! Ainda por cima é só para alguns!
    .
    .
    Ajudas de custo com cortes entre 15 e 20 por cento

    Salários dos funcionários públicos com reduções entre 50 e 725 euros

    08.10.2010 - 08:20 Por Raquel Martins

    Quem ganha 1500 euros, vai perder 50; e o funcionário do Estado mais bem pago, o Presidente da República, vai receber menos 725 euros
    <p>Funcionários já podem calcular os valores que arriscam perder</p>
    Funcionários já podem calcular os valores que arriscam perder
     (DR)

    Era a questão que mais preocupava os funcionários públicos na última semana e que ontem o Governo veio esclarecer. Os 350 mil funcionários do Estado e das autarquias e os 100 mil trabalhadores das empresas públicas já sabem quanto é que vão perder com os cortes salariais - entre 3,5 e 10 por cento - anunciados na semana passada.

    De acordo com a tabela ontem enviada aos sindicatos pelo Ministério das Finanças, e olhando apenas para o universo dos funcionários públicos, a redução começa nos 50 euros, para quem ganha 1550 euros brutos, e pode ir até ao máximo de 725 euros - o corte que será aplicado ao vencimento do Presidente da República, que serve de bitola para os restantes salários na função pública.

    Nas empresas públicas, porém, o corte poderá ser mais significativo, já que não há limites máximos para as remunerações dos gestores e dirigentes e, a partir dos 4200 euros, será aplicada uma taxa de redução de 10 por cento sobre o salário ilíquido sujeito a descontos para a Segurança Social.

    De fora da redução ficam o subsídio de refeição, que se manterá nos 4,27 euros, e o reembolso de despesas.

    Já as ajudas de custo terão um corte entre 15 e 20 por cento, consoante o valor do salário, e os subsídios de transporte levarão uma tesourada de 15 por cento. Todos os subsídios, suplementos remuneratórios, gratificações, senhas de presença, despesas de representação e trabalho suplementar, desde que não estejam incluídos no salário sujeito a desconto para a Segurança Social ou para a Caixa Geral de Aposentações, têm uma redução automática de 10 por cento.

    A única preocupação do Governo é que ninguém fique a ganhar menos de 1500 euros nem menos do que o trabalhador que estava na posição anterior. Por isso, nos salários a partir dos dois mil euros o corte é efectuado em duas parcelas. Por exemplo, um trabalhador que ganhe 3500 euros, tem uma redução de 3,5 por cento sobre o valor de dois mil euros e de 16 por cento sobre o valor da remuneração que exceda esses dois mil euros. Na prática, este funcionários terá uma redução salarial de 310 euros, ou seja, de 8,86 por cento.

    A redução dos salários não deixa ninguém de fora, desde que ganhe mais de 1500 euros por mês. Presidente da República, primeiro-ministro, membros do Governo, deputados, autarcas, magistrados judiciais e do Ministério Público, trabalhadores dos gabinetes dos ministros e dos grupos parlamentares, dirigentes de empresas públicas, trabalhadores das fundações e funcionários públicos e de empresa de capital maioritariamente público, todos serão chamados a contribuir para reduzir o défice público no próximo ano.

    Entretanto, começa a ganhar corpo a ideia de se reduzirem as reformas mais elevadas, evitando assim congelar todas as pensões e centrar os cortes apenas nos salários. A proposta é defendida tanto pelo PSD como pelo CDS, dois dos eventuais aliados do Governo para a aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

    Citado pelo Jornal de Negócios, Miguel Macedo, líder parlamentar do PSD, defendeu que os pensionistas "não podem ser tratados todos por igual", por uma questão de justiça. No CDS, Paulo Portas afirmou recentemente que entre cortar pensões e congelar as pensões mais altas defenderia a segunda hipótese. Aparentemente, está tudo nas mãos do Governo, já que, de acordo com os constitucionalistas ouvidos por aquele jornal, nada impediria a redução das pensões.

    De acordo com os dados fornecidos ao PÚBLICO pelo Ministério do Trabalho, no regime geral existem 818 pensionistas com reformas acima dos 5030 euros. Já na função pública, a Caixa Geral de Aposentações dá conta de 4.533 aposentados a receber acima dos 4000 euros.
    .

    Comentários 1 a 10 de 110


    1. zepagode . 08.10.2010 15:10
      Via PÚBLICO

      Não vai dar em nada

      Os que mamam com muita força na teta do Estado não são os funcionários públicos. Vejam quantos assessores e consultores pagos a peso de ouro andam por lá. Muitos ganham muito mais que o Cavaco. Vejam quantos tachos muito bem remunerados existem nas numerosas fundações, concessões, parcerias, etc. Vocês achavam que os políticos PS/PSD iam reduzir os salários aos amigos, familiares e camaradas? Esperem sentados. Isto, como sempre é mais uma medida para deitar terra para os olhos e lixar quem trabalha.

      • Maria , Ilha do Pico. 08.10.2010

        RE: Não vai dar em nada

        Não vai dar em nada? Vai, vai: estrangular a classe média, miserar os já pobres, manter as fortunas intocáveis, arruinar o comércio e a magra indústria e fazer regressar o País à situação indigente de 1910, cuja data agora se assinalou e quando Portugal pouco mais era do que um protectorado da Inglaterra. Os abutres espreitaram a fragilidade da nossa situação- e dos restantes "pigs" -e aproveitam para nos sugar o sangue até à ultima gota com a complacência conivente da tal "Europa que está connosco" e dos seus mandaretes nacionais. E os povos, ainda narcotizados com a sociedade de consumo, quando um dia acordarem...eu não desejaria estar-lhes no caminho...

    2. Anónimo . 08.10.2010 13:41
      Via PÚBLICO

      Então e as reformas milionárias!?

      Haja justiça, pesa muito mais o aumento do IVA no orçamento de uma familia pobre que os 10% num salário de 4000Eur. DEveriam era estabelecer um tecto máximo.E quanto às refromas milionárias o argumento de que decontaram é um falso argumento! Então não foi também o estado que pagou os descontes! Pois é, mamaram nos salários, mamaram nos descontes para terem reformas milionárias e depois mamam nas reformas, que pouca vergonha! Uns tem que viver com reformas de 300Eur e sabe-se lá o que esta gente sofreu a trabalhar, outros com reformas de 4000Eur e muito mais. Uns 1500Eur chegavam prefeitamente (e já é um exagero) e vejam quantas reformas de 300Eur ainda sobram! MAs o que mais me choca são tipos na flor da idade com reformas de 30.000Eur e mais, os tipos do BCP, Pintos e companhia limitada e outros da banaca e da CGD e etc.

      • zepagode . 08.10.2010
        Via PÚBLICO

        RE: Então e as reformas milionárias!?

        Não te metas com os tectos nas reformas! Quando o sistema público deixar de ser igual para todos, os tipos têm a porta aberta para acabar com as reformas! Depois fica assim: Os ricos fazem um PPR, os pobres morrem de fome

      • Anónimo , Viseu. 08.10.2010

        RE: Então e as reformas milionárias!?

        "Uns tem que viver com reformas de 300Eur e sabe-se lá o que esta gente sofreu a trabalhar, outros com reformas de 4000Eur e muito mais." Secalhar porque alguns estudaram e lutaram para chegar lá, outros aos 16 anos decidiram que não queriam mais nada da escola e foram trabalhar. São escolhas...E não me venham dizer que (e falo actualmente, nao de pessoas mais velhas que não tiveram oportunidade de estudar) que estudar é para os ricos, porque hoje em dia há ajudas em tudo para se estudar na faculdade.


      • Miguel Lopes , Póvoa de Varzim. 08.10.2010

        RE: Então e as reformas milionárias!?

        Vê lá se deixas de ver jogos de futebol então, estás a apoiar gajos que ganham milhões.A inveja é coisa feia...

    3. poislocal . 08.10.2010 13:16
      Via PÚBLICO

      Atentos e venerados

      Eles estão atentos e bem tentam.Tentam colocar trabalhadores contra trabalhadores.Tentam que continuemos a ser carne para canhão.Que continuemos a ver os ordenados diminuirem,a miséria a crescer,o desemprego a aumentar

    4. Nuno Costa . 08.10.2010 12:12
      Via Facebook

      A crrise é boa para se saber os podres deste país

      é tão bom saber que aumenta o iva, aumenta as deduções de irs para pagarmos tudo isto.. podiam ter dito que eu não me importava de pagar mais. O que mais me impressiona é que ninguém sai á rua para protestar... isto na França o que já tinha dado... Portugal um país perfeito para gatunos.

      • Ricardo , Lisboa. 08.10.2010

        RE: A crrise é boa para se saber os podres deste p

        Sempre podes ir para França levantar barricadas Nuno...

    5. Anónimo . 08.10.2010 11:03
      Via PÚBLICO

      Filtragem

      Andamos todos a trabalhar para as élites das Grandes Empresas e do Sector Financeiro. Quanto às reformas não tem sentido estar a receber menos descontar mais para manter as reformas de pessoas que ainda há pouco ganhavam o mesmo. Qual é a solidariedade que está pressuposto no sistema? Dêem-me a possibilidade de descontar de outro porque isto é irracional. Será que entrámos na velha táctica de levar a malta a levantar o problema por reacção para depois dizerem que não foram eles que quiseram foi o povo que exigiu. E vejam bem esses papa reformas moralistas que têm várias reformas, como os tipos do Banco de Portugal. Segundo li o Fundo deles é 80% constituido por titulos da divida. Será verdade? E agora com a ransferência dio Fundo de pensões dos bancários, será que vamos todos pagar as reformas milionários de alguns deles, nomeadamente os 30.000 euros por mês do Paulo Teixeira Pinto? Como não informam alguém pergunta. É que dos RSI, do Desemprego, abono de familia e coisas do género anda tudo bem informado.

      • Anónimo . 08.10.2010
        Via PÚBLICO

        RE: Filtragem

        Ainda bem que falas No Paulinho Teixeirinha Pintinho, então não é que essa personagem do caso do BCP é o responsavel pela revisão cosntitucional do PP Coelho! E mais é também o presidente da Casa Real! O que é que estes tipo querem que a gente pense? Bem que o Coelho faltou as comemorações da instauração da república, só pode ser prova de vassalagem à minorquia! O PSD foi infiltrado...Vem daí Santana Lopes faz alguma coisa pela Social Democracia, Limpa-me esse PSD. Fora com os monarquicos! Eles não têm um partido, então que estão a fazer no PSD. O povo não é idiota! Santana podes contar com o meu Voto!

    6. Anónimo . 08.10.2010 10:55
      Via PÚBLICO

      FET

      Claro que os funcionários públicos, e mais precisamente os da DGCI, não estão satisfeitos - para trabalharem e exercerem as suas funções (o que deveriam fazer sem receberem nada mais), ainda recebem, mediante certas condições, o equivalente a 3/4 salários anuais extra... o chamado FET... isto para não falar da 'corrupção' encapotada que existe, sobretudo os 'responsáveis'; quanto aos outros, fazem de tudo para terem uma classificação de forma a conseguirem nelhores proveitos.

      • Socrates Vicente , Londres, Reino Unido. 08.10.2010

        RE: FET

        O FET e' baseado no desempenho dos servicos, algo que se calhar devia ser feito em mais servicos publicos e nada mais e' que um bonus de productividade, logo um incentivo 'a mesma (como acontece em muitas empresas privadas).

    7. persistente . 08.10.2010 09:56
      Via PÚBLICO

      As pensões não pagam?

      Muitos dos actuais funcionários do Estado e sector público empresarial estarão a pensar que não vale a pena trabalhar para um patrão que lhes retira 10% da remuneração se trabalharem. Isto é um incentivo à preguiça e à fuga para as reformas. Neste momento imensos desses funcionários que podem passar à reforma, preparam-se para se reformarem já e evitarem assim o tal corte de 10%. Os tais médicos, juízes, administradores, políticos, etc.. podem fugir em bandos no fim deste ano para a reforma ou em acumulação com um tacho num hospital empresa que os acolhe de braços abertos.

      • persistente . 08.10.2010
        Via PÚBLICO

        RE: As pensões não pagam?

        Pergunto a quem me saiba responder se um "artista" que tenha sido durante algum tempo professor, depois político, depois funcionário do Banco de Portugal, depois novamente político possa receber o seu vencimento actual de político e as regalias acessórias como despesas de representação, cartões de crédito, casa de borla, criados, férias no estrangeiro, carros de luxo para toda a famelga, etc.. em acumulação com 2 reformas. Resta dizer que este nosso hipotético "artista" decidiu suspender a outra reforma a teria direito (a de político) por motivos éticos presumo porque afinal ele ainda é político no activo. Depois de terminado a mandato de tal hipotético "artista" o certo é que as reformas voltem ao ataque, agora com a adição de mais uma reforma de político revitalizada com mais uma passagem pelo tacho. 3 Reformas é obra, não é?

    8. Vampire . 08.10.2010 09:20
      Via PÚBLICO

      A questão das reformas "milionárias" é parvoice.

      Se as pessoas trabalharam 40 anos e descontaram milhares de euros por mês para ter direito a essas pensões não sei porquê e com que direito alguém tem o direito de reclamar. Se querem meter um tecto nas pensões metam também um tecto nos descontos. Discordo sim é algumas pessoas que trabalharam uma dezena de anos e recebem estas pensões porque tiveram em cargos políticos ou outras do género.

      • Anónimo . 08.10.2010
        Via PÚBLICO

        RE: A questão das reformas "milionárias" é parvoic

        Essa dos descontoe é boa! Então não é também o estado que paga os descontes! POis mamam nos salários mamam nos descontes e depois mamam nas reformas, que pouca vergonha!

      • persistente . 08.10.2010
        Via PÚBLICO

        RE: A questão das reformas "milionárias" é parvoic

        Pergunto a quem me saiba responder se um "artista" que tenha sido durante algum tempo professor, depois político, depois funcionário do Banco de Portugal, depois novamente político possa receber o seu vencimento actual de político e as regalias acessórias como despesas de representação, cartões de crédito, casa de borla, criados, férias no estrangeiro, carros de luxo para toda a famelga, etc.. em acumulação com 2 reformas. Resta dizer que este nosso hipotético "artista" decidiu suspender a outra reforma a teria direito (a de político) por motivos éticos presumo porque afinal ele ainda é político no activo. Depois de terminado a mandato de tal hipotético "artista" o certo é que as reformas voltem ao ataque, agora com a adição de mais uma reforma de político revitalizada com mais uma passagem pelo tacho. 3 Reformas é obra, não é?

      • Anónimo , Algarve. 08.10.2010

        RE: A questão das reformas "milionárias" é parvoic

        Este é dos que MAMAM..!

      • Anónimo , Portugal. 08.10.2010

        RE: A questão das reformas "milionárias" é parvoic

        O problema é que, em média, um reformado recebe durante os anos em que está reformado muito mais do que descontou durante a vida activa. Isto torna a Segurança Social insustentável num mundo envelhecido em que as pessoas nem 40 anos trabalham e depois vivem muitos anos pós reforma. Também por isto, mas não só, é imoral alguém que está reformado receber mais do que outro que está no activo (em profissões diferentes, em regra). Por isso, as pensões deviam ter como tecto o ordenado mínimo. Quem quiser ter uma pensão melhor, que poupe enquanto trabalha. Já agora, não insulte que o insulto diz mais de quem você é do que tudo o que possa escrever.

      • João , Coimbra. 08.10.2010

        RE: A questão das reformas "milionárias" é parvoic

        E outras trabalharam arduamente 40 anos, com salários de miséria e recebem pensões de miséria. É justo haver pessoas a receber 4000 euros de reforma, enquanto outros que trabalharam o mesmo período, muitas vezes em trabalhos bem mais duros, recebem 400 (ou menos) euros?

        • Joaquim , VReal. 08.10.2010

          RE: RE: A questão das reformas "milionárias" é par

          Acho justo, desde que durante o percurso contributivo tenham descontado de forma proporcional. Injusto seria uma pessoa descontar 10 vezes mais do que outra e acabar com uma reforma igual ou apenas duas vezes mais alta.

        • João Sousa , Lx, Portugal. 08.10.2010

          RE: RE: A questão das reformas "milionárias" é par

          Caro anónimo, não tire conclusões precipitadas pois penso que a ideia do João está incompleta. Num sistema de capitalização o anónimo tem razão, pois os mais competentes, com mais recursos intelectuais entre outros, auferem salários maiores e, por essa via, descontariam mais, cujo peculio pagaria a sua pensão no futuro. Mas neste actual sistema solidário creio que o João tem razão. O sistema actual é injusto e penalizador, muito centrado em factores económicos e demográficos bem ao estilo socialista de remunerar os que pouco ou nada produzem à custa dos que trabalham muito, conduzindo a uma sociedade com comportamentos de um laxismo irresponsável. Mas tal comportamento resulta, em grande medida, do facto de nunca termos tido necessidade de lutar pela nossa liberdade, que nos tem sido oferecida a preços elevadíssimos.

        • Anónimo , ... 08.10.2010

          RE: RE: A questão das reformas "milionárias" é par

          Que raio de argumento bacoco. Claro que é JUSTO uns ganharem mais que outros. Vocês são uns tristes que não passam da cêpa-torta, miseráveis! Já reparaste que nem os "camaradas" soviéticos nunca tiveram todos o mesmo salário? Já ouviste falar em competências, ou em produtividade? Deves ser daqueles que queria ganhar o mesmo a coçar os vegetais que o colega do lado que dá no duro! Oh triste, faz um favor à Humanidade, mete-te debaixo de um comboio.

        • x , x. 08.10.2010

          RE: RE: A questão das reformas "milionárias" é par

          por aqui se vê que o socialismo só traz miséria.

    9. Anónimo , Porto. 08.10.2010 18:36

      EMA - etc para onde vai o dinheiro dos cortes sala

      Multipliquem o caso EMA (empresa publica dependente do Ministério da Administração Interna que tem como função gerir os helicópteros com vista essencialmente ao combate aos incêndios, ou seja no máximo 3/meses ano), e vejam os milhoes desperdiçados. Consultem o site (...), e vejam para onde vai os cortes dos salários e aumento de impostos. São 3 administradores para 41 trabalhadores, dos quais 2 são consultores jurídicos. Os administradores ganham 6.900, 6.600, 6.600/mês automóvel deslocações seguros de saúde .etc,etc - o habitual
    10. Anónimo , Alverca. 08.10.2010 16:47

      Contribuintes

      Por estranha ironia, parece que alguns do comentadores esquecem que os funcionários públicos são também eles próprios contribuintes? Por outro lado, a grande maioria dos funcionários públicos não utliza formas ardilosas de fugir ao fisco como acontece com os pagamentos feitos por baixo da mesa realizados em algumas empresas do chamado sector privado. Acresce ainda a este fenomeno anti-funcionário público, o facto de não merecer comentário de maior, o facto de 2/3 das empresas portuguesas não terem pago IRC (dados de 2008). Estranho sector privado poirtugês em que a grande maioria das empresas não consegue gerar lucros para os respectivos sócios/proprietários. Não estaremos nós perante uma gigantesca fuga ao fisco? 
      .

      Comentários 41 a 50 de 111


      1. Koning Santos , Nederland. 08.10.2010 12:45

        Republica das Bananas

        Os Portugueses trabalham?!?So se trabalham como este aqui; Anónimo, Queluz, Portugal. 08.10.2010 11:58 Ja fazem pouco e ainda querem fazer menos! Querem ver gente a trabalhar mesmo?Venham aqui ha Holanda ou a Alemanha, desde que fique acima da latitude de Paris! A unica coisa que os portugueses tem na cabeca he futebol, jantaradas, beber copos, almocos etc, enfim. Trabalho he pro preto como diziam antigamente, so que agora os pretos da europa sao os Portugueses. Ai, ai sou vou mas he de ferias!

      2. Ricardo , Lisboa. 08.10.2010 12:34

        O povo que pague ... Viva a transparência

        O sistema continua igual, infelizmente. Faz-se uma cosmética reduzindo um pouco mais os ordenados maiores para calar o povo. Miséria de país... O povo que pague, políticos sem ética!Não consigo perceber porque não ACABA DE VEZ com as ajudas de custo, os subsídios de transporte, os subsídios suplementares, as gratificações, as senhas, os subsídios de representação, os cartões de crédito, as viaturas, o alojamento, os telemóveis, etc.. etc.. etc..Isso não interessa alterar, pois! É que o país é tão rico que não vale a pena taxar esses RENDIMENTOS REAIS! Ou será mesmo para compensar os 10% que os srs. políticos e os seus gestores se propõem cortar nos seus ordenados? Viva a transparência... Viva este povo que se deixa desgovernar sem reclamar. NÂO QUEREM MESMO ALTERAR O SISTEMA - Não podem porque são eles os que mais lucram com esta republica africana.....

      3. anonymus , anónimo. 08.10.2010 12:27

        Afinal

        O poder corrupto e os grandes interesses económico-financeiros a comandarem-nos.Até quando vamos tolerar isto?

      4. Anonymus , anónimo. 08.10.2010 12:27

        Marx afinal tinha razão

        O poder corrupto e os grandes interesses económico-financeiros a comandarem-nos.Até quando vamos tolerar isto?

      5. Anonymus , Anónimo. 08.10.2010 12:25

        Marx afinal tinha razão

        O sistema podre e corrupto continua a fazer a cada dia que passa mais vítimas.Os que trabalham são imolados no altar do lucro e da agiotagem.É preciso de facto arregaçar as mangas e lutar pela nossa independência e sobrevivência.Há que dizer não aos grandes interesses económicos e financeiros e à Alemanha e restante cambada.

      6. Anónimo , Rio de Mouro. 08.10.2010 12:24

        O Xerife de Nothingam anda à solta!

        Têm de ser os portugueses, pobres e classe media de preferência, a pagar a ganância dos banqueiros, tudo com o patrocínio do PS, PSD e CDS, que continuam a achar que a miseria de salários que pagam às pessoas dá para sustentar um sistema podre e corrupto como a Banca! O povo português tem sido martirizado com aumentos sucessivos de impostos, que nunca resolvem nada, o que poderia ter resolvido isto era os lucros da Galp, da EDP, Aguas de Portugal, etc, stc... tudo empresas vendidas pelo Sr. Cavaco para «beneficio» de todos os portugueses, segundo palavras do mesmo, que agora fariam jeito para ajudar no deficit. Os partidos do Centrão têm as mesmas soluções, há 30 anos, para problemas diferentes, que é vender tudo o que é publico, para depois morrer nas mãos dos privados, e assim assegurarem uns «tachos» para quando saírem da politica. Porque é que têm de ser os Contribuintes portugueses a pagar os erros dos politicos e banqueiros? No meu caso, ainda por cima, pessoas que não contribui para que fossem eleitas.

      7. Anónimo , Lisboa. 08.10.2010 12:22

        Onde está a lista de Carlos Cruz? Já se esqueceram

        Carlos Cruz disse que divulgaria uma lista com mais nomes até ao final de Setembro. Onde está ela?Parece que já se esqueceram do que o pedófilo disse. Eu sei que é normal falar-se no assunto durante 2 ou 3 dias e depois acabou. Estava esperançado que viesse ao de cima no início de Outubro, mas afinal não. Serei o único que está interessado em saber quem faz parte dessa lista? Os jornalistas já esqueceram?Bem sei que este comentário não está relacionado com a notícia, mas, acreditem ou não, é difícil encontrar notícias actualizadas sobre o processo Casa Pia

        • Anónimo , Rio de Mouro. 08.10.2010

          RE: Onde está a lista de Carlos Cruz? Já se esquec

          Porque os que constavam da lista, já lhe prometeram que o safavam! Esta acção vai prescrever ou vão alterar a lei para o safar. O PS não dorme, havia um dirigente do PS que dizia « quem se mete connosco, apanha», isto diz tudo.... os pedófilos podem dormir em paz!

          • Anónimo , Lisboa. 08.10.2010

            RE: RE: Onde está a lista de Carlos Cruz? Já se es

            Mas não haverá nada a fazer? Deixam prescrever ou mudam a lei?! E é assim? E a acusação nada faz para o impedir? Santa ingenuidade a minha.

      8. Juliana , Porto, Portugal. 08.10.2010 12:13

        Acção Directa já.

        Menos euros no ordenado? = Menos horas a trabalhar. Que cada um saiba cobrar o tempo a que tem direito.

      9. J Sousa , Lisboa. 08.10.2010 12:11

        Vai aumentar a corrupção

        Os politicos na sua ignorancia, inata ou aprendida, pretendem destruir a Administração Pública. Ou não conseguem perceber que tudo isto é um incentivo à corrupção. Muitos dos funcionários honestos (que os há!), se a ocasião/ função o permitir, pensarão agora duas vezes antes de recusar aquele subornozito para ajudar na obtenção de algo que, de outra forma, levaria meses. Sempre vaõ dizendo " pelos menos não fico a perder no final do mês...".
      10. Anónimo , porto. 08.10.2010 12:04

        A "nossa terra" é uma terra que foi violada

        A "nossa terra" é uma terra que foi violada pela pior esécie de ladrões e de traidores que a populaça aplaudiu e apoiou. Agora, paga e não bufes, ZÉ!
        .

        Comentários 91 a 100 de 111


        1. Zé , Braga. 08.10.2010 10:03

          Mas em que estado realmente isto está?

          Sentem-se-lhe os efeitos, são sempre os mesmos a pagar,os argumentos de cada um são sempre a procurar minimizar os efeitos sobre si, as medidas são sempre para os outros.Haja decoro e coragem.Ponham-se tectos e responsabilizem-se, porque há muitos responsáveis.Só não vê quem não quer.O oportunismo, o Clientelismo, a manipulação, a corrupção instalada e branqueada, são o problema real que leva a falar-se muito(mediatização) e agir pouco.Num estado de coisas deste jaez,(Opaco),como agir?Será que os actores vão ter um acesso de consciência e agir contra si próprios e dar o exemplo?Não acredito.A solução se vier virá de fora.Os actores são os mesmos, só um milagre de transformismo os levaria a agir.Continuarão a olhar par baixo e a procurar aí soluções.Será a mediatização, mas de concreto, Zero.Só com medidas Radicais é que se lá vai e não é com este vespeiro de parasitas que serão tomadas, pondo os reais interesses de país á frente:EXEMPLO E MEDIDAS EXEMPLARES,VENHAM DE ONDE VIREM.JÁ

        2. Anónimo , azores. 08.10.2010 09:58

          salários dos funcionários publicos

          E onde param as estatisticas que nos mostram que a grande maioria do funcionalismo tem ''salários de miseria '' para sabermos realmente qtos por cento é que vão ser gravemente prejudicados ?

        3. Matilde , Lisboa. 08.10.2010 09:56

          Salário mínimo de 500 euros e máximo de 3.000 euro

          Assim é que devia ser... mas falta coragem política...Não concordam ?Acabar com o subsídio de férias e subsídio de natal para quem recebe 2.000 eur ou mais por mês.

        4. Anónimo , braga. 08.10.2010 09:55

          e os que estao no fundo desemprego?

          simmm!!há muito boa gente que estao no fundo de desemprego e a trabalhar em outras empresas sem descontos,sem seguros,sem segurança social,etc...eu propria fiz uma queixa a entidade competente para vir ver a situaçao e ninguem veu ver o que se passava nao deixaram de verificar quem merece esse subsidio e que é honesto ou nao.tambem nao é assim que o nosso pais vai sair da crise

        5. arsénio rodrigues , metz. 08.10.2010 09:54

          Antonio Paiva

          Se Salazar Voltasse hoje morria de crise Cardiaca ,ao ver em que estado o Pais se encontra;ele que foi o Maior Estadista que Portugal ja conheceu.

        6. mariana , porto. 08.10.2010 09:53

          acerto

          Esse senhor que tem duvidas não deve ter nem a primaria pois o senhor com a 4ªclasse tem as contas certissimas acho que deve estudar um pouco mais não acham? hé hé sou estudante em economia e boa aluna medias de 17 hé hé...

        7. António Paiva , Braga - Portugal. 08.10.2010 09:50

          RABALDARIA

          Será que, da forma em que está este País, Salazar conseguiria arrumar a casa??

        8. Ana Soares , Ericeira, portugal dos pequeninos e pobres. 08.10.2010 09:44

          Gostava que me reduzissem o salário...

          Sou funcionária pública e estou muito aborrecida! Porquê? Porque o meu salário não vai ser reduzido! Eu queria tanto que me reduzissem aí uns 300 ou 400 euros !!!!! Adorava! Era muito porreiro pá! Felizes são os vêm o seu salário reduzido, ganham mais de 1500,00 Euros! È porreiro pá! Nós os que gannhamos um salário que não vai sofrer alteraçãos estamos aborrecidos! Claro que estamos aborrecidos!LOL

          • Anónimo , PT. 08.10.2010

            RE: Gostava que me reduzissem o salário...

            Olha, são 9h50m. Se estivesses era a TRABALHAR em vez de andar na navegar net podia ser que ganhasses mais.

        9. arsénio rodrigues , metz. 08.10.2010 09:41

          Em 2006

          O Presidente da Républica ja ganhava Sete mil e cinquenta euros.7049,e uns pozinhos de euros em 2006.Peça-se à Administraçao Fiscal,quanto paga Cavaco Silva de Imposto Anualmente,assim como todos os Deputados e Ministros.De certeza absoluta que ninguém conseguira saber a resposta.

          • Anónimo , Maluquinhos à solta. 08.10.2010

            RE: Em 2006

            Cá está o maluquinho anti-Cavaco de volta. Então Cavaco ganhava 20 mil euros e agora só ganha 7 mil? No que ficamos? Será Alzheimer, amigo Arsénio?

        10. António João Neves Martins Alvito , Seixal. 08.10.2010 09:37

          Descriminação!

          No meio de toda a polémica dos congelamentos feitos em anos anteriores e das baixas de salário anunciadas, agora, só tenho a lamentar uma coisa e que é o facto desta situação se traduzir numa descriminação altamente fascista sobre os trabalhadores do Estado em relação aos trabalhadores do privado. Até parece que os funcionários públicos é que são os culpados de toda a má gestão que os políticos (eleitos por todos) têm imprimido ao País e mais grave do que isso, até dá a ideia de que o País pertence aos funcionários públicos e os outros cidadãos são, apenas, marcianos que estão cá em férias e o problema não lhes diz respeito.
          • carla , lisboa. 08.10.2010

            RE: Descriminação!

            Eu meu amigo, como funcionária do estado, não me aborrece que eu pague e os funcionários do privado não pague.Eu estou revoltada é por pagar a má gestão do governo, que continua a apesar do aperto do cinto que pedem aos portugueses..a dar lucros incalculaveis a empresas privadas com a com as supostas prestações de serviços..Além de face ás despesas da assembleia da republica, aindanão ouvimos que cortes vão fazer..
            .

            Comentários 111 a 111 de 111


            Emerdalhado , Esfincter. 08.10.2010 08:34

            É um roubo .....

            É um roubo ..... isto é só o principio se este roubo passar ...... a seguir vai o resto.Vão buscar dinheiro aos responsáveis por esta vigarice desta crise ...... ou seja ao sector financeiro.

            Medidas de austeridade

            Cortes salariais na função pública vão dos 50 até mais de 420 euros mensais

            07.10.2010 - 20:58 Por PÚBLICO


            Os cortes aplicados aos salários dos funcionários públicos e dos trabalhadores das empresas públicas atingem valores que ultrapassam os 420 euros mensais para os vencimentos mais elevados.


            De acordo com as explicações enviadas hoje à noite pelo Governo aos sindicatos, os cortes salariais, que começam para os vencimentos brutos superiores a 1500 euros, são de 3,5 por cento para quem ganha entre os 1500 e os 1550 euros por mês, num valor de 50 euros.

            Os cortes são depois feitos a taxas progressivamente mais elevadas para os diversos níveis de rendimento, com os funcionários que recebem mais de 4200 euros a verem o seu salário mensal a ser penalizado em 10 por cento.
            .
            .

Sem comentários: