A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, outubro 21, 2010

Polícia grega reprime trabalhadores


Image 5875
.
A polícia de intervenção irrompeu, na manhã de dia 14, no recinto da Acrópole, lançando gás lacrimogéneo sobre os trabalhadores temporários que bloqueavam o monumento há vários dias, exigindo contratos definitivos, o pagamento dos salários e a suspensão dos despedimentos.
Os agentes cortaram a vedação perto da entrada central e investiram contra os trabalhadores, atingindo todos os que estavam no local, inclusive jornalistas e operadores de câmara. Quatro pessoas foram feridas e um manifestante foi preso.
.
À tarde, as forças policiais abateram-se sobre os operários da construção naval que desfilaram na capital grega até ao Ministério do Trabalho, gritando palavras de ordem como «Queremos trabalho e não desemprego, a plutocracia deve pagar pela crise».
.
Consigo traziam as contas de electricidade de colegas desempregados a quem foi cortada a energia por falta de pagamento, bem como documentos de desempregados que viram negada a prestação de cuidados de saúde, a fim de apresentá-los ao Ministério.
.
Mas a resposta ao pedido de audiência foi dada por um numeroso destacamento de choque que usou gás lacrimogéneo contra os manifestantes. Afastados do Ministério do Trabalho, os operários prosseguiram o protesto até junto do parlamento. Aí, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pireu, Sotiris Poulikogiannis, denunciou a existência de um «plano bem organizado para reduzir a actividade dos estaleiros navais e da indústria de construção naval». «Ao mesmo tempo que nos condenam à pobreza e à miséria, o primeiro-ministro assina acordos de financiamento da construção de navios na China».
.
Avante 2010.10.21
.
.

Sem comentários: