A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, novembro 08, 2010

Comunistas russos comemoram aniversário da Revolução

 
Share
Rússia - Resenhas
Domingo, 07 Novembro 2010 18:21
071110_china Vermelho - Milhares de russos foram às ruas das principais cidades do país neste domingo para celebrar o 93º aniversário da Revolução Russa.
.
.A maior manifestação realizada pelo Partido Comunista da Federação Russa aconteceu na Praça Puchkin, na região central de Moscou.
.
Liderados por Gennadi Ziuganov, os comunistas comemoraram a Revolução e protestaram contra a decisão do governo de instituir, há cinco anos, um feriado artificial para suprimir a memória da Revolução, comemorada também em várias nações que faziam parte da União Soviética até sua extinção, em 1991.
.
As forças de repressão do governo conservador russo foram mobilizadas para pressionar e instigar os manifestantes, conforme relatos publicados pelo Sovietskaia Rossiya, site ligado ao PCFR. Cerca de 1.200 policiais e 1.700 agentes do Ministério do Interior foram mobilizados para policiar os manifestantes.
.
O governo conservador russo não celebra mais o aniversário da Revolução de Outubro de 1917, que deu início ao primeiro estado socialista de operários e camponeses da História.
.
As forças reacionárias russas estabeleceram em seu lugar um feriado artificial, para o dia 4 de novembro, "comemorando" a libertação do país dos invasores poloneses, ocorrida em 1612.
.
Os cidadãos do país demonstram completa alienação em relação ao feriado artificial introduzido em 2005, para esvaziar as comemorações dos 90 anos da Revolução, ocorrida em 2007.
.
"Francamente, sou uma pessoa da era pós-soviética, e ainda não assimilei este feriado. Eu não entendo sua ideologia, eu não tenho compromisso com ele nem poderia ter memória do que aconteceu entre nós e os poloneses. Por um lado é bom ter mais feriados, bom e diferente. Mas, por outro lado, o argumento para sua criação não foi o melhor. A história russa é rica de eventos que são claros e consolidados na nossa memória coletiva. Eu acho que esse feriado foi implantado de modo muito superficial", considera Maria Arbatova, escritora e produtora de televisão ao jornal Pravda (Não é o extinto jornal do Partido Comunista da União Soviética).
.
Ao mesmo tempo, na praça Vermelha, a extrema direita marchava unida aos representantes do Rússia Unida na comemoração do feriado artificial.
.
O grupo pró-Kremlin Nashi (Nosso) afirmou que sua mobilização atraiu mais de 15 mil pessoas na marginal do Rio Moskva, enquanto grupelhos fascistas afirmavam que 5 mil pessoas teriam participado de sua manifestação nos arredores da cidade.
.
Conforme a RIA-Novosti e o Pravda, os fascistas marchavam aos gritos de "Rússia para os russos" e agitavam faixas a favor do "poder branco" ou "Fé Ortodoxa ou Morte". A marcha foi autorizada pelas autoridades russas e as forças de segurança não estiveram presentes durante a manifestação.
,
Belarus comemora
.
O presidente belarusso Alexandr Lukachenko congratulou a nação pela passagem do 93º aniversário da Revolução, ainda comemorado pela ex-república soviética. "A República de Belarus respeita esta data histórica", afirmou o presidente.
.
O país conservou diversos símbolos, estruturas e orgãos de poder da época soviética, inclusive o soviete supremo, o hino da república, a bandeira e a maior parte da propriedade estatal sobre os meios de produção.

Sem comentários: