A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, novembro 21, 2010

Dezenas de milhares de pessoas em manifestação rodeada de forte dispositivo de segurança



Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro de Lisboa contra a NATO e pela paz, num protesto rodeado por um forte dispositivo policial, mas que decorreu sem incidentes. 
.
O protesto, da responsabilidade da "Campanha Paz sim! NATO não!", coincidiu com o último dia da cimeira da NATO, que decorreu no Parque das Nações, Lisboa, desde sexta-feira, e segundo a organização participaram na manifestação mais de 30 mil pessoas.

Os manifestantes desceram a Avenida da Liberdade até aos Restauradores, entoando palavras de ordem e empunhando cartazes pela paz e contra os conflitos no Afeganistão e noutros pontos do globo.

Além das bandeiras e dos cartazes contra a NATO e pela paz, desfilaram também pela avenida da Liberdade vários carros alegóricos com bombas e mísseis de plástico com várias mensagens.

Um grupo de anarquistas e de outros activistas anti-NATO foram impedidos de entrar na manifestação contra a Aliança Atlântica pela organização do protesto.

Alguns elementos deste grupo empunhavam bandeiras com símbolos anarquistas e foram remetidos para a cauda da manifestação, tendo percorrido a Avenida da Liberdade rodeados de dezenas de elementos do Corpo Intervenção da PSP.

O ambiente na cauda da manifestação foi durante todo o percurso de tensão, tendo existido algumas tentativas de furar o cordão de segurança feito pela PSP.

No final do protesto, alguns dos activistas conseguiram sair do cordão de segurança, tendo os ânimos ficado exaltados, mas a Polícia conseguiu rapidamente resolver a situação.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o candidato do Partido Comunista às eleições presidenciais, Francisco Lopes, e a deputada do partido ecologista "Os Verdes" Heloísa Apolónia participaram no protesto que envolveu mais de uma centena de organizações, entre as quais associações de estudantes, CGTP, partidos políticos, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Escola de Mulheres-Oficina de Teatro e a Associação de Solidariedade com o País Basco.

Como medida de precaução, o restaurante da cadeia norte-americana McDonald's, no Rossio, tapou o símbolo da marca e a loja italiana Prada, que fica na Avenida da Liberdade, fez o mesmo às montras.

No final da manifestação contra a NATO foram lidos vários discursos num palco montado nos Restauradores, que ficaram marcados por uma forte mensagem de apelo à participação à greve geral em Portugal, marcada para quarta-feira. 
.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=454883
.
.

Sem comentários: