A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, novembro 25, 2010

Estudantes protestam na Itália contra cortes na educação

Mundo

Vermelho - 25 de Novembro de 2010 - 19h46

Dezenas de milhares de estudantes na Itália tomaram parte nesta quinta-feira (25) de demonstrações em todo o país contra os planos do governo de cortar despesas com a educação no país.

No segundo dia de protestos nacionais, estudantes marcharam nas ruas das cidades e ocuparam universidades em várias cidades. Também ocuparam a torre inclinada de Pisa e o Coliseu de Roma.

Como parte das propostas de "austeridade" impostas pelo governo italiano, a ministra da Educação do país, Mariastella Gelmini apresentou uma controversa reforma, que se encontra em discussão na casa baixa do parlamento.

Mariastella alega que a reforma criaria um sistema supostamente baseado "no mérito".

Entretanto, os manifestantes denunciam que as universidades apresentarão no próximo ano um deficit de 1,35 bilhão de euros e os cortes propostos afundarão ainda mais em dívidas o já combalido sistema educacional italiano.

Enquanto as manifestações se desenvolviam amplamente de forma pacífica, em Florença um estudante foi severamente ferido durante repressão imposta a uma manifestação pelas forças policiais da cidade.

Na quarta-feira, estudantes tentaram entrar no Parlamento, mas foram duramente reprimidos pela polícia anti-motins.

No mesmo dia, forças de segurança afastaram da região do Senado a custo de gás lacrimogênio e cassetetes cerca da 3 mil manifestantes que pretendiam entrar na casa legislativa.

O enfraquecido governo do premiê Silvio Berlusconi luta contra um deficit no orçamento cada vez maior e não tem mais a maioria na casa baixa do parlamento, por ter perdido aliados importantes nos últimos meses.

Quatro ministros renunciaram e, seguindo o ex-porta-voz do Parlamento, Gianfranco Fini, criaram um novo partido, que não apoia Berlusconi.

Com informações da Press TV

..

Sem comentários: