A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, novembro 14, 2010

Francisco Lopes acusa Cavaco de ver Constituição como um "texto morto"

Candidato presidencial defende que Chefe de Estado não defende interesses nacionais
Lusa
Francisco Lopes afirma que a sua candidatura é "a única que realmente responde à actual exigência de ruptura e de mudança"
O candidado presidencial Francisco Lopes (PCP) defendeu este sábado, em Almada, num almoço com apoiantes, que o Presidente Cavaco Silva não tem defendido os interesses nacionais e tem olhado para a Constituição como um "texto morto".
  • 13 Novembro 2010 - Correio da Manhã
No final de um almoço com apoiantes, na Charneca da Caparica, em Almada, Francisco Lopes acusou também Cavaco Silva de "estar comprometido com o actual estado do País" e afirmou a sua candidatura como "a única que realmente responde à actual exigência de ruptura e de mudança".   
.
"Cavaco Silva tem patrocinado os entendimentos entre o PS e o PSD, que  podem ter as formas mais diversas, mas que são sempre entendimentos que  servem apenas para a continuição e o agravamento deste rumo de desastre  nacional", afirmou.   
.
Para o candidato comunista, o Chefe de Estado tem olhado para a Constituição como um "texto morto": "A Constituição da República tem um projecto de construção de uma democracia política, económica e social, de direitos, de soberania nacional, da qual o Presidente da República é o primeiro garante", afirmou, argumentando que Cavaco Silva não tem respeitado o documento.
.  
"Nesta questão da especulação, do assalto ao erário público, por exemplo, ele demonstrou mais uma vez qual é o seu posicionamento: O que o preocupou não foi a especulação, foi criticar aqueles que estavam a denunciar os especuladores", ilustrou o candidato, acrescentando que "isto define todo um posicionamento relativamente à Constituição, à soberania nacional, aos direitos económicos, sociais e políticos, garantes da soberania nacional e projecto essencial para responder aos graves problemas que o país atravessa".   
.
O candidato criticou ainda o Orçamento do Estado para 2011 que, defendeu, "representa mais retrocesso e injustiças sociais" e apelou à participação na manifestação anti-NATO agendada para o dia 20 de Novembro, e na greve  geral de dia 24.
.
.

Sem comentários: