A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, novembro 14, 2010

“Ministério Público tem legitimidade de efectuar uma busca domiciliária” Clientes do BPP contra queixas de Rendeiro a buscas

Lusa
Clientes apresentaram há dois anos queixas-crime contra Rendeiro por burla, abuso de confiança e branqueamento de capitais
Carlos do Paulo, advogado dos clientes do BPP (Banco Privado Português), criticou este domingo a intenção do antigo presidente do banco João Rendeiro de avançar com uma queixa contra a Polícia Judiciária, após buscas efectuadas a sua casa.
  • 11h13 - Correio da Manhã 2010 11 14
"Os clientes estão contra esta atitude do doutor João Rendeiro se ter insurgido contra as buscas, considerando que está a tentar condicionar a actuação dos órgãos de investigação criminal", afirmou à agência Lusa Carlos do Paulo.   
.
O defensor de dezenas de clientes do BPP falava após as declarações do defensor de João Rendeiro, José Miguel Júdice, que em declarações à estação de televisão ‘SIC’ estranhou a actuação da PJ.   
.
"Não é normal que se chegue às sete da manhã a casa de uma pessoa, que se toque à campanha e não se diga quem. Que não se deixe sequer espreitar pelo buraco da fechadura", disse.   
.
Júdice acrescentou que "para ir buscar seja o que for não é preciso criar esta tentativa de criar medo, receio, de criar preocupação, de desestabilizar as pessoas".   
.
Do lado dos clientes, Carlos do Paulo respondeu que "o Ministério Público tem legitimidade de efectuar uma busca domiciliária, que não é uma visita de cortesia, não é um chá na casa do doutor João Rendeiro".   
.
"Os clientes dizem que esta forma de actuar, de dizer que se vai apresentar queixa contra tudo é uma forma de condicionar" o processo, referiu.   
.
Segundo Carlos do Paulo, os clientes apresentaram há dois anos queixas-crime contra Rendeiro por burla, abuso de confiança e branqueamento de capitais. Nesse sentido,"os clientes aplaudem as buscas e consideram que só pecam por tardias".   
.
O Ministério Público confirmou na sexta-feira a realização no dia anterior de "um conjunto de diligências de busca" no âmbito da investigação "relativa à administração do BPP".   
.
A investigação em causa está a cargo do DIAP de Lisboa e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária, precisa a  "informação" enviada por aquele órgão do Ministério Público.   
.
.

Sem comentários: