A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, novembro 11, 2010

O que vale o caso BPN? - Eduardo Dâmaso

Dia a dia

O antigo patrão do caso BPN Oliveira e Costa saiu ontem de prisão domiciliária e passa a gozar de liberdade parcial de movimentos. Tem de apresentar-se ao tribunal uma vez por semana e não pode sair do País. Para os mais cépticos sobre o funcionamento da Justiça, este é um sinal de que o chamado ‘caso BPN’ não vai dar em nada.
  • 0h30 2010 11 11 - Correio da Manhã
Por:Eduardo Dâmaso, director-adjunto
.
O caso BPN, contudo, já vem dar qualquer coisa em matéria de censura penal, política e social. O caso BPN é hoje uma galáxia constituída por 17 inquéritos e o maior contributo que deu foi, desde logo, o seu próprio estoiro e a revelação de uma gigantesca rede de cumplicidades e influências no sistema político que explica uma parte da tragédia que vivemos. 
.
Não chega, obviamente, para reparar os males produzidos, de forma consciente e reiterada pela maior parte dos figurões que constavam dos órgãos sociais, mas foi um passo em frente. E foi um passo em frente a que a equipa coordenada pelo magistrado Rosário Teixeira tem dado excelente resposta. Basta ler a acusação produzida no primeiro processo e analisar o aturadíssimo trabalho que ela reflecte para chegar a essa conclusão. Basta olhar para aquele trabalho, feito quase numa lógica de carolice, para concluir que o apoio de quem trabalha a sério na Justiça é um dos poucos caminhos que temos para sair do actual pântano.
.
.

Sem comentários: