A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, novembro 08, 2010

Partido Comunista condena "instrumentalização" e "visões acríticas" das comemorações



República/100 anos
 
28 | 09 | 2010   17.22H
A comissão política do PCP condenou hoje o que diz ser a “instrumentalização” das comemorações do centenário da República, por parte do Governo e do Presidente, recusando “as visões acríticas e idílicas” presentes nas celebrações oficiais.
.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
.
Em comunicado hoje divulgado a propósito dos cem anos de implantação da República, a comissão política do comité central do PCP considera “particularmente grave a instrumentalização” das celebrações, considerando que a inauguração de cem escolas em simultâneo, prevista para o dia 05 de Outubro, é uma “vergonhosa operação, depois de terem imposto o encerramento de quase 4000 escolas, num autêntico insulto à memória das medidas positivas da República no domínio da Escola Pública”. 
.
“O centenário da revolução republicana de 1910 ocorre numa situação particularmente grave no plano nacional e internacional, em que os trabalhadores e o povo português enfrentam a mais violenta ofensiva contra os seus direitos e condições de vida desde o 25 de Abril”, afirma o comunicado.
.
A comissão política repudia ainda “as visões acríticas e idílicas do republicanismo e da República que predominam nas comemorações oficiais do centenário, reconhecendo os limites desta revolução e do regime que implantou no país”.
.
O PCP destaca os “importantes progressos” que a I República instaurou, como “o fim de um regime monárquico e parasitário” e avanços nas liberdades e direitos fundamentais, educação e cultura, laicização do Estado e a Constituição de 1911, ao mesmo tempo que condena “com firmeza linhas de ataque reacionárias que visam justificar o golpe militar de 1926 e a instauração do fascismo e o branqueamento dos seus crimes”.
.
Os comunistas traçam ainda a demarcação entre o 05 de Outubro e a revolução de 25 de abril de 1974.
.
Se a implantação da República foi uma revolução “’por cima’, que deixou praticamente intactas as estruturas económicas e sociais, prosseguiu uma política colonialista e de submissão ao imperialismo” e “cedo alienou o apoio popular indispensável para consolidar o regime democrático e enfrentar a reação monárquica e fascista”, já a revolução de 1974 “liquidou os monopólios e os latifúndios e pôs fim às guerras coloniais”.
.
“Por isso, o PCP opõe-se a quaisquer tentativas de, a pretexto da comemoração do centésimo aniversário da revolução republicana, desvalorizar e mesmo apagar a revolução de Abril e o seu lugar cimeiro na História de Portugal, diminuir e atacar os seus valores e realizações, como está a acontecer com a Constituição da República Portuguesa”, sustenta a comissão política.
.
O PCP afirma-se ainda como “o herdeiro do que de mais avançado e libertador a revolução republicana comporta”, recordando que o partido, fundado em 1921, “é uma criação da classe operária portuguesa” e “lançou raízes fundas nas massas trabalhadoras”.
.
“É esta a verdade histórica. Tentativas para promover o papel da burguesia republicana na luta antifascista e diminuir o papel da classe operária e do PCP não alteram esta realidade”, refere ainda.
.
.

Foto: © Destak
Partido Comunista condena "instrumentalização" e "visões acríticas" das comemorações | © © Destak

Sem comentários: