A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, novembro 26, 2010

Revista de Imprensa: 26 de Novembro

Pesquisa


26 de Novembro, 2010
.
As pressões sobre Portugal para pedir ajuda externa, a aprovação hoje do Orçamento do Estado para 2011 e as críticas do Tribunal de Contas ao aeroporto de Beja são temas hoje em destaque na imprensa.
.
«Crise da dívida. Europa já pressiona Portugal para pedir ajuda financeira» é a manchete do jornal i que garante que o BCE e alguns governos da zona euro estão já a pressionar Portugal para recorrer aos fundos da UE e do FMI.
.
Mas esta não é a única consequência da crise, como avança o Diário de Notícias ao escrever «Crise obrigou portugueses a aumentar a produtividade».
.
Um estudo da Comissão Europeia publicado pelo jornal refere que a subida do desemprego levou portugueses a trabalhar mais, durante mais horas mas ganhando o mesmo.
.
O estudo, também noticiado pelo Público, acrescenta que os portugueses querem um Estado social, mas sem ter de se pagar mais.
.
O Jornal de Notícias salienta que a «Igreja já não tem dinheiro para ajudar os pobres» e que os fundos de solidariedade das dioceses à beira da rutura.
.
Outra das consequências da crise da dívida é aponta nas manchetes dos jornais económicos.
.
O Diário Económico escreve «Dúvidas sobre economia afastam estrangeiros da Bolsa de Lisboa», adiantando que em outubro o investimento estrangeiro na Euronext Lisboa caiu para o valor mais baixo de sempre, enquanto o Jornal de Negócios noticia que «Estrangeiros fogem da bolsa de Lisboa» mas cinco das empresas cotadas já registaram 85 por cento dos lucros do ano em setembro.
.
A aprovação hoje no Parlamento do orçamento do Estado é outro dos destaques da imprensa, com o Jornal de Negócios a garantir que o Orçamento é mais austero para as famílias do que para as empresas e o i a afirmar que o Executivo paga mil milhões de euros em atraso aos fornecedores.
.
No Jornal de Notícias, é dado destaque a uma entrevista ao ministro das Finanças, na qual Teixeira dos Santos afirma que precisa «de seis meses para mostrar resultados» e diz que o OE era melhor antes de ser negociado com o PSD.
.
A imprensa também destaca uma auditoria do Tribunal de Contas ao aeroporto de Beja.
.
O tema faz manchete do Público, que salienta «Estado gastou 34 milhões em Beja sem saber se aeroporto era viável» e diz que o Tribunal de Contas arrasa projeto que acumula prejuízos há 10 anos.
.
O i acrescenta que o TC considera que o aeroporto de Beja não cumpriu nenhum objetivo, já que arrancou há 10 anos, não cumpriu regras em metade dos contratos adjudicados, ainda não foi estreado e já precisa de obras.
.
Os jornais destacam ainda a situação no Rio de Janeiro, onde a guerra com traficantes já fez 34 mortos, segundo o DN, o Público e o i.
.
No Correio da Manhã, a manchete é sobre as exceções aos cortes salariais nas empresas do estado, adiantando que «200 mil fogem a cortes salariais».
.
Os desportivos dão destaque nas manchetes ao jogo de sábado entre o Sporting e o FC porto, com O Jogo a escrever «Clássico a dobrar» e A Bola a salientar que João Moutinho já jogou dos dois lados e foi considerado «Anjo e Demónio».
.
O Record avança que «David Luiz [estará] à venda em janeiro».
.
Lusa/SOL
.

Sem comentários: