A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, dezembro 06, 2010

12º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Decorre na cidade de Tshwane (Pretória), África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro, o 12º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários sob o tema “o aprofundamento da crise sistémica do capitalismo; as tarefas dos comunistas em defesa da soberania e no aprofundamento das alianças sociais, fortalecendo a frente anti-imperialista na luta pela paz, o progresso e o socialismo”.
Aquele que é o primeiro Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realizado no continente africano, concluindo assim uma importante fase da sua História em que percorreu cinco continentes diferentes, conta com a participação de muitas dezenas de Partidos de todos os continentes, entre os quais o PCP, representado por Ângelo Alves da Comissão Política e Pedro Guerreiro do Comité Central. 
.
A sua sessão de abertura, realizada no dia 3 de Dezembro pela manhã, contou com a presença e intervenção do Presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática, Tiago Vieira, dirigente da JCP, que ao saudar, por via das muitas dezenas de delegações de Partidos Comunistas e Operários presentes as organizações comunistas e revolucionárias juvenis de todo o Mundo, informou o Encontro Internacional do estado de preparação do XVII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes que se iniciará no próximo dia 13 Dezembro, também na cidade de Tshwane.
.
Na tarde do dia 3 de Dezembro, o Encontro Internacional interrompeu os seus trabalhos para calorosamente receber o Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, que numa fraterna e emotiva intervenção, valorizou o papel dos comunistas em encontrar respostas para os profundos desafios com que a Humanidade se debate na actualidade e reiterou a determinação do Governo da República Sul-Africana e do ANC em prosseguir e aprofundar a revolução democrática e nacional iniciada com a vitória do povo sul-africano contra o Apharteid. 
.
O Encontro Internacional promoveu ainda um comício de solidariedade com os cinco cubanos presos nos Estados Unidos e enviou uma sua delegação composta por vários partidos participantes à grande iniciativa de massas de comemoração do 25º Aniversário da COSATU, a grande central sindical sul-africana que conta nas suas fileiras com cerca de três milhões de trabalhadores.
.
O PCP proferiu a sua intervenção durante o segundo dia de trabalhos do Encontro, tendo, entre outros aspectos, sublinhado a importância do desenvolvimento da luta de massas num quadro de agudização da luta de classes, bem como a importância dos Partidos Comunistas e da sua solidariedade e cooperação na construção da alternativa – o Socialismo. 
.
O Encontro terminará amanhã os seus trabalhos com a discussão da Declaração de Tshwane proposta pelo Grupo de Trabalho dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários – que o PCP, juntamente com outros 10 Partidos, integra – com a discussão e aprovação das linhas de acção comum ou convergente para o ano de 2011 e com o anúncio do local do próximo Encontro Internacional.
.
.

Sem comentários: