A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Descavacar Portugal



  • Manuel Gouveia



Diz o dicionário que escavacado significa «Reduzido a cavacos, espedaçado» e no figurativo «Macilento ou avelhentado por moléstia». Podemos postular que descavacar só poderá ser entendido como «ser mais que cavacos», «reconstruir», «rejuvenescer por recuperar a saúde».
.
A palavra até pode não existir, mas a necessidade de descavacar Portugal é imperiosa - pois vivemos num país reduzido a cavacos pelos Cavacos.
.
Um país escavacado desde logo pelo propriamente dito Cavaco, 10 anos primeiro-ministro, dois anos ministro das finanças, 5 anos Presidente da República. Foi este Cavaco que escavacou a frota pesqueira, por exemplo, coisa que não esquecemos por muito que nos fale agora do mar. Mas um país igualmente escavacado por outros Cavacos, de Soares a Barroso, sem esquecer o actual escavaqueador-mor José Sócrates, que passo a passo, escavacaram as conquistas de Abril e o aparelho produtivo nacional.
.
E são Cavacos, incluindo o propriamente dito Cavaco, os estratégicos parceiros que actualmente escavacam os salários e os direitos dos trabalhadores numa ofensiva sem precedentes contra os trabalhadores e o povo, e que se preparam para escavar de vez a economia portuguesa com a entrega ao capital monopolista europeu de sectores estratégicos como o sector aéreo e ferroviário - sectores que as multinacionais escavacarão, escavacando ainda a economia a seu montante e juzante.
.
Um processo de escavaqueamento feito para reconstruir o capitalismo monopolista de Estado, para alimentar a gula e o poder de meia dúzia de parasitas, a que poderíamos chamar Cavacões ou Cavacantes, conforme se integrem no grupo dos que mandam nos Cavacos (os Belmiros e Salgados) ou no grupo que enche a pança ao serviço dos Cavacos (como Oliveira Costa e Dias Loureiro).
.
Participante activa e coerente da resistência ao escavacar de Portugal pela política de direita, portadora de um projecto concreto de ruptura e mudança, só a candidatura de Francisco Lopes aparece nesta campanha eleitoral em condições de contribuir para descavacar Portugal. Descavacar Portugal derrotando o Cavaco propriamente dito, e cada voto em Francisco Lopes conta para esse objectivo. Descavacar Portugal libertando-o dos restantes Cavacos, Cavacões e Cavacantes, e isso só o voto em Francisco Lopes permite alcançar.
.
Avante 2010.12.23
.
.

Sem comentários: