A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Portugal - «Meio milhão só recebe até 475 euros por mês para viver»

Victor Nogueira O cúmulo da irracionalidade autofágica do capitalismo
.
Revista de imprensa: 23 de Dezembro - Sol
sol.sapo.pt
.
O aumento do Salário Mínimo Nacional para 500 euros em 2011, as sondagens e audiências relativas às eleições presidenciais são alguns dos temas em destaque hoje na imprensa.




Revista de imprensa: 23 de Dezembro
23 de Dezembro, 2010
O aumento do Salário Mínimo Nacional para 500 euros em 2011, as sondagens e audiências relativas às eleições presidenciais são alguns dos temas em destaque hoje na imprensa.
.
«Meio milhão só recebe até 475 euros por mês para viver», escreve o Jornal de Notícias em manchete, adiantando que o Salário Mínimo Nacional sobe 10 euros em Janeiro e chegará aos 500 em Outubro.
.
Segundo o jornal, a prestação seria de 545 euros se tivesse sido actualizada ao ritmo da inflação.
Também o Diário de Notícias destaca o tema, titulando «Ordenados de gestores valem 14 salários mínimos».
.
O DN salienta que a decisão tomada na quarta-feira em reunião de concertação entre Governo e sindicatos determina que o salário mínimo sobe 10 euros em Janeiro, para 485 euros, e será actualizado em 2011. No entanto, refere o jornal, os patrões demarcam-se do acordo.
.
«IRS tira 500 euros e reformados», noticia o Correio da Manhã, acrescentando que o corte nas deduções prejudica 200 mil pensionistas e que quem ganha 2143 euros brutos mensais perde 582 euros ao longo de 2011.
.
O Público acrescenta que a inflação vai anular aumento do salário mínimo, já que o aumento combinado corresponde a actualização de 2,1 por cento e a taxa de inflação estimada para 2011 é de 2,2 por cento.
.
A um mês das eleições presidenciais, o tema é destaque em vários jornais de hoje, com o semanário Expresso a fazer manchete com uma sondagem e a titular «Vantagem de Cavaco ameaça José Sócrates».
.
De acordo com o jornal, a análise da Eurosondagem dá 60 por cento das intenções de voto para Cavaco Silva e 30 por cento para Manuel Alegre.
.
O JN também fala das presidenciais na sua primeira página, adiantando que os candidatos gastam 5,6 milhões em campanha e que Cavaco reduziu gastos mas é o que tem orçamento mais generoso. 
.
«Autarquias. Milhares de funcionários públicos sem apoio da ADSE», é o título principal do jornal i que adianta que cerca de 10 mil funcionários públicos que foram transferidos do ministério da Educação para 112 autarquias foram riscados da ADSE.
.
Segundo o i, a Associação de Municípios diz que o ministério vai assumir encargos de 2010 mas no futuro ninguém sabe como vai ser.
.
O Público faz manchete com «GNR promove 4050 guardas para fugir ao congelamento de carreiras» e diz que o processo acelerou quando foram conhecidas as orientações do Orçamento.
.
«Governo mantém monopólio do jogo nas mãos da Santa Casa», escreve o Diário Económico em manchete, adiantando que a comissão encarregue de analisar o mercado dos jogos recomendou ao Governo que mantivesse as apostas online ilegais.
.
O jornal destaca ainda que Ferreira de Oliveira perde apoio da Eni e dos angolanos na Galp Energia, o que leva a que a recondução do presidente executivo da Galp seja cada vez mais improvável.
.
No Jornal de Negócios, o título principal diz que a Federação Portuguesa de Futebol foi «penhorada em cinco milhões de euros» e que três patrocinadores da selecção já foram notificados da penhora. 
.
Nos desportivos, o destaque é dado às compras e vendas dos clubes com A Bola a escrever «Eles podem sair já» porque «David Luís e Liedson são muito cobiçados» e o Record a escrever «Martins pode sair em Janeiro», já que não é considerado imprescindível na Luz.
.
O Jogo titula «Couceiro para recuperar Izmalov».
.
Lusa/ SOL
.

Sem comentários: