A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Eleições Presidenciais - Um pouco de rigor, s.f.f.


Desculpem lá !


Um pouco de rigor, s.f.f.


Eu sei que me vou pôr à frente de um Alfa Pendular que neste momento é conduzido tanto por contumazes palermas como por pessoas absolutamente estimáveis. Mas tenho muito gosto e honra em, suicidariamente, me opôr publicamente ao vendaval de ligeireza, precipitação e falta de rigor que parece assolar a opinião publicada.

Estou-me a referir ao facto de, independentemente de quadrantes políticos, haver um sem número de jornalistas, bloggers e até politólogos que, por critério geral mas sobretudo por critério de conveniência (isto é, aplicado ao adversário e nunca ao seu candidato preferido), exibem ufanamente o número de «votos perdidos» por este ou aquele candidato por comparação com os resultados de 2006.

Ora, manda a verdade e o rigor que se diga que se se quer falar de «votos perdidos» (e talvez seja bom lembrar que os votos não estão durante cinco anos guardados numa gaveta com buracos, antes se conquistam ex novo de cada vez), então os únicos «votos perdidos» por um candidato são os que decorrem da diferença entre as percentagens de 2006 e de 2011.

O que por aí fora está a ser feito e dito é, nem mais nem menos, o sofisma, algo tonto e objectivamente pouco sério, de supôr que a abstenção aumentaria 15 pontos mas que os candidatos, em termos de votos recebidos, teriam obrigação de ficar imunes ao natural efeito desse facto.
E, pronto, além do mais, com estes truques e habilidades não vamos a parte alguma.
P.S:
Só mais uma coisa: se perguntar não ofende, alguém me sabe dizer onde estão os trinta e tal pontos que a Marktest anunciava separarem Cavaco Silva da soma dos outros candidatos ?
.
Adenda em 25/1:
Incorrendo tristemnente no sofisma e dislate que ali em cima denunciei e repetindo acriticamente o que continua a passar vergonhosamente nos rodapés dos telejornais, um Doutor em economia (o que pressupõe, suponho eu, elevados conhecimentos de matemática») de seu nome Francisco Louçã sentencia no «esquerda.net» que «Francisco Lopes, perde 173 mil votos, mais de um terço da votação obtida por Jerónimo de Sousa em 2006. Trata-se da maior perda, em proporção, das candidaturas que se apresentam na continuidade da campanha de 2005.» Pura efabulação: volto a explicar que os votos que F. Lopes realmente perdeu são exclusivamente os que decorrem de agora ter tido 7,14% e de em 2006 Jerónimo de Sousa ter tido 8,6% e nada mais. Para ter tido agora 8,6 %, F. Lopes precisaria de ter obtido 386.729 (4.490.341 votantes x 8,6% = 386.729) quando na verdade teve 300.860, o que dá uma diferença negativa de menos 86.433 votos, ou seja metade do que parva e ignorantemente Francisco Louçã e mais uma data de pessoal continua a dizer e menos de 1/5 e não 1/3 da votação de Jerónimo de Sousa há 5 anos. E, por fim, escusado será dizer que quem, como o BE, não foi a votos nunca perde nada.
 
.
.

Blogger samuel disse...
Muito bem! Abraço.
24 de Janeiro de 2011 17:14
Blogger vasco disse...
Vítor, percebo a lógica do raciocínio, mas considero que um voto perdido para a abstenção é um voto perdido. Ponto. Isto sem contrariar a questão da comparabilidade que referes e bem, ter nas % o termo mais rigoroso.
24 de Janeiro de 2011 17:16
Blogger Mar Arável disse...
Sócrates e Soares foram vencedores Cá estaremos para lhes dar luta
24 de Janeiro de 2011 17:37
Blogger VÍTOR DIAS disse...
Para Vasco: Pronto, eu até posso compreender o que diz. A verdade porém é que a influência de um partido ou candidato ( e a correlação entre eles)sempre se aferiu face ao número de VOTANTES e não ao de INSCRITOS. Já viu o que era estar a dizer-se que um partido teve menos não sei quantos votos do que os obtidos há 12 anos quando a abstenção tinha sido por exemplo ínfima ?
24 de Janeiro de 2011 20:34
Blogger Graciete Rietsch disse...
Claro que a abstenção tem influência no número de votos obtidos, mas custa mesmo ver essa perda num candidato que merecia muito mais. Estou triste, mas com a intensificação da luta tudo se esbaterá. Um beijo.
24 de Janeiro de 2011 21:10
Blogger vasco disse...
Vítor E esta: http://seis-oito.blogspot.com/2011/01/dados-selectivamente-curiosos.html ?
24 de Janeiro de 2011 21:43
Anónimo Anónimo disse...
Não deixa de ser surpreendente o nível de abstenção do eleitorado que tradicionalmente vota à esquerda... Cavaco ganhou em Beja e Setúbal, distritos tradicionalmente de esquerda... Talvez seja sintoma de que os partidos da esquerda não estão a entusiasmar os eleitores, que perferem ficar em casa do que ir colocar a cruz no boletim. Talvez se devesse reflectir sobre isto que parece ser um problema de toda a esquerda, PCP incluído. Cumprimentos, Vasco Branco
25 de Janeiro de 2011 10:46
Anónimo A.Silva disse...
O douto doutor Francisco Louçã esqueceu-se de referir que a fazer essas comparações então quanto perdeu Alegre que nestas eleições deveria juntar os votos do PS+BE+MRPP, ou seja no minimo devia juntar os votos que em 2006 Alegre, louçã e G. Pereira tiveram.
25 de Janeiro de 2011 23:41
.

Sem comentários: