A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Banco Mundial: alta nos alimentos levou 44 milhões à pobreza

Economia

Vermelho - 15 de Fevereiro de 2011 - 18h27
.
O aumento constante dos preços internacionais dos alimentos foi um dos fatores responsáveis por levar cerca de 44 milhões de pessoas à situação de pobreza nos países em desenvolvimento desde junho. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Banco Mundial divulgado nesta terça-feira (15).
.
De acordo com a última edição do relatório Food Price Watch, o índice de preços do banco subiu 15% entre outubro de 2010 até o último mês de janeiro. Ou seja, uma elevação de 29% em relação ao calculado no ano passado, e apenas 3% abaixo do recorde atingido em 2008.

"Os preços globais dos alimentos estão subindo para níveis perigosos e ameaçam dezenas de milhões de pessoas pobres no mundo", afirmou no comunicado o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

“O aumento dos preços já levou milhões para a situação de pobreza e pressiona os que se encontram em situação mais vulnerável, que gastam mais da metade de suas rendas em comida”,a firmou.

O principal vilão responsável por alavancar o aumento é o setor de grãos, que teve seus preços duplicados entre junho e janeiro. No caso do milho, chegou a 73%, enquanto o valor do arroz ficou abaixo da média dos outros grãos. Açúcar e óleos de cozinha também tiveram aumento considerável.

De acordo com o relatório, dois fatores foram preponderantes para evitar que os resultados obtidos fossem ainda piores do que os registrados em 2008. Um foi o bom ano de colheitas em diversos países africanos, o que manteve os preços estáveis na região, especialmente no caso do milho. Outro foi que o aumento dos preços globais do arroz conseguiu ser contido e o cenário desse mercado permanece estável.

O Banco considera em situação de pobreza as pessoas que ganham menos de US$ 1,25 por dia.

Fonte: Opera Mundi
.

Sem comentários: